Buscar

Acidentes e complicações em anestésicos locais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acidentes e complicações em anestésicos locais
Locais- Imediatas (acidentes) e Tardias; Sistêmica. Imediata- Falha na anestesia; Dor; Quebra da agulha; Quebra da carpule; Anestesia do nervo facial; Edemas; Outras. Dor a injeção- causa: agulhas rombas, injeção rápida, ñ paralelismo do bisel ao osso. Problema: aumento na ansiedade do pcte. Prevenção: agulhas novas, injeção lenta e anestesia tópica. Tratamento: prevenir. Tardias- Dor; Persistência do efeito anestésico; Lesão em tec mole; Hematoma; Trismo; Necrose; Infecção; Dermatites de contato. Complicações sistêmicas- Sonolência: lido pode apresentar efeito sedativo pela glicinoxilidida. Metahemoglobinemia: déficit de oxigênio (pode causar cianose); Prilocaina (articaina). Hipertermia maligna: quadro genético; Quando exposto a droga eles entram em febre muito alta e contração dos músculos. Injeção intravascular: 
Fratura da agulha: ocorre no ponto de junção entre agulha e o intermediário; Maior frequência nos bloqueios da mandíbula. Primeira providencia é impedir q o pcte feche a boca (retirar com pinça hemostática ou cirurgia). 
Hematoma: pode ocorrer pelo trauma causado pela passagem da agulha no interior dos tec. Mais comum: tuberosidade da maxila, região infra orbital, mentoniana, pterigomandibular. Desaparece espontaneamente em uma ou duas semanas. Compressa quente acelera o processo de disseminação do hematoma. 
Paralisia: Ocorre quando há bloqueio de terminações nervosas motoras. A anestesia por bloqueio regional dos NAI, lingual e bucal, quando a agulha alcança a parótida, bloqueando o nervo facial. Impede o pcte de piscar, sorrir e movimentar a boca. Tratamento: colocar vaselina estéril no olho; Proteger a córnea de ressecamento e corpos estranhos; Informar q cessará assim q o efeito do anestésico acabar. 
Edema: relacionado com a adm de AL; Maioria dos pcte sentem dor e perda de função na região. Principais causas: traumatismo durante a injeção, infecção, alergia, hemorragias. 
Trismo: lesão muscular capaz de gerar dificuldade de abertura de boca. Passageiro, coincide com o término do efeito de anestésico. 
Alergia: sensibilidade individual, reação especifica antígeno-anticorpo resultante de um fármaco ou agente alergênico. Ocorre com mais frequência nos anestésicos do grupo éster, rara na amida. Parece ser causada pelo Bissufito de sódio (solução conservante dos anestésicos). Sinais e sintomas: erupções cutâneas, urticarias, congestão da mucosa, febre, asma, bronquite, rinite, edema, sudorese, falta de oxigenação. Tratamento: para reação imediata 0,3ml de solução de adrenalina via IM; 50mg de difenidramina (anti histamínico) via IM; Oxigênio; Traqueostomia; Acionar o serviço de urgência. 
Intoxicação: Condutas p/ prevenção: aspirar antes de injetar; Injeções lentas; Manter o contato verbal ou sintoma precoce de intoxicação ou injeção intravascular inadvertida. Sintomas: Gosto metálico na boca; Alterações auditivas; Diplopia; Palidez e tontura. Tratamento: Interromper a adm do fármaco; Oxigênio a 100% por mascara; Coloque o pcte em Trendelenburg; Monitorização de oxigênio, ritmo cardíaco e frequência cárdica e pressão arterial; Acionar resgate. 
Lipotimia e Síncope: Lipotimia é a sensação de desmaio, sem que esse, efetivamente ocorra. Síncope pode ser definida como uma perda transitória da consciência, associada a incapacidade de manter-se em pé. Sinais e sintomas: palidez repentina, transpiração intensa, desmaio de curta duração. Prevenção: avalie o grau de ansiedade do pcte; Se apresentar historia de doença sistêmica direcione e anamnese; Orienta-lo a alimentar-se antes das consultas; Cuidado com a posição da cadeira; Ñ empregue expressões q aumentam a ansiedade do pcte. Protocolo de atendimento: 1)Interrompa o atendimento e remova tudo da boca do pcte; 2) avalie o grau de consciência; 3) coloque-o deitado de costas com os pés elevados; 4) Afrouxe as roupas; 5) Libera as passagens de ar; 6) Monitorize a respiração e o pulso; 7) Ñ deixe de conversar com o pcte; 8) aguarde 2 a 3min a melhora do pcte; 9) após recuperação aguarde 10 a 15min p/ libera-lo; 10) solicite socorro móvel de urgência; 11) enquanto espera monitorize os sinais vitais e administre oxigênio; 12) investigue as causas do mal-estar.

Outros materiais