Buscar

resumo av1 historia do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução à disciplina História do Direito no Brasil
 Por que o direito luso-brasileiro tem raízes romano-germânicas? O sistema jurídico português está filiado ao sistema da CIVIL LAW ou romano-germânico, que se baseia na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras. Ao juiz cabe tão somente aplicar as regras produzidas. Aqui a fonte mais importante do direito é a LEI. Há um outro sistema denominado COMMON LAW , cuja fonte mais importante do direito são os COSTUMES (países anglo-saxões).
O que eram as Ordenações do Reino e quais foram ?
 No processo histórico de formação e de individualização do direito português, o período que se inicia por volta de meados do século XV foi marcado pela produção de COMPILAÇÕES de um imenso conjunto de tipos normativos que se encontravam em vigência em Portugal desde sua formação como uma monarquia independente em meados do século XII. Estas compilações ficaram conhecidas como as ORDENAÇÕES DO REINO:
 1. ORDENAÇÕES AFONSINAS (1446/1447);
 2. ORDENAÇÕES MANUELINAS (1521);
3. ORDENAÇÕES FILIPINAS (1603) e confirmadas por D. João IV (1643)
Qual foi o primeiro documento legal internacional produzido sem a participação da Igreja 
Em 1494 foi firmado o Tratado de Tordesilhas (ato inaugural da diplomacia moderna, já que foi o primeiro acordo entre Estados, sem a interferência do Papa) – por este tratado, a linha de demarcação entre as áreas portuguesas e espanholas passaria a 370 léguas a oeste dos arquipélagos de Açores e Cabo Verde.
O processo de colonização e organização do Brasil Colônia 
• Para a colonização do Brasil Portugal adotou o sistema de capitanias hereditárias, plantation e o pacto colonial como seu sistema colonial econômico.
Quais documentos legais regulamentavam o sistema das capitanias hereditárias 
 • As CARTAS DE DOAÇÃO - estabeleciam as dimensões territoriais de cada uma das capitanias, declaradas hereditárias. • Os FORAIS ou CARTAS FORAIS - regulamentavam os direitos e deveres fiscais e os privilégios dos donatários, além de estabelecer os tributos régios. • LEI DAS SESMARIAS – utilizada para a distribuição das terras nas colônias portuguesas.
Que rebeliões ocorreram no Brasil Colônia e qual o principal motivo 
A partir do final do Século XVII houve uma serie de rebeliões, geralmente motivadas por questões de ordem econômica, mas expressavam um descontentamento da população da colônia em razão do excessivo controle da metrópole : Revolta de Beckman (1684) no Maranhão; Guerra dos Emboabas (1708) em Pernambuco; Guerra dos Mascates (1707) em Pernambuco; Revolta de Felipe dos Santos (1720) em Vila Rica; Conjuração Mineira de 1789 e, Conjuração Baiana de 1798 (também conhecida como Conjuração dos Alfaiates). 
Que tipo de penas estavam previstas nas Ordenações Filipinas, e qual foi aplicada a Tiradentes 
 O livro V das Ordenações Filipinas previa uma série de penas: perda e confisco dos bens e multas, prisão simples e prisão com trabalhos forçados, galés temporárias ou perpétuas, desterro (condenação de deixar o local do crime) e o degredo (condenação de residência obrigatória em certo lugar), banimento ou exílio (degredo perpétuo), os açoites, a decepação do membro e as várias formas de pena de morte – morte natural (forca), morte natural com crueldade (com tortura prévia) e morte natural para sempre (com exposição do cadáver na forca), além da morte atroz (com cadáver esquartejado).
Por que se afirma que o Código Criminal de 1830 tem feições iluministas 
 • a ideia de proporcionalidade entre o crime e a pena; • a impossibilidade da pena ultrapassar a pessoa do infrator; • a humanização da pena de morte, sem a tortura; • a proibição das penas cruéis, sem enforcamentos e decapitações, embora ainda tenham persistido algumas penas previstas pelas Ordenações Filipinas. 
Período Regencial: o difícil período de estabilização da independência
 • Quais as causas da crise do Primeiro Reinado e a abdicação de D. Pedro
 I - o autoritarismo de que era acusado o monarca; - o suposto privilégio que o mesmo estaria concedendo aos interesses portugueses em detrimento do interesses "brasileiros"; - a crise econômica por que passava o país, em razão dos gastos com guerras (especialmente, Cisplatina e a repressão à Confederação do Equador). - a sucessão ao trono de Portugal.
Qual a importância do Ato Adicional de 1834 no período regencial 
• Institucionalizou, de forma mais aprofundada, o processo de descentralização do Poder, havendo quem considerasse que o Estado unitário do Império somente não teria se transformado em uma forma de Estado plenamente federal pelo fato dos presidentes de províncias terem continuado a ser indicados pelo Poder central. De qualquer forma, este é um dos marcos jurídicos fundamentais do período.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes