Buscar

curriculos e programas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A- A equipe pedagógica diante desta situação, deverá explicar para o professor o funcionamento da escola, pois o professor acabou de assumir seu concurso e não tem conhecimento de como é a organização escolar, o ideal seria a equipe esclarecer as dúvidas do professor com o auxílio da lei 03/97 do MEC, que deixa bem esclarecida está situação. 
No artigo 6º paragráfo IV diz o seguinte - a jornada de trabalho dos docentes poderá ser de até 40 (quarenta) horas e incluirá uma parte de horas de aula e outra de horas de atividades, estas últimas correspondendo a um percentual entre 20% (vinte por cento) e 25% (vinte e cinco por cento) do total da jornada, consideradas comohoras de atividades aquelas destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático, à colaboração com a administração da escola, às reuniões pedagógicas, à articulação com a comunidade e aoaperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.
QUESTÃO B- Conforme previsto no Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)
Diante de todos estes item acredito que a educação já passou por diversos processos de transformação ao longo do tempo, porém ainda carece de alguns pontos que não cumpriu e que ainda deve melhorar. Deste modo, o ensino que "é para todos" por muitas vezes apenas reforça as desigualdades em algumas situações, principalmente em zonas segregadas e espaços onde a marginalização é comum, onde muitas crianças não tem direito a uma educação de qualidade por viverem em locais extremamente dominados pelo crime, onde crianças morrem vítimas de bala perdida dentro da escola. Locais de extrema pobreza onde não se tem condições dignas de estudo e de trabalho para os professores, fala-se tanto em erradicar o analfabetismo porém muitas pessoas ainda não conseguem concluir seus estudos por diversos motivos. Por isso, apesar de termos caminhado um longo caminho, não podemos parar, visto que a educação é fundamental para o povo, e somente através dela poderemos sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária com direitos e condições dignas para todos.

Outros materiais