Buscar

A atuação do Assistente Social na Unidade Básica de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A atuação do Assistente Social na Unidade Básica de Saúde – Sala de Espera como alternativa nos espaços de atendimento ambulatorial.
Apresentação
        Este projeto de intervenção configura a avaliação primordial da disciplina de Estágio supervisionado de Serviço Social ll. O campo de estágio de onde partirá a proposta de intervenção é o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde a Família), que irá intervir na UBS (Unidade Básica de Saúde), localizada no bairro Xucurus, na cidade de Palmeira dos Índios. Tendo como proposta a intervenção de realização na sala de espera, com a intenção não só apenas de descontrair o usuário no aguardo de atendimento, mais de transformar como espaço sócio – educativo, com promoção de temas diversificados na área da saúde.
       Sob a supervisão da Assistente Social Milene de Almeida Barros, este projeto consegue contemplar o desejo das estagiárias, com o objetivo de propor informação ao usuário em que ali se encontrar, no momento de aguardo ao atendimento médico, oferecendo palestras, distribuição de panfletos e atividades educativas, visando à promoção de cuidados com a saúde do usuário do sistema no SUS (Sistema Único de Saúde), estimulando a interdisciplinaridade ao aproximar o ensino acadêmico da realidade na unidade de saúde, estreitando a relação entre a teoria e prática, bem como a humanização do atendimento.
 JUSTIFICATIVA  
         Ao analisar que o usuário encontra-se a cada dia com mais ociosidade na espera ao atendimento médico, foi detectado que na sala de espera, eles necessitam de intervenção social e interdisciplinar para ocupação de seu tempo, podendo ser ofertado palestras preventivas em saúde.
     Veríssimo e Valle (2006) mencionam que a sala de espera é caracterizada como uma forma produtiva de ocupar um tempo ocioso nas instituições, com a transformação do período de espera pelas consultas médicas em momento de trabalho; espaço esse em que podem ser desenvolvidos processos educativos e de troca de experiência comuns entre os usuários, possibilitando a interação do conhecimento popular com os saberes aos profissionais de saúde. 
         Sendo assim, este projeto visa esclarecer ao usuário o funcionamento do SUS (Sistema Único de saúde), direitos do cidadão e propor temas voltados à promoção de saúde. Tendo como proposta ações preventivas de recuperação e de controle do processo saúde/doença.
         O assistente social nos serviços de saúde tem o papel de assegurar a integralidade e o cumprimento das ações previstas na lei orgânica de saúde nº 8080, que descreve os princípios e o funcionamento do sistema único de saúde.
     Podemos observar a prática do assistente social tem inúmeras alternativas para um agir com comprometimento dos princípios e diretrizes do código de ética profissional. Possibilitando uma prática inovadora e diferenciada daquela tradicional. Marilda Iamamoto (2001) ao analisar tal questão afirma que: 
 “(...) um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um Profissional propositivo e não só executivo”. (2001:20)
OBJETIVOS 
Objetivo Geral 
         Considerando as necessidades dos usuários, a “sala de espera”, tem como objetivo oferecer um cuidado humanizado, efetivando a aproximação entre a comunidade e os serviços da saúde. É através da sala de espera que a interdisciplinaridade dos profissionais de saúde tem a oportunidade de desenvolver atividade de divulgação de como cuidar e prevenir a saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida, como também uma melhoria no atendimento, garantir um maior acolhimento e melhorando a inter-relação usuário/sala de espera/profissional da saúde. 
Objetivos Específicos 
Oferecer aos usuários da UBS maior qualidade de atendimento na sala de espera;  Proporcionar uma vivência em diferentes dimensões de atuação profissional;
 Possibilitar ao usuário informações de como prevenir ou cuidar da saúde;
Promover troca de experiências e saberes entre usuário/ estagiário  Realizar dinâmicas educativas com familiares e pacientes na sala de espera.  
PÚBLICO ALVO
     
        Constitui público-alvo desse projeto, crianças, adolescentes, gestantes e idosos, nos quais é usuários do SUS, como também a assistente social, estagiários e profissionais da UBS. Portanto serão ofertadas palestras com temas diversificados sobre como prevenir e cuidar da saúde deste público como também de seus familiares. 
	
Metas
  Tenta-se  proporcionar um momento informativo de orientação e prevenção da saúde.  
Metodologia 
       Face ao exposto, cabe ao profissional de serviço social, em envolvimento constante e com responsabilidade em lutar em prol da efetivação das diretrizes propostas pelo SUS, utilizar suas ferramentas de trabalho cabíveis diante das propostas mencionadas.
      O assistente social, nos serviços de saúde, tem o papel de assegurar a integralidade e o cumprimento das ações previstas na lei orgânica de saúde nº 8080, que descreve os princípios e funcionamento do SUS.
        “Essa lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providencias. Vigorando todo território nacional para qualquer ação aos serviços de saúde realizados por pessoas ou empresas”. (Lei 8080).
        Pois a lei 8080 trata do SUS, dos objetivos e atribuições, dos princípios e diretrizes, da organização, da decisão e da gestão, do funcionamento, dos recursos e da gestão financeira. 
         Diante de algumas ferramentas utilizadas pelo assistente social, a sala de espera é um instrumento importante de trabalho para os serviços de saúde. Nesse sentido, esse projeto irá proporcionar experiência na extensão universitária, despertando-nos para o compromisso com o desenvolvimento de atividades do dia-a-dia do profissional, vivenciando a implantação desse projeto na sala de espera da USB no bairro Xucurus na cidade de Palmeira dos Índios, tendo como contribuir para a melhoria no atendimento e qualidade de vida na saúde com os usuários, ofertando temas diversificados na área da saúde, utilizando recursos visuais.
        Para esse projeto ser realizado, foi feita uma visita juntamente com a assistente social à UBS, a fim de mostrar a importância de idealizar atividade de promoção na sala de espera enquanto acontece o atendimento. Sendo assim após os profissionais concordarem, foi dado inicio as atividades. Após definirmos que iria ser realizado o projeto, foi passado um cronograma com temas sugeridos na área da saúde, para serem abordados durante os encontros da execução. Objetivando a melhoria e qualidade de vida do usuário, propondo abordar assuntos criativos e dinâmicos, para que possam atrair a atenção enquanto aguardam o atendimento. 
       Ao longo do desenvolvimento desse projeto, irão ser realizados vários temas de prevenção de doenças e promoção à saúde, onde podemos citar: alimentação saudável, hipertensão, a importância da amamentação e diabéticos, sendo ofertada com palestras, distribuição de panfletos e realização de dinâmicas.
RECURSOS E PARCERIAS
Recursos e Parcerias 
         Para o momento da sala de espera, terá a participação de um público diversificado, sendo crianças e adolescentes, idosos, gestantes, como também dos profissionais da UBS, entre eles: assistente social e enfermeira. Sabendo que com a apresentação desse projeto, será um momento de varias experiências, contribuindo para um exercício profissional qualificado e uma melhoria na qualidade dos serviços de saúde.
         Será utilizada uma linguagem simples, materiais didáticos como panfletagens com informações de saúde e figuras ilustrativas e um banner informativo. Haverá troca de experiências e informações que esclarecam dúvidas, com também os usuários terá participação e interesses nos temas propostos.

Outros materiais