Buscar

tranalho APS unip

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – Universidade Paulista
Engenharia – Ciclo Básico
Atividades Práticas Supervisionadas
1o semestre - 2017
NOME: Rogério Adriano Simões	 RA: 953089-4
		
Índice
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea vive e se ajusta em relação a comunidade cientifica, através de muitas pesquisas. Podemos conhecer ideias e teorias descobertas por grandes nomes da historia da física, matemática e filosofia.
Desde o início da sociedade moderna, filósofos, como Pitágoras, já se organizavam de maneira diferente, usando da matemática, para aprendizagem e o desenvolvimento da sociedade. De acordo com seus estudos, tudo são números, pois é através de números que se explica a harmonia musical, através de frações de inteiros.
No desenvolvimento social da política, temos Montesquieu, que não acreditava no poder único. Escreveu um livro "Do Espírito das Leis" que se tornou referência mundial para advogados, legisladores e outros cientistas sociais. Nesta obra Montesquieu faz uma analise de suas teorias estudadas em suas viagens pela Europa.
Montesquieu criou os princípios básicos para que os governos tirânicos fossem evitados, e desenvolve o sistema político que a sociedade usa ate hoje. Se organizando dessa forma, descentralizou o poder e dividiu a política em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. 
Albert Einstein foi uma das pessoas mais influentes da era moderna, como físico transformou totalmente o nosso modo de entender o universo. Como humanista tratou a respeito de temas políticos e sociais de sua época.
Suas teorias foram contra questões fundamentais da natureza, revolucionaram muitos conceitos de tempo e espaço, energia e matéria, tendo um papel importantíssimo para a física do século XX, criando a Teoria da Relatividade e contribuiu com a formulação da Teoria Quântica.
A Teoria da Relatividade atualmente tem como uso no GPS, os satélites deste sistema são corrigidos devido o efeito da relatividade. Qualquer satélite exige conhecimento de relatividade, sem isso não existiria a rede de internet.
1. REVISAO BIBLIOGRAFICA
BIOGRAFIA ALBERT EINSTEIN
Albert Einstein Nasceu no dia 14 de março de 1879, na cidade de Ulm no estado de Württemberg no sul da Alemanha, Filho de Hermann Einstein, vendedor e engenheiro, e de Pauline Einstein. Em 1980 sua família mudou-se para Munique, onde seu pai e seu tio Jacob fundaram a Elektrotechnische Fabrik L. Einstein & Cie, empresa que fabricavam equipamentos elétricos acionados por corrente continua.
Os Einstein eram judeus não praticantes. Abert Einstein estudou em uma escola católica elementar, com oito anos de idade foi transferido para o ginásio Luitpold, onde teve educação escolar primaria avançada e secundária, Albert Einstein não apresentava nenhum sinal de genialidade quando criança, muito pelo contrário, seu desenvolvimento se deu de modo bastante moroso até seus nove anos de idade, na escola Albert Einstein sentia dificuldades para se adaptar as normas rígidas do estudo. Geografia, história e francês eram os seus grandes suplícios; preferia mais as matérias que exigiam compreensão e raciocínio, tal como a matemática. Ao mesmo tempo seu tio Jacob ia lhe transmitindo as primeiras noções de álgebra e geometria, aos doze anos ganhou um livro de geometria elementar, e com isso foi aumentando cada vez mais seu gosto pela matemática. Um de seus professores chegou a dizer que Albert não iria a lugar nenhum e não serviria para nada. No ultimo ano do ginásio em 1894, a família de Einstein teve que se mudar para Milão e em segui para Pavia na Itália por causa da empresa de seu pai e tio que foi a falência, ele continuou em Munique para terminar seus estudos secundários. Albert conseguiu uma dispensa medica em dezembro de 1894 para visitar sua família na Itália.
Em 1895, com 16 anos de idade, Albert realizou os exames de admissão na escola politécnica federal suíça em Zurique, ele não conseguiu alcançar a média exigida, em varias disciplinas, porém obteve a nota máxima em física e matemática. O diretor da politécnica lhe deu o conselho de estudar a escola cantonal de Aargau em Aarau na suíça, entre 1895 e 1896 completou seu ensino secundário. Ele se hospedou com a família do professor Dr. Jost Winteler, em janeiro de 1896 , com a aprovação de seu pai, ele renunciou a sua cidadania na Alemanha para evitar o serviço militar. (ele adquiriu a nacionalidade suíça cinco anos mais tarde, em fevereiro de 1901). Em setembro de 1896. Ele passou nos estudos suíços com boas notas em sua maior parte, com 17 anos recebeu seu diploma de professor da ETH Zurique, após de um programa de quatro anos de ensino em matemática e física.
Fez seus estudos superiores na Escola Politécnica de Zurique e, em 1900, Graduou-se em Matemática e Física. Durante esse período não chegou a ser um excelente aluno, sobretudo pelo fato de já estar fascinado por algumas questões que o absorviam completamente, enquanto que o curso exigia um estudo mais superficial devido ao grande número de matérias que eram ministradas.
