Buscar

Anatomia - Prova de Anatomia Aplicada à Medicina I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova de Anatomia Aplicada à Medicina I
Descreva o termo de posição anatômica funcional. O indivíduo deve estar em posição ortostática, com o olhar dirigido para o horizonte. Os braços devem estar esticados, em adução, pendentes junto ao corpo, com as palmas das mãos viradas para frente. As pernas tem que estar unidas, com a ponta dos pés apontando para frente.
Paulo, aos 40 anos de idade, manifestou sinais de doença sanguínea. O acadêmico que o atendeu fez uma colheita de medula óssea da epífise distal da tíbia.Pergunta-se:
*O material colhido serviu para o exame? Por quê? Não. A medula óssea encontrada na tíbia é flava (amarela), e não produz eritrócitos no adulto.
* Nesta idade, em quais locais vc encontra medula rubra? A medula rubra é encontrada nos ossos da cintura, esterno, costelas e vértebras. A punção geralmente é feita no esterno devido a sua fina camada de osso compacto.
 3) Quais os limites do trígono da ausculta? Inferiormente: borda superior do grande dorsal; lateralmente: borda medial da escápula; medialmente: borda lateral do trapézio; assoalho: músculo rombóide maior.
 4) Explique anatomicamente a razão de hérnias de disco ocorrerem mais frequentemente na porção postero-lateral do disco invertebral. O ligamento longitudinal posterior é mais fino e frágil quando comparado ao ligamento longitudinal anterior, levanto ao extravasamento do núcleo pulposo com maior freqüência. Junto a isso, o anulo fibroso na região póstero-lateral é mais fino, o que também contribui para formação de hérnias nessa região.
 5)Classifique as seguintes articulações:
 1-Art. Esfeno occipital juntura fibrosa do tipo sincondrose
 2-Art. Metacarpofalângica juntura sinovial condilar biaxial
 3-Art. Radioulnar distal juntura sinovial pivô monoaxial
 4-Art. Esternoclavicular juntura sinovial esferóide triaxial
 5-Art. Interfalângica juntura sinovial dobradiça monoaxial
6) Dos segmentos da coluna vertebral, qual deles apresenta maior mobilidade e quais os movimentos são realizados? O segmento cervical apresenta maior amplitude de movimentos. Isso se deve aos processos articulares no plano transversal (ou horizontal) e a presença de discos vertebrais grandes, se comparados ao tamanho da vértebra. Os movimentos realizados são: extensão, flexão, inclinação lateral e rotação lateral.
7) O que são músculos extrínsecos do ombro? Quais são eles? Dê duas inervações. Os músculos extrínsecos do ombro realizam a conexão do membro superior à coluna vertebral. Estão diretamente envolvidos com a movimentação do ombro, entretanto, não estão ligados a ele. Estão inseridos no cíngulo do membro superior (exceto o grande dorsal, que está inserido no úmero). São inervados pelos ramos ventrais dos nervos espinhais (os músculos intrínsecos do ombro são inervados pelos ramos dorsais dos nervos espinhais). São eles: trapézio (n. acessório e ramos do plexo cervical), grande dorsal (n. toracodorsal), rombóides maior e menor (n. escapular dorsal) e levantador da escápula (n. escapular dorsal e ramos do plexo cervical).
8)Ao estudar as junturas, você observou que as sinoviais são as mais importantes, por serem encontradas em maior numero e maior mobilidade. Sobre elas cite (em palavras):
- A função do liquido sinovial: lubrificação e nutrição da cartilagem articular.
- O local de produção do líquido sinovial: membrana sinovial.
9)Quais os limites e o conteúdo do sulco biciptal medial? Medialmente: pronador redondo; lateralmente: bíceps braquial. Vasos braquiais e nervo mediano.
10) Quais as estruturas que constituem o chamado esqueleto conectival do músculo? Endomísio, perimísio, epimísio, fáscia e septo intermuscular.
11) Citar 3 funções do septo intermuscular: impedir disseminação de infecções; compartimentalização dos músculos; permitir deslize entre os músculos.
12)Jacó sentia dores intensas no membro superior direito quando erguia acima da cabeça.Procurando Dr. Téofrasto que pediu um RX da coluna cervical e detectou uma peça óssea ligada ao processo transverso da 7ª cervical direita que justifica plenamente a dor.
A) Como você denomina esta patologia? Costela cervical
B) Como vc explicaria embriologicamente este fato? O tubérculo anterior da vértebra cervical é homólogo à costela no segmento torácico, ou seja, as duas estruturas têm a mesma origem embriológica. Um desenvolvimento anormal do tubérculo anterior leva a formação da costela cervical, que pode trazer prejuízos ao portador (como compressão de estruturas nervosas) sendo uma anomalia, ou apenas não causar nada, se tornando uma variação.
