Buscar

PRÁTICA PROFISSIONAL PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Um projeto cultural tem como resultado o desenvolvimento de um produto cultural, aí incluídos os serviços, as ações e os resultados culturais. O leque de produtos culturais que podem ser desenvolvidos é imenso. Edição de livro, produção de CD, pesquisa para publicação, restauração estrutural de um museu, produção de filme, organização de workshop, realização de exposição de arte, apresentação de peça teatral e realização de festival de música são alguns dos inúmeros exemplos do que se pode produzir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEBRAE; INSTITUTO ALVORADA. Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília, 2014, p. 22. 
De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base A lei de incentivo à cultura como política cultural: o papel da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, sobre projetos culturais, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O projeto cultural, independentemente do contexto em que está inserido e independentemente do produto ou serviço que será oferecido, segue um modelo rigoroso, que é o mesmo para qualquer tipo de financiamento e qualquer parte do país.
	
	B
	Para submeter um projeto cultural, o produto oferecido deve produzir um retorno financeiro satisfatório e um produto perpétuo, como um medicamento para a indústria farmacêutica, por exemplo.
	
	C
	É importante que um projeto cultural detalhe o retorno financeiro que pode gerar – entretanto, esse retorno pode ser de natureza variada.
	
	D
	Um projeto cultural não necessariamente contempla um retorno financeiro, conforme os objetivos relacionados ao incentivo fiscal, por exemplo: promover a cidadania e a diversidade de expressões culturais.
	
	E
	A principal contrapartida de um projeto cultural é a divulgação ampla e associação de uma empresa a uma iniciativa cultural, ao patrociná-la. Em segundo e terceiro lugar, vêm as contrapartidas inclusivas e educacionais, respectivamente.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Leia com atenção o excerto do texto a seguir: 
“Como método de pesquisa, o estudo de caso é usado em muitas situações, para contribuir com o nosso conhecimento dos fenômenos individuais, grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Naturalmente, o estudo de caso é um método de pesquisa comum na psicologia, sociologia [...] educação, [...] e planejamento comunitário”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YIN, R. Estudos de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Companhia Ed., 2015, p. 4.
 De acordo com o excerto de texto citado e com os conteúdos do texto-base Uso do método de estudo de caso em administração da informação no Brasil: falsidade metodológica, assinale a alternativa que menciona corretamente a aplicação do método de estudo de caso:
	
	A
	O estudo de caso é um método de pesquisa quantitativo, muito utilizado para obter números exatos e cálculos de quantidade, em áreas como Matemática, Física e Química.
	
	B
	O estudo de caso é um método de pesquisa caracterizado pelo estudo profundo de um ou poucos objetos, de forma a permitir o seu conhecimento detalhado.
	
	C
	A utilização do método do estudo de caso é uma forma de obter resultados mais breves e sem embasamento teórico sobre algum assunto técnico e dificultoso a partir de números, como por exemplo, a poluição de um rio, que é de contexto ambiental.
	
	D
	O estudo de caso, método ainda pouco utilizado em todas as áreas no Brasil, tem como vantagem o fato de dar um panorama bastante amplo de um fenômeno social, embora seja inadequado para o estudo de fenômenos individuais.
	
	E
	O método de estudo de caso funciona para fenômenos pouco complexos, em que já se definiu, por outros métodos, a fronteira entre fenômeno e contexto.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A formação continuada oportuniza ao professor a construção de novos conhecimentos, a apropriação de novas técnicas de ensino e, ainda, compartilhar experiências coletivamente, cooperando com seus colegas, encontrando, assim, formas inovadoras de enfrentar os problemas de sala de aula, de sua escola e de sua vida”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, C. B. O professor como agente principal da mudança de sua prática pedagógica. PPGE/UFPI-VI Encontro de Pesquisa em Educação. Piauí, 2010. <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_27_2010.pdf>. Acesso em 29 dez. 2017.
 Considerando o fragmento de texto citado e os conteúdos do texto-base Ensino de Arte Visual Contemporânea: desafios e implicações no contexto escolar, sobre as origens do ensino de arte, analise as alternativas e assinale a opção correta:
	
	A
	A base da organização do ensino dos jesuítas já evidenciava a arte como disciplina obrigatória para a catequização artística dos indígenas.
	
	B
	O início da educação brasileira é implementado pelos jesuítas com a Companhia de Jesus, pois a educação indígena desprezava a arte em sua constituição.
	
	C
	Um dos aspectos que diferenciavam a educação jesuíta da indígena era o fato de a segunda ser informal, isto é, não reconhecida na época.
	
	D
	O método de ensino jesuíta incorporava a arte indígena na vida prática.
	
	E
	O ensino dos jesuítas já previa a formação em arte dos povos indígenas por meio da repetição exageradas de desenhos de observação.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Atente para a seguinte citação: 
“Nesse sentido, cabe destacar que a cultura está diretamente relacionada aos eventos dos grupos sociais, o que lhe dá características transformadoras e capazes de gerar identidades diversas. Tais identidades, chamadas de culturais, não são naturais e nem inerentes aos indivíduos [...]. A partir daí, a cultura torna-se atividade concreta, passando por um jogo político divergente de segmentos sociais, adequando-se ao contexto de cultura como produto”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, A. N. D. A influência da cultura, da arte e do artesanato brasileiros no design nacional contemporâneo: um estudo da obra dos irmãos Campana. Dissertação (Mestrado em Design). Belo Horizonte: UEMG, 2011, p. 18.
 De acordo com os conteúdos abordados pelo texto-base Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams, analise as alternativas e assinale a opção que menciona corretamente as razões do uso da palavra “cultura” no singular ainda no século XVIII:
	
	A
	Devido ao fato de unificar diferentes concepções sociais e políticas.
	
	B
	Porque representa a singularidade na diversidade cultural que o vocábulo teve ao longo da história.
	
	C
	Devido ao fato de que refletia o universalismo e o humanismo dos filósofos, associados à ideia de civilização.
	
	D
	Pela conotação não aristocrática dessa concepção ao longo do Iluminismo, o que permite a superação da ideia de progresso.
	
	E
	Pelo seu caráter singular, não contaminado por outras esferas do conhecimento (filosófico, religioso ou científico) que não a educação e formação espiritual.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Considere a passagem de texto a seguir: 
“O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovaçõese as invenções”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 45. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams, quanto às contribuições de T. S. Eliot para uma hierarquia entre “cultura do indivíduo”, “cultura de uma classe” e “cultura da sociedade”, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A cultura é o processo ligado a fatores sociais que não dependem de um indivíduo ou de um grupo.
	
	B
	Aquilo que as gerações anteriores fizeram não influencia a cultura do indivíduo.
	
	C
	Um grupo ou classe produz uma cultura independente da cultura individual ou da sociedade.
	
	D
	A cultura do indivíduo depende da cultura de um grupo ou classe.
	
	E
	A cultura do sujeito não envolve necessariamente a cultura de classe.

Outros materiais