Albert preferia ficar em casa lendo a assistir as aulas na sala de aula, leu bastante sobre os cientistas daquela época como: Helmholtz, Hertz e Boltzmann. Depois de se formar Albert não conseguia emprego então dedicava algumas horas lecionando numa escola secundária. Em 1902 um colega de faculdade GROSSMANN, consegui um emprego como técnico especializado no departamento oficial de registro de patentes de Berna, onde ele permaneceu até 1909, quando a Universidade de Zurique convida-o para o cargo de professor.
No inicio de 1909 começou a receber convites de universidades de Zurique, para o cargo de professor assistente, em 1911 recebeu um convite para trabalhar na universidade germânica de praga para o cargo de professor catedrático, porem a politica e social de Praga não o atraia muito, em 1912 a escola politécnica de Zurique ofereceu o cargo de professor catedrático. Em 1913 o grande físico Max Planck e o célebre físico-químico Walter Nernst visitaram-no pessoalmente, convidando-o para o cargo de diretor de Física do Kaiser Wilhelm Institute, em Berlim. Albert Einstein aceitou seus trabalhos em Zurique em abril de 1914. Nesse novo emprego, liberado do compromisso com as aulas, pôde concentrar-se integralmente nas pesquisas científicas. Começa então uma nova fase de realizações na vida de Albert Einstein. Berlim, nessa época era um dos maiores centros intelectuais do mundo. Ele retornou à Alemanha depois de ser nomeado diretor do Instituto Kaiser Guilherme de Física de 1914 a 1932, e um professor da Universidade Humboldt de Berlim, com uma cláusula especial em seu contrato que o liberou da obrigação da maioria dos docentes. Ele se tornou um membro da Academia Prussiana de Ciências. Em 1916, Albert Einstein foi nomeado presidente da sociedade Alemã de Física de 1916 a 1918.
Albert Einstein em 1921 ganhou o Prêmio Nobel da física por sua explicação do efeito fotoelétrico, como a teoria da relatividade foi considerada um pouco controversa na época ele não ganhou o Prêmio Nobel, porém recebeu a Medalha de Copley da Royal Society em 1925.
Em 1925 viajou a América do Sul, passando pela argentina, Uruguai e Brasil, seu programa turístico-científico no Brasil incluindo diversas visitas as instituições, como o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a academia Brasileira de ciências e o Instituto Oswaldo Cruz, e duas conferências: uma no clube de Engenharia do Rio de Janeiro e a outra na escola Politécnica do Largo de São Francisco, atual escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1933 Albert Einstein foi para os Estados Unidos e trabalhando no Instituto de estudos avançados de Princeton, e em 1935 quis permanecer e requerer a cidadania estadunidense, por que naquela mesma época o Adolf Hitler assumiu a presidência da Alemanha impondo suas leis narcisistas, e com isso não aceitavam judeus como professores de universidades. 
Em 1939 alguns meses antes da segunda guerra mundial, Albert Einstein e outros cientistas escreveram
uma carta ao atual presidente daquela época Franklin Delano Roosevelt, para alerta-lo que a possibilidade de a Alemanha estaria construindo uma arma atômica, com isso os Estados Unidos começou uma pesquisa semelhante para a construção da arma atômica, dado o nome de Projeto Manhattan, Albert Einstein defendeu as forças aliadas, assim descobrindo a fissão nuclear como uma arma, e por isso os Estados Unidos foi o Primeiro pais a construir uma Bomba nuclear. Albert Einstein não teve uma participação direta na criação da bomba atômica, mais sim indireta, Dizia Albert Einstein em sua carta que “nos últimos quatro meses tornou-se provável – através do trabalho de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, nos EUA – que seja possível desencadear, numa grande massa de urânio, uma reação nuclear em cadeia, que geraria vastas quantidades de energia e grandes porções de novos elementos com propriedades semelhantes às do elemento rádio”, porem anos mais tarde, Albert Einstein lamentou o papel que teve no desenvolvimento dessa arma destrutiva: “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas”.
BIOGRAFIA PITÁGORAS
O conceito de geometria mais conhecido, “O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos” o famoso teorema de Pitágoras foi formulado por Pitágoras que nasceu por volta dos anos 570 A.C. – 500 A.C em Samos, uma ilha grega que é localizada na costa marítima, que hoje é o território da Turquia. 
Ele foi um importante matemático grego, tendo sido também um sábio filósofo e um líder de religião. No entanto a dificuldade para saber da essência de seu pensamento pitagórico é por não haver um material escrito por ele próprio.
Não se sabe ao certo os reais dados de sua vida, pois sua biografia está cheia de lendas e de relatos fantasiosos, de suas viagens e contatos com diferentes culturas orientais. A lenda de sua biografia começa antes de nascer, pois o seu nome é em homenagem a Pítia, que anunciou a mãe de Pitágoras que seu filho seria um ser extraordinário.
Pitágoras não deixou nenhuma obra escrita e talvez por isso muitos estudiosos duvidam da existência histórica dele, mas Aristóteles mencionou em suas obras o termo “pitagóricos”, que entende-se que houve a existência dele.