13)Localize anatomicamente os seguintes pontos antropométricos.
A) Astérion: ponto de encontro das suturas lambdóidea, parietomastóidea e occipitomastóidea.
B) Básion: ponto médio da borda anterior do forame magno. 
14) Com quais vasos de orientação centrífuga os nervos se relacionam?Dê a origem imediata dos vasos abaixo:
-n toracodorsal: artéria toracodorsal; fascículo posterior.
-n torácico longo: artéria torácica lateral; ramos ventrais de C5, C6 e C7.
-n ulnar (no punho): artéria ulnar; fascículo medial.
- n radial (no cotovelo): artéria colateral radial; fascículo posterior.
15) Carolina caiu na cantina e cortou profundamente seu braço direito na região postero-lateral, levando a uma grande perda sanguínea e lesão de um nervo que passa profundamente nessa região:
A) Qual o vaso lesado? Artéria braquial profunda.
B) Qual a alteração funcional do membro superior secundário a lesão nervosa? Nervo radial: mão caída. O nervo radial inerva os músculos do compartimento posterior do braço e antebraço, comprometendo a extensão do punho e dos dedos.
16)Dê a origem imediata das seguintes estruturas:
* a. radial do índex: artéria radial ou artéria principal do polegar
* n. interósseo: posterior: ramo profundo do nervo radial; anterior: nervo mediano
* n. cultâneo lateral superior do braço: nervo axilar
* v. subescapular: união das veias toracodorsal e circunflexa da escápula.
* n. subclavico: tronco superior do plexo braquial
17) Como se dá a formação do arco palmar profundo e quais artérias dele se originam? O arco palmar profundo é formado pela união da artéria radial com o ramo profundo da artéria ulnar. Dele se originam as artérias palmares metacárpicas, que vão se unir com as artérias digitais palmares comuns.
18) A veia cefálica origina-se da rede venosa da mão (parte lateral) e passa no sulco deltopeiroral, acompanhada do ramo deltóide da artéria toracoacromial.
19) Qual trajeto de uma medicação introduzida na veia localizada na extremidade medial da rede venosa dorsal da mão direita até atingir o coração? O medicamento percorrerá a veia basílica, posteriormente a axilar (que é formada pela união da basílica com as braquiais), chegando a veia subclávia. Após passar pela veia cava superior o medicamento chega a coração.
20) Atendendo em um ambulatório de ortopedia, chega-lhe um paciente relatando ter sido diagnosticado “um problema no manguito, aqui no ombro”, segundo suas próprias palavras. O que é esse manguito? O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinhal, infraespinhal, subescupular e redondo menor. É de grande importância, já que reforça a capsula articular, traciona a cabeça do úmero contra a cavidade glenóide, estabiliza o braço para abdução acima de 90 graus e impede a realização de movimentos em planos indesejados.
21)Os músculos levantadores da escapula, romboide maior e romboide menor, são inervados por nervo originado do plexo braquial. Qual é esse nervo e qual sua origem imediata? Nervo escapular dorsal. Ramo ventral de C5.
22) A inervação da pele da palma da mão é feita por nervos...
a)de origem no plexo braquial, no fascículo posterior
b)de origem nos fascículos medial e lateral do plexo braquial 
c) de origem nos fascículos medial e lateral do plexo pélvico
d)de origem indeterminada pela morfologia tradicional.
e) NRA
23) Através de que abertura a fossa crânica superior se comunica com o canal vertebral? Forame magno.
24) O que ângulolombossarcal? É a junção dos eixos longos da região lombar da coluna vertebral e do sacro.
25)Associe a coluna da direita de acordo com a esquerda:
1 Deltóide ( ) adutor do braço
2 Bíceps do braço ( ) flexor do braço
3 Extensor longo do polegar ( ) abdutores dos dedos
4 Interósseos ( ) extensor da falange distal
5 Coracobraquial ( ) abdutor do braço 
6 Redondo maior ( ) flexor do antebraço
26) Numa oclusão arterial crônica da artéria braquial, próximo a emissão de seus ramos terminais na fossa cubital, por quais vias alternativas o sangue poderá chegar à extremidade distal à oclusão. Através da anastomose do cotovelo, que consiste em: artéria colateral radial se liga a artéria recorrente radial; artéria colateral média se liga a artéria recorrente interóssea; artéria colateral ulnar superior junto ao ramo posterior da artéria colateral ulnar inferior se liga a artéria recorrente ulnar posterior; ramo anterior da artéria colateral ulnar inferior se liga a artéria recorrente ulnar anterior.

Outros materiais