Buscar

Saint Anthony the Abbot Tempted by a Lump of Gold, Fra Angelico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saint Anthony the Abbot Tempted by a Lump of Gold, Fra Angelico
Na análise efectuada na aula à obra de Fra Angelico, Saint Anthony the Abbot Tempted by a Lump of Gold, observámos que como figura essencial é apresentado um Santo, que se distingue por uma aurela.
Na paisagem que rodeia o Santo encontram-se alguns símbolos de peregrinação: árvores, uma igreja e um mosteiro, que em conjunto com outros elementos, nomeadamente uma torre, um castelo, montanhas e rochas, proporcionam um cenário agradável de perspectiva e profundidade que remetem à época da realização da obra, um estilo gótico tardio ou inicio do renascimento, mais precisamente em 1436.
Santo Antão, exibe uma postura de espanto que se deduz pela posição em que se encontra; a postura dos seus pés denuncia uma caminhada interrompida por algo inesperado, assim como a posição da sua mão que se encontra levantada. A sua atitude de pasmo ocorre quando tem a ilusão de avistar um pedaço de ouro.
A obra de Fra Angelico apresenta um episódio da vida do Santo que se tornou célebre na Idade Média e que revela o impulso do homem para ceder ou não a tentações, que no caso do Santo é referente a demónios, com os quais se cruzou, que surgiam com a aparência de mulheres, animais ou monstros.
Algumas noções que tinha da obra foram alteradas na análise posterior à da aula, principalmente devido ao contexto histórico e religioso onde esta se insere. A mitologia e simbolismo que estão agregados aos factores histórico-religiosos fazem também com que o tema de Santo Antão e a Tentação seja recorrente como expressão artística principalmente na pintura, onde a sua abordagem e interpretação vai desde Fra Angelico até aos dias de hoje.

Outros materiais