Pitágoras viajou para o mundo em busca de conhecimento.
Por volta de 525 a.C., mudou-se para Crotona, sul da Itália, onde fundou a Escola Pitagórica, cujos princípios contribuíram para a evolução da matemática e da filosofia.
Essa escola reuniu muitos discípulos, denominados pitagóricos, que se interessavam por aritmética, música, filosofia, geometria, política e astronomia. 
A escola se dedicava por questões espirituais, pitagóricos acreditavam que a alma era imortal e reencarnavam e tinham a autorreflexão como um dever para a espiritualização da vida, estudos sobre a matemática, astronomia e também sobre a música.
O estudo da matemática era feito para existir a harmonia da alma com o cosmo, pois segundo os pitagóricos o cosmo é regido por relações matemáticas.
Alguns dos princípios que orientavam a escola pitagórica são: “nada é inteiramente novo”, “os acontecimentos da história repetem-se em certos ciclos”, “a alma é imortal e reencarna-se”, “os princípios da matemática são os princípios de todas as coisas”, “todas as coisas vivas são afins”.
De acordo com seus estudos, os pitagóricos chegaram à conclusão de que tudo são números, pois é através de números que se explica a harmonia musical, através de frações de inteiros.
A escola pitagórica tinha como símbolo o pentagrama, pois possui propriedades interessantes, através da descoberta de Pitágoras. A descoberta dele sobre o pentagrama foi de que: “Um pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular; pelas intersecções dos segmentos desta diagonal, é obtido um novo pentágono regular, que é proporcional ao original exatamente pela razão áurea”.
Acredita-se que Pitágoras casou-se com uma de suas alunas, Theano, que era física e matemática grega e supõe que ele teve duas filhas com ela e que Theano e as filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte de seu fundador, Pitágoras.
Pitágoras realizou um de seus sonhos que foi transformar em realidade e inovação na política o seu ideal de educação ética, mas infelizmente isto lhe trouxe problemas, inimizades e críticas, que resultou na saída de Pitágoras da cidade de Crotona e mudou-se para Metaponto onde morreu, em torno de 496 a.C. – 497 a. C.
BIOGRAFIA MONTESQUIEU
Filho de Marie Françoise de Pensel, Jacques Secondat , e sobrinho de um presidente do parlamento de Bordeaux, Charles-Louis de Secondat, mais conhecido como Montesquieu, nasceu dia 18 de janeiro de 1989, em Bordeaux na França no castelo de La Brède, propriedade de sua família.
Montesquieu foi criado no luxuoso castelo de La Brède, e obteve seu ensinamento básico no mesmo, apenas aos 11 anos de idade, após ficar órfão de mãe, foi entregue aos oratorianos do colégio Juilly, localizado ao nordeste de Paris. Foi ali que Montesquieu obteve seus primeiros contatos com a filosofia iluminista, que tinha uma maneira diferente de analisar ciência, política, religião e a sociedade.
Aos 16 anos Montesquieu voltou a Bordeaux e entrou na faculdade de direito, após se formar mudou-se para Paris e continuou os estudos jurídicos, onde frequentou a academia das Ciências e das letras, mas teve que voltar após a morte de seu pai, para tomar conta de uma herança á que tinha direito.
Em 1715 casou-se com a rica protestante Jeanne de Lartigue e se tornou pai de dois filhos. Um ano depois com a morte se seu tio, Montesquieu herdou uma fortuna, assumiu a presidência do parlamento de Bordeaux e foi nomeado Barão de Montesquieu. 
Em 1721 Montesquieu publicou sua primeira obra de destaque, as “Cartas Persas”, que é uma sátira aos costumes e filosofia francesa. A obra relata uma alta dose de sarcasmo colocando dois viajantes persas em Paris, trocando correspondência sobre a França com amigos na Pérsia. 
Após o grande sucesso obtido com “Cartas Persas” Montesquieu renunciou ao cargo no parlamento de Bordeaux e foi aceito nos grandes círculos intelectuais de Paris. Aos 39 anos decidiu concluir seus estudos, e como parte desses estudos iniciou uma grande viagem pela Europa, que proporcionou a ele conhecer obras importantes para sua formação. Neste período obteve grande contato com a doutrina iluminista e dedicou-se dois anos de sua vida a fim de estudar melhor essas doutrinas.
Em 1730, após uma ausência de dois anos, regressou a Bordeaux. Voltava frequentemente a Paris, onde fascinado pelo progresso das Ciências Físicas/Naturais e de suas descobertas a respeito das leis que regiam o mundo físico. 
Consequentemente trocou sua Magistratura pelo estudo para desvendar as leis sociais. Tendo conhecimento dos grandes problemas da Europa e sendo leitor frequente sobre as formas de governo e político dos impérios antigos.
Nesse período escreveu sua principal obra, "Do Espírito das Leis" que se tornou referência mundial para advogados, legisladores e outros cientistas sociais. Nesta obra Montesquieu faz uma analise de suas teorias estudadas em suas viagens pela Europa e definiu três tipos de governos existentes: o monárquico, o republicano e o despótico.
