Buscar

trabalho cultura religiosa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezados alunos e alunas!
Este Fórum destina-se a socializar informações gerais que tratam do fenômeno religioso, procurando relacionar fatos, eventos, situações da atualidade e que tem vínculo, direto ou indireto, com o mundo da religiosidade. Vale destacar que neste espaço você irá compartilhar com os colegas o que foi proposto na Atividade Prática 1.
1) A partir de sua experiência de vida, de suas leituras e observações cotidianas dos noticiários de TV, rádio, jornal, cinema, sites eletrônicos etc., tente lembrar a menção de notícias, fatos, eventos, enredos, músicas, curiosidades que de alguma forma estão relacionadas com o universo da religiosidade. A partir desse exercício mental, procure relacionar abaixo os diversos aspectos culturais presentes na sociedade, buscando verificar como elementos da religiosidade podem ser identificados em cada um dos aspectos listados:
a) Apesar de estarmos num mundo cada vez mais racional e científico, o que leva bilhões de pessoas a cultivar a fé num centro transcendente de poder (a ter fé em um Deus ou ser divino, independente de qual seja)?
a) Apesar de estarmos num mundo cada vez mais racional e científico as pessoas buscam a fé independente da crença, pois o ser humano necessita acreditar em algo que lhe de esperança, para realizar coisas que para si seja difícil de acontecer, mas que de forma divina nada é impossível. 
b) Qual o sentido da fé e religião para a vida das pessoas? Quais as finalidades que a religião cumpre na vida das pessoas e da sociedade?
b) A fé e religião tem o sentido de aceitação, pois se a fé estiver presente aceitamos os problemas como provas necessárias. A religião tem como finalidade na vida das pessoas de lhes mostrar o que é certo ou errado, moral ou imoral através do conhecimento do Deus.
c) Será que existe diferença entre espiritualidade, fé e religiosidade, ou seja, pode haver pessoas com fé em Deus e que não praticam religião alguma? Ou pode haver pessoas que praticam religião, mas apresentam pouca fé ou pouca espiritualidade? Você consegue dar exemplos concretos dessas situações?
c) Existe diferença entre fé, espiritualidade e religiosidade, pois existem pessoas que tem fé em Deus, mas não seguem nenhuma doutrina, assim como existem pessoas que seguem alguma religião, porém tem pouca fé e espiritualidade.
d) Afinal, a religiosidade ou a fé das pessoas são meros produtos da cultura (inscritos no indivíduo pela aprendizagem social) ou são aspectos relacionados à essência do ser humano (aspecto inato ou inerente à condição humana)? Ou quem sabe as duas coisas?
d) A religiosidade ou fé é uma cultura imposta pela sociedade, pois muitos quando nascemos seguimos a religião que nossos pais seguem e quando adultos optam em segui-la ou não. As pessoas quando na fase adulta e com a necessidade de alimentar sua fé escolhem a religião que lhe agrada mais.
Compartilhe suas opiniões e descobertas neste Fórum de Conteúdo 1.
Uem bom trabalho.
Trabalho Gv1 - 3 pontos
O Sincretismo Religiosos
	O sincretismo religioso é o termo que os historiadores denominam de fusão ou interpenetrações de religiões, ritos, crenças e personagens culturais, ou seja, é quando misturamos elementos de várias religiões em uma só.
	Grande parte da população brasileira é adepta do sincretismo religioso. Concordo, pois muitos são católicos não praticantes, mas quando sentem alguma necessidade procuram outras religiões, tais como: espiritismo, umbanda, cultos evangélicos entre outros, não fixando-se somente numa religião. 
	Podemos citar como exemplo do sincretismo religioso os Católicos Apostólico Romano não praticantes, que são batizados na igreja por tradição da família, porém não seguem a religião. Outros são católicos e pouco seguem a religião, no entanto quando sentem alguma dificuldade procuram um centro espírita, um terreiro em busca de satisfazer seus anseios ou procuram cultos evangélicos em busca de acalmar ou pedir remissão dos pecados.
	A imagem apresentada é uma sátira da realdade religiosa enfrentada diariamente por grande parte da população brasileira. Como a própria imagem nos remete a religião é vista como num supermercado, onde podemos escolher o que precisamos no momento, de acordo com os problemas que enfrentados em nosso cotidiano, ou seja, grande parte da população brasileira é adepta do sincretismo religiosos, pois na sua busca pelo fé e religiosidade, ha a necessidade de experimentar cada uma das religiões para conhecer suas doutrinas e encontrar a que melhor atende suas necessidades, mesmo assim existem pessoas que não encontram em nenhuma religião a que melhor supra sua busca pela fé, e acabam buscando em várias religiões o seu refúgio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais