Buscar

Couple IV, Louise Bourgeois

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Couple IV, Louise Bourgeois
Louise Bourgeois (1911-2010) é uma das artistas mais importantes na arte moderna e contemporânea. Graduou-se em matemática entre 1932-1935 e entre 1936-1938 estudou na Escola de Belas-Artes de Paris. No seu trabalho destaca-se a acima de tudo a escultura, no entanto, também realizou trabalhos de pintura, instalação, entre outros.
Couple IV é uma peça que Louise desenvolveu nos anos 90. Esta obra apresenta duas figuras em tecido preto num acto sexual, uma em cima da outra, fechadas dentro de uma vitrine. O facto de estarem fechadas numa vitrine faz o observador concluir que aquele momento é apenas das figuras representadas e que o detém para apenas assistir. A figura de baixo, que se destaca por possui uma prótese na sua perna esquerda (que sugere o incompleto), parece representar uma mulher e a de cima um homem. Os dois bonecos de tecido preto não possuem extremidades (cabeça, mãos e pés) dando a entender ao espectador que são apenas corpos e não se distinguem por alguma característica específica, que não usam na totalidade os seus sentidos e de certa forma, que são incapacitados. 
A minha visão perante esta obra, faz-me parecer que Louise Bourgeois se quis projetar neste seu trabalho representando-se com uma prótese na perna, denunciando alguma carência afectiva e de alguma forma a maneira como se sentia incompleta. Esta visão deve-se à pesquisa feita, pois Bourgeois representava inúmeras vezes figuras femininas e por autodefinir-se como estando separada do seu desejo.
Com a analise desta semana fiquei a conhecer melhor o trabalho desta artista e a sua obra com um carácter muito feminista. Poucas foram as noções que se alteram da aula para a pesquisa realizada em casa da analise da obra.

Outros materiais