Montesquieu criou os princípios básicos para que os governos tirânicos fossem evitados, para dar certo precisou dividir a política em três poderes, que foram eles: executivo, legislativo e judiciário.
O Espírito das Leis foi publicado em 1748, em dois volumes, em Genebra, para evitar a censura, tornando-se um imenso sucesso.
Devido a uma avalanche de elogios e represálias Montesquieu resolveu criar a obra “Defesa do Espírito das Leis”, mais não chegou a termina-la, pois uma cegueira que aumentava aos poucos o impedia.
Aos 66 anos, no dia 10 de fevereiro de 1755, Montesquieu contraiu uma febre e morreu em Paris. Seu corpo encontra-se sepultado na L'eglise Saint-Sulpice, em Paris na França.
2.
EXPOSIÇÃO DAS IDÉIAS, TEORIAS OU LEIS
2.1ALBERT EINSTEIN
Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial)
A Relatividade Restrita foi descoberta no ano de 1905 em Berna “A eletrodinâmica dos corpos em movimento”.
A teoria da relatividade Restrita foi baseada em dois postulados: 
1° Postulado: Todas as leis da física assumem a mesma forma em todos os referenciais inerciais;
2° Postulado: Em qualquer referencial inercial, a velocidade da luz no vácuo c é sempre a mesma, seja emitida por um corpo em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme;
As consequências desses postulados contrariam o senso comum. Se a velocidade da luz permanece constante mesmo com o emissor em movimento, alguma coisa deveria mudar para que as leis da física continuem as mesmas. Para Einstein, o tempo e o espaço variam de acordo com a velocidade de um referencial em movimento. Isso quer dizer que se alguém observasse um ônibus próximo à velocidade da luz, o comprimento do ônibus pareceria maior e o tempo dentro dele correria mais lentamente em relação ao tempo medido pelo observador. Ao calcular a velocidade da luz, os dois chegariam ao mesmo resultado.
 Einstein foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo. Massa-energia equivalência propõe que quando um corpo possui massa, ele tem certa energia proporcional, como que "em repouso".
ENERGIA= MASSA x (VELOCIDADEDA LUZ NO VACUO)².
Então Albert Einstein inventou a fórmula E=mc².
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral, chamada de princípio da equivalência, especifica que sistemas acelerados e sistemas submetidos a campos gravitacionais são fisicamente equivalentes. Nas próprias palavras de Albert Einstein em seu trabalho de 1915, é a generalização da teoria da gravitação de Newton, e a nova teoria tem algumas descobertas da relatividade restrita sobre o espaço e o tempo, é de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito geométrico do espaço – tempo.
Uma consequência importante do Princípio da Equivalência é a identificação entre os conceitos de massa inercial e massa gravitacional. Elas são distintas. A massa inercial é aquela expressa na segunda lei de Newton,  F = ma e corresponde à resistência dos corpos em mudar seu estado de movimento relativo. A massa gravitacional é aquela da lei da gravitação universal de Newton, e corresponde à capacidade que um corpo tem de atrair outro. Identificando um referencial acelerado a uma força gravitacional, esses conceitos se confundem, e as massas se tornam a mesma entidade. A diferença medida experimentalmente entre elas é inferior, em proporção, 10^-9.
Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta. Observado pela primeira vez por A. E. Becquerel em 1839 e confirmado por Heinrich Hertz em 1887. Porém nada ainda estava realmente claro, e as explicações meio duvidosas. Foi em 1905 quando Alberto Einstein desenvolveu a ideia de Planck sobre a emissão intermitente de luz. Nas leis experimentais do efeito fotoelétrico, Einstein viu uma prova evidente de que a luz tem uma estrutura intermitente e é absorvida em porções independentes. A energia E de cada uma das porções de emissão, de acordo com a hipótese de Planck, é proporcional à frequência. E = hf, onde h é a constante de Planck.
Os elétrons que giram à volta do núcleo atômico são aí mantidos por forças de atração. Se a estes for fornecida energia suficiente, eles abandonarão as suas órbitas. O efeito fotoelétrico implica que, normalmente sobre metais, se faça incidir um feixe de radiação com energia superior à energia de remoção dos elétrons do metal, provocando a sua saída das órbitas: sem energia cinética (se a energia da radiação for igual à energia de remoção) ou com energia cinética, se a energia da radiação exceder a energia de remoção dos elétrons.
2.2 PITÁGORAS
Pitágoras é conhecido como um grande matemático e filosofo, seus conhecimentos também tiveram grande influencia na musica e astronomia, algumas de suas principais teorias e ideias serão citadas nos tópicos abaixo:
Pitágoras – Astronomia.
 Através de estudos astronômicos Pitágoras observado as estrelas e a terra, propôs a ideia de que a terra era esférica e suspensa no espaço, e que o nosso planeta mantinha um movimento circular constante ao redor de uma espécie de chama central, a qual foi denominada Héstia. Pitágoras afirmava que todos os planetas giravam em torno de Héstia, inclusive o sol, que na sua visão só refletia a luz que recebia de Héstia.
Teorema de Pitágoras.
