Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DE ÉTICA,POLÍTICA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.
O capitalismo financeiro (Séculos XIX à XX) foi influenciado pelo pensamento iluminista de vários filósofos, dentre eles, o de John Locke.
Locke é considerado o pai do iluminismo por conta de suas ideias, as quais podem ser basicamente resumidas no tripé “Contrato Civil, Estado Natural e Estado Civil”.
John Locke afirma que o homem é anterior à sociedade. Além disso, ele alega que a igualdade, liberdade e a propriedade privada (direitos naturais) são inerentes ao Estado de Natureza do ser humano. Locke discorreu sobre o conceito de propriedade privada, termo muito frisado em seus estudos e que em um momento posterior serviu de base para o Capitalismo. Ele explicou que a propriedade privada precedeu a sociedade civil e que, portanto, seria um direito natural do indivíduo, o qual o Estado não poderia deixar de conceder. Ademais, é relevante mencionar que o conceito de propriedade exposto por Locke pode ser interpretado sob dois vieses, segundo o próprio pensador: a propriedade, stricto sensu, que diz respeito à posse de bens imóveis e móveis; e a propriedade, lato sensu, ela designa de modo simultâneo a vida, a liberdade e os bens dos indivíduos. O famoso filósofo também aponta o trabalho como meio de aquisição da propriedade pelo homem.
 Apesar de Locke mencionar o Estado de Natureza como um ambiente de igualdade, paz e coexistência de liberdades, ele não estava livre de certas perturbações na sua ordem harmônica, uma vez que havia a possibilidade da ocorrência de transgressões de direitos dos indivíduos. Nessa época, de estado de natureza, não existia o imprescindível amparo e a indispensável segurança aos direitos dos homens pelo Estado como se vê atualmente. Nesse ínterim é que se verificou a necessidade da criação de um Contrato Social a fim de salvaguardar os direitos de todas as pessoas. Assim, surge o contrato social com o objetivo, dentre outros, de proteger a propriedade privada dos homens. Essa proteção foi garantida pelo Estado Civil, novo Estado após o estabelecimento do Contrato Social entre os homens. Isso resultou no nascimento da sociedade civil, com a função da garantia dos direitos dos homens atribuída ao Estado. 
Nesse contexto, a garantia da propriedade privada gerou um grande estímulo à produção e, consequentemente, ao desenvolvimento econômico do capitalismo. Segundo Locke, a propriedade privada serviu de fundamento legítimo para a burguesia da época, a qual visava poder econômico e político. Nesse momento, o capitalismo estava em via de consolidação. O direito à propriedade foi inserido nas Declarações de Direitos como direito fundamento e inato ao ser humano. Nessas declarações é possível verificar a existência do caráter ilimitado de aquisição e acumulação de propriedade privada que foi atribuído pelos legisladores da época. Esse caráter ocasionou desigualdades na sociedade, sobretudo com a inserção do dinheiro na vida social, visto que os governos da época não imporão limites e meios de regulação da propriedade. Com o crescimento do capitalismo através do trabalho e do comércio, que estava mais frequente, essa desigualdade e a concentração de renda aumentaram, uma vez que o trabalho e comércio eram dois meios de aquisição da propriedade. Como se sabe, a base da economia capitalista é a propriedade privada, logo os conceitos de Locke foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo até os dias atuais. 
Hodiernamente, os Estados têm elaborado formas de limitar o direito à propriedade privada, com o intuito de diminuir as desigualdades presentes na sociedade moderna, contudo, as consequências negativas do capitalismo, como as citadas no parágrafo anterior, ainda estão muito presentes, uma vez que a eterna busca pelo lucro gera um pensamento egoísta por parte daqueles que detêm a maior parte do capital, e consequentemente, atitudes egoístas. Os homens que possuem maior concentração de renda, não se importam com aqueles que não possuem nem a metade do salário deles. Igualmente, alguns políticos não se importam com a questão da desigualdade social.

Outros materiais