O teorema de Pitágoras pode ser considerado a mais importante descoberta feita por Pitágoras. Em uma viagem ao Egito, Pitágoras ficou impressionado com a monumentalidade das pirâmides, e percebeu que é possível calcular o lado de um triangulo retângulo conhecendo os outros dois lados, o teorema diz:
“A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
 Um triangulo retângulo pode ser identificado pelo um ângulo reto ( 90º), contento dois catetos e a hipotenusa, que fica oposta ao ângulo reto que é o lado maior do triangulo. Catetos são os lados que formam o ângulo reto.
Na figura a cima temos os catetos representados pelas letras A e B e a hipotenusa representada pela letra C. Assim é definida a seguinte expressão: c² = a² + b².
 Musica 
Pitágoras teve grande influencia na musica, em uma das suas pesquisas utilizando um instrumento monocórdio ele percebeu que ao colocar uma corda em vibração, ela não vibrara apenas em sua extensão total e formara uma serie de nós, que as dividem em seções menores. Percebeu também que os nós se formam nos pontos que dividem em duas partes iguais, três partes iguais e assim sucessivamente. 
Observou que uma corda com certo comprimento daria uma nota, pressionando um ponto situado a 3/4 do seu comprimento, em relação - à sua extremidade (o que equivale diminui - la 3/4 do seu tamanho original) e tocando-a, ouvia-se uma quarta acima do tom emitido pela corda inteira, exercida pela pressão a 2/3 do tamanho original da corda, ouvia-se uma quinta acima e a 1/2, obtinha-se uma oitava acima do som original. Portanto, se a corda inteira produzir um Dó, 3/4 da corda produzirá um Fá, 2/3 produzirá um Sol e ½ produzirá outro Dó. Assim, se o comprimento original da corda for 12 e se a diminui-la para 9, ouviremos a quarta, para 8, a quinta, para 6, a oitava. 
Foi mais uma das suas belas descobertas, que dá à luz, na época, ao quarto ramo da Matemática e Música.
Então Pitágoras descobriu em que proporções uma corda deve ser dividida para a obtenção das notas musicais dó, ré, mi, etc.
Pitágoras- O número perfeito
Através de muitas pesquisas Pitágoras e seus alunos descobriram o chamado numero perfeito, o numero perfeito é um numero natural, onde a soma dos seus divisores excluindo o mesmo é igual ao próprio numero. Eles acreditavam que o numero perfeito fosse a chave para a ordem básica do universo.
Exemplos:
6=1+2+3
28=1+2+4+7+14
496=1+2+4+8+16+124+248
2.3 MONTESQUIEU
Montesquieu era contra a forma de governo que concentrava todo o poder do país na mão do rei. Lutava por uma divisão de poder em executivo, legislativo e judiciário.
Sua maneira de pensar resultou em grandes obras.
Cartas persas- escrita por Montesquieu nos anos de 1711 a 1720, e publicada em seguida no ano de 1721. Obra feita em sua juventude relata a visão crítica de Montesquieu sobre o reinado de Luís XIV. 
Esse texto retrada a história de dois amigos persas em uma viajem a paris onde enviam cartas aos seus conterrâneos persas dizendo tudo o que acontecia por lá. Por meio desta obra Montesquieu faz crítica aos costumes, política e aos dogmas da igreja católica na França.
Montesquieu relativiza os valores de uma civilização pela comparação com os de outra muito diferente. Foi
uma das obras mais lidas no século XVIII.
 “Cartas persas” nos dá uma ideia de como era a França no século XVIII.
O Espírito das Leis
Após 20 anos de estudos e trabalho, Montesquieu concluiu sua obra mais importante, “O Espírito das Leis” publicado em 1748, é o livro no qual Montesquieu elabora conceitos sobre formas de governo.
É uma obra volumosa, dividida em 6 partes, cada parte em vários livros, composta de muitos capítulos. Montesquieu discute a respeito das instituições e das leis, e tenta entender as varias formas de governos existentes em diferentes lugares e épocas. 
Nesta obra ele visou moderar o poder do estado dividindo-o em funções e dando competência a seus diferentes órgãos. Montesquieu descreve cuidadosamente a separação dos poderes em executivo, judiciário e legislativo.
Executivo: este poder seria exercido por um rei, com direito de veto sobre as decisões do parlamento, essas duas casas teriam assembleias e decisões separadas, assim como interesses e opiniões independentes.
Legislativo: convocado pelo executivo deveria ser separado em duas casas: o corpo dos comuns, compostos pelos representantes do povo, e o corpo dos nobres, hereditário e com a opção de impedir as decisões dos corpos comuns.
Judiciário: que julgaria a infração das leis e regulamentaria o cumprimento delas. A segmentação do poder impediria a formação de tiranias, por exemplo.
Refletindo sobre o abuso do poder real, Montesquieu conclui que só o poder freia o poder no chamado sistema de freios e contrapesos, a obra foi inspirada pelo sistema político constitucional, conhecido quando viajou a Inglaterra, em 1729, lá encontrou um regime cujo objetivo principal era a liberdade.
O Espírito das Leis não foi seguido à risca pelos governantes em seu tempo, mas serviu de guia para muitos governos, inclusive os de hoje em dia.
3. ANÁLISE DA FUNÇÃO
	(c²) Velocidade da luz no vácuo
	X
	Y
	
	(M) Massa
	(E) Energia
	 
	90000000000000000,00
	1,00
	90000000000000000,00
	 
	2,00
	180000000000000000,00
	
	3,00
	270000000000000000,00
	
	4,00
	360000000000000000,00
	
	5,00
	450000000000000000,00
	
	6,00
	540000000000000000,00
	
	7,00
	630000000000000000,00
	
	8,00
	720000000000000000,00
	
	9,00
	810000000000000000,00
	
	10,00
	900000000000000000,00
	
	11,00
	990000000000000000,00
	
	12,00
	1080000000000000000,00
	
	13,00
	1170000000000000000,00
	
	14,00
	1260000000000000000,00
	
	15,00
	1350000000000000000,00
	
	16,00
	1440000000000000000,00
	
	17,00
	1530000000000000000,00
	
	18,00
	1620000000000000000,00
	
	19,00
	1710000000000000000,00
	
	20,00
	1800000000000000000,00
4. IMPACTOS PRODUZIDOS
4.1 ALBERT EINSTEIN
Albert Einstein foi uma das pessoas mais influentes da era moderna, como físico transformou totalmente o nosso modo de entender o universo. Como humanista tratou a respeito de temas políticos e sociais de sua época.
Sua carreira na ciência foi repleta de desafios das leis universais e imutáveis do mundo físico e com isso a contribuição de Einstein à física moderna é única. Suas teorias foram contra questões fundamentais da natureza, revolucionaram muitos conceitos de tempo e espaço, energia e matéria, tendo um papel importantíssimo para a física do século XX, criando a Teoria da Relatividade e contribuiu com a formulação da Teoria Quântica.
A Teoria da Relatividade atualmente tem como uso no GPS, os satélites deste sistema são corrigidos devido o efeito da relatividade. Qualquer satélite exige conhecimento de relatividade, sem isso não existiria a rede de internet.
A Teoria da Relatividade Geral ajudou na questão do surgimento e evolução do universo, através de um ponto de vista científico, pois toda teoria deve ter testes experimentais. 
Com o efeito fotoelétrico tornou-se possível a construção de equipamentos em que o funcionamento usa do efeito fotoelétrico que realizam tarefas melhor do que um homem, permite ascender e desligar sozinho iluminação pública, por exemplo. E também ajudou para o cinema falado, imagens animadas.
4.2 PITÁGORAS
Pitágoras ensinava para discípulos matemática, música e astronomia, ele deixou um grande número de discípulos que se encarregaram de divulgar suas ideias, tornando- as conhecidas e respeitadas.
Pitágoras conseguiu em sua época provocar praticamente uma epidemia por conta do grande interesse pela Matemática, que contagiou grande parte das cidades-estados da Grécia.
 Pitágoras com certeza é uma das figuras mais importantes da história, principalmente para a evolução geral da matemática e da filosofia. Por serem Introdutores do rigor demonstrativo e por generalizar os resultados, os pitagóricos garantiram assim seu lugar na história. Suas teorias princípios influenciaram o pensamento de Platão e Aristóteles.
A importância de Pitágoras nos estudos futuros da matemática foi enorme, pois ele foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos nos tempos atuais. Mesmo após séculos Pitágoras ainda tem grande influencia nos dias de hoje, suas ideias e teorias mexeram e mexem com muitas áreas de trabalhos, facilitando-as e melhorando-as:
Música 
Com certeza um dos descobrimentos de maior importância ocorreram no campo da música, ao verificar que os intervalos musicais se expressam Através de proporções aritméticas. Pitágoras descobriu a relação numérica entre o comprimento das cordas e as notas musicais por elas produzidas quando vibram, sendo assim Pitágoras descobriu as sete notas musicais. A matemática e as descobertas musicais de Pitágoras tiveram uma participação crucial influência no desenvolvimento da música através da idade média na Europa. Nenhum músico teve tanta importância no período clássico quanto Pitágoras. Muitas coisas evoluíram porem, sua descoberta é utilizada ate hoje por músicos do mundo inteiro. 
Astronomia 
Pitágoras foi o primeiro a reconhecer que o planeta Terra tinha o formato de uma esfera. Observando os astros os pitagóricos sugeriram que uma ordem dominava o universo e acreditavam que as evidências dessa ordem estariam na sucessão de dias e noites, na alternância das estações e no movimento das estrelas. Por esse motivo, o mundo é denominado por Pitágoras de cosmos. Pitágoras também descobriu que a Terra ficava suspensa no espaço e que seguia um movimento circular constante. Nesta época o planeta Terra era considerado plano e que tudo girava em torno da Terra sendo assim a Terra era o centro de tudo. Com o passar do tempo sua teoria foi um pouco modificada porem grande parte dela faz parte dos estudos nas escolas nos tempos atuais.
Matemática
Pitágoras pode ter influenciado e descoberto varais coisas e em varias áreas, porem é na matemática que ele se destaca mais, com certeza é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos, ele foi o primeiro a conceber a matemática como um sistema de pensamento, suas teorias e ideias influenciaram muito no desenvolvimento e na evolução da matemática. O teorema de Pitágoras esta implantado ate hoje no sistema de ensinos da matemática das escolas, essa teoria pode ser considerada a mais famosa de todas que se baseia na seguinte frase: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
Suas descobertas também são utilizadas na parte da construção civil, por exemplo, a “proporção áurea”.
 4.3 MONTESQUIEU
Na época:
Suas obras não eram bem aceitas pela sociedade da época, justamente por terem caráter crítico aos costumes do rei da frança, a política e ao catolicismo, logo após sua primeira obra, cartas persas, onde Montesquieu crítica os costumes sociais, políticos e religiosos da França do rei Luís XIV sob a visão de dois viajantes que trocavam correspondências com persianos de forma satírica, refletindo o pensamento iluminista que tomou conta da produção intelectual europeia naquele momento. Com forte crítica à Igreja Católica, a obra analisava a impossibilidade
do homem em chegar ao conhecimento supremo.
Devido à essa grande sequência de críticas Montesquieu foi grande alvo de crítica e ao mesmo tempo de elogios nos salões literários parisienses, sendo assim resolveu abandonar sua carreira jurídica para seguir carreira como escritor.
Já em sua obra mais importante foi diferente, em “o espírito das leis” Montesquieu discute a respeito das instituições e das leis, e busca-se compreender as diversas legislações existentes em diferentes lugares e épocas. Esta obra inspirou os redatores da constituição de 1721 e das doutrinas constitucionais liberais, que repousam na separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Sua teoria teve grande impacto no iluminismo europeu e serviu de molde para a organização do sistema político das nações modernas.
Apesar da grande visibilidade intelectual, Montesquieu foi duramente criticado, sua obra foi proibida em diversos círculos intelectuais e inclusa no Index Librorum Prohibitorum da Igreja Católica. Que é nada mais nada menos que os livros proibidos da igreja católica. Foi também duramente recriminado pelo clero francês, na Sorbonne (A Sorbonne é um sítio histórico situado em Paris) e em diversos artigos, panfletos e outros escritos. Toda essa reação negativa deu a obra uma maior abrangência e repercussão que a conseguida por "Cartas Persas".
A censura em cima desta obra foi tanta que foi publicada apenas em 1748 em Genebra na Suíça,devido a censura e dividida em dois volumes.
Nos dias atuais:
Após sua morte foi criado o documento chamado Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, e que iria refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualde e fraternidade humana, acima dos interesses de qualquer particular. Prova disso é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, anunciada ao público em 26 de agosto de 1789. A importância desse documento nos dias de hoje é ter sido a primeira declaração de direitos e fonte de inspiração para outras que vieram posteriormente, como a declaração universal dos direitos humanos aprovada pela ONU em 1948.
Montesquieu foi uma espécie de revolucionário Frances, mais o que pouca gente sabe é como suas obras geraram influencias e ainda geram nos dias atuais, através de sua principal obra, “o espírito das leis” Montesquieu defendia uma espécie de governo dividido em três partes, em executivo, legislativo e judiciário, e foi o que ocorreu, nos dias atuais essa teoria é exercida em todos países cujo a forma de governo é democrática, entre esses países está o Brasil.
No Brasil é adotado, que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 
Poder legislativo: Cabe legislar e fiscalizar, sendo ambas igualmente importantes. Exerce também alguns controles que, segundo Alexandre de Moraes, pode ser o político-administrativo e o financeiro-orçamentário. Pelo primeiro controle, cabe a análise do gerenciamento do Estado, podendo, inclusive, questionar atos do Poder Executivo.
Poder executivo: Brasil é exercido pelo Presidente da República juntamente com os Ministros que por ele são indicados. É a ele que competem os atos de chefia de Estado, quando exerce a titularidade das relações internacionais e de governo, quando assume as relações políticas e econômicas assumidas no plano interno, típico do sistema presidencialista adotado no Brasil.
Poder judiciário: Cabe a função jurisdicional, que consiste na aplicação da lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses.
5. CONCLUSÃO
Conclui-se que através de muitas pesquisas podemos conhecer ideias e teorias descobertas por grandes nomes da historia da física, matemática e filosofia.
Escolhemos Albert Einstein um dos mais recentes cientistas famosos que contribuíram para a física, Montesquieu pela sua teoria da Separação dos Poderes, atualmente utilizada em diversas constituições internacionais modernas, e Pitágoras que com suas teorias possibilitou muitas descobertas em vários ramos. Onde ambos descobriram princípios do qual resultavam em grandes obras em pró da sociedade, fazendo com que todos se sentissem interessados no algo novo.
Suas ideias fizeram com que os próprios se tornassem um marco nas épocas em que viveram. Cada qual na sua especialidade criaram símbolos e teorias onde revolucionaram e desafiaram os mundos da Matemática, Filosofia e Física. 
Podemos citar algumas das suas extraordinárias ideias, como: “O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos’’. O famoso TEOREMA DE PITÁGORAS, formulado por ele mesmo, uma de suas teorias mais conhecidas levando o seu nome como ‘O PAI DA MATEMÁTICA’ que vai além das suas descobertas na matemática e chega na música , astronomia e outros ramos. 
“Efeito fotoelétrico’’ formulado por Albert Einstein, que inclusive ganhou um prêmio Nobel da física pela maior descoberta da física, e a sua mais famosa ‘teoria da relatividade’ que é conhecido pelo mundo todo com a fórmula E=MC². 
“O espírito das leis’’ formulado por Montesquieu, que teve a grande ideia de separar a direção do país, pois não concordava que o poder do país ficasse na mão de uma pessoa só. Então houve a separação de liderança entre os três poderes Executivo, Legislativo e Jurídico. Foram ideias que proporcionaram uma organização dentre os estados, evolução da musica, astronomia e principalmente da matemática e o desenvolvimento de terceiros para com o apresentado. 
Mesmo após séculos esses grandes nomes ainda tem uma grande influência nos dias de hoje, facilitando o desempenho e um bom aproveitamento da sociedade nas áreas citadas. E assim deixando seus nomes como símbolo de conquista e Inteligência na historia da Física, Matemática e Filosofia.
Sendo assim conclui-se, que esses três pensadores tiveram uma grande parcela nas descobertas desde o passado até o nosso presente criando um vinculo para o nosso futuro, ou seja, nos auxiliando para as nossas futuras criações de equipamentos da alta tecnologia, para um bom convívio social de classes diferentes com poderes e regras ditadas pelo Montesquieu usadas como base até hoje. 
6. BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein 
http://www.brasilescola.com/biografia/albert-einstein.htm
http://www.infoescola.com/fisica/teoria-da-relatividade/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral
http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n4/a16v29n4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbef/v27n1/a04v27n1.pdf
http://www.if.ufrgs.br/einstein/efeitofotoeletricopremionobel.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_fotoeletrico
http://www.algosobre.com.br/fisica/efeito-fotoeletrico-e-seu-teorema.html
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=66155
http://www.calina.com.br/projetos/albert_einstein.htm
http://www.infoescola.com/fisica/fisica-moderna/
http://matematica-na-veia.blogspot.com.br/2007/09/pitgoras-pitgoras-representado-por.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_pitag%C3%B3rica
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2001/icm23/biografiapitagoras.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_de_Montesquieu
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u639.jhtml
http://www.infoescola.com/biografias/charles-montesquieu/
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/montesquieu.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Esp%C3%ADrito_das_Leis
http://www.coladaweb.com/resumos/o-espirito-das-leis-montesquieu
http://www.almedina.com.br/catalog/product_info.php?products_id=8151
http://www.sosestudante.com/direito/o-espirito-das-leis.html
http://www.coladaweb.com/resumos/o-espirito-das-leis-montesquieu
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Esp%C3%ADrito_das_Leis
http://blogdarley.blogspot.com.br/2010/11/montesquieu-cartas-persas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartas_Persas
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Texto-Cartas-Persas/169505.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais