questões de psicologia esab
30 pág.

questões de psicologia esab


DisciplinaPsicologia do Trabalho540 materiais3.971 seguidores
Pré-visualização7 páginas
questão 1 :
A teoria da hierarquia das cinco necessidades: fisiológica, segurança, sociais, estima e autorrealização, foi formulada por:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Abraham Maslow é o autor da teoria da hierarquia das necessidades, representando-as como uma pirâmide, tendo em sua base as necessidades fisiológicas e no topo a autorrealização.
	A
	
	Abraham Maslow.
	B
	
	Frederick Herzberg.
	C
	
	Douglas McGregor.
	D
	
	Henry Fayol.
Questão 2 :
Marque a opção que preenche corretamente o sentido da frase. 
___________ é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O poder é o que faz com que algumas pessoas possam obrigar outras a realizarem tarefas. Por exemplo, o poder investido aos governantes faz com que todos tenham que acatar as leis criadas por eles, mesmo que estas sejam contrárias às suas convicções pessoais.
	A
	
	Poder
	B
	
	Comando
	C
	
	Autoridade
	D
	
	Conflito
Questão 3 :
Marque a opção que preenche corretamente o sentido da frase.
O conceito de_________ implica em se conhecer dois aspectos: primeiro que existe um indivíduo influenciador; e segundo, os que serão influenciados.
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:O conceito de liderança trata da influência, a chefia inclui poder e autoridade formal.
	A
	
	Chefia
	B
	
	Motivação
	C
	
	Empowerment
	D
	
	Liderança
Questão 4 :
Assinale as sentenças e marque a alternativa correta:
I.As são reações a um sentimento.
II.As emoções estão desconectadas dos sentimentos.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:As emoções estão intimamente ligadas aos sentimentos, podendo ser interpretadas como uma reação ao sentimento, por exemplo, o sentimento de tristeza pode causar emoção, fazendo com que a pessoa chore.
	A
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	B
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	C
	
	Ambas estão corretas.
	D
	
	Ambas estão incorretas.
Questão 5 :
Analise a afirmação e assinale a resposta que representa a verdade.
\u201cO estudo da personalidade de um indivíduo dentro de uma organização pode ser discriminatória, retratando o indivíduo na sua totalidade e complexidade dentro do meio no qual ele está inserido\u201d.
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
O estudo da personalidade do indivíduo serve apenas para poder conhecer melhor como ele se comporta e qual é o cargo que melhor se adapta a ele, ou se ele tem o perfil necessário para ocupar o cargo oferecido pela empresa, jamais como forma de discriminação.
	A
	
	A afirmação está correta, pois leva em consideração princípios éticos.
	B
	
	A afirmação está correta, pois a organização precisa conhecer e discriminar o indivíduo para melhor adequá-lo à sua função.
	C
	
	A afirmação está incorreta, pois a organização não pode discriminar um indivíduo com base no estudo de sua personalidade.
	D
	
	A afirmação está correta, pois somente se pode retratar o indivíduo em sua totalidade e complexidade descartando o meio no qual ele está inserido.
Questão 6 :
Analise as sentenças abaixo:
I. O estudo da personalidade demonstra o quanto a psicologia é formada por grande diversidade de ideias.
II. Freud, Skinner, Maslow, Frederick W Taylor e Henry Fayol são exemplos de pesquisadores que contribuíram para o entendimento sobre a influência dos relacionamentos interpessoais dentro das organizações.
III. O humanismo é uma orientação teórica que enfatiza as qualidades únicas dos seres humanos, especialmente sua liberdade e seu potencial para crescimento pessoal.
IV. Os padrões de comportamento característicos das pessoas são formados pelos modelos aos quais elas estão expostas.
A seguir, assinale a alternativa correta. É correto o que se afirma em:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Frederick W Taylor e Henry Fayol não são pesquisadores que se interessaram em estudar os relacionamentos, mas sim a produtividade e a motivação nas organizações.
	A
	
	I, apenas.
	B
	
	I, II e III, apenas.
	C
	
	I,III e IV, apenas.
	D
	
	I, II, III e IV.
Questão 7 :
Sobre os testes de seleção, assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:É correto afirmar que no processo de seleção, devem ser analisadas as tarefas para poder identificar as características que são necessárias para a sua realização. Vimos na unidade 22 que a seleção de pessoal por meio dos testes psicológicos fundamenta-se no pressuposto de que a boa realização de uma tarefa está relacionada com a presença de certas características mentais. Os testes psicológicos são instrumentos de medida para as características mentais. Além disso, os testes psicológicos não estão presentes na seleção desde a era medieval, são criações do século XX, quando começaram a ser utilizados para a seleção.
	A
	
	A seleção de pessoal por meio dos testes psicológicos fundamenta-se no pressuposto de que a boa realização de uma tarefa está relacionada com a ausência de certas características mentais.
	B
	
	Os testes psicológicos são instrumentos duvidosos de medida para as características mentais.
	C
	
	Como ponto de partida no processo de seleção, devem ser analisadas as tarefas para poder identificar as características que são necessárias para a sua realização.
	D
	
	Os testes psicológicos sempre fizeram parte do universo empresarial nos processos de seleção, desde que as primeiras corporações de ofício passaram a existir na era medieval.
Questão 8 :
Sobre motivação,analise as afirmações abaixo:
 
I.A motivação das pessoas pode acontecer em função da recompensa, ou seja, do dinheiro que recebem por seu trabalho, mesmo que não gostem do que faz.
II.Hoje em dia, o que as empresas acreditam é que as pessoas já trazem dentro de si a sua motivação, e o papel da organização é ajudá-las a entender e buscar onde esta motivação está.
III.A motivação para o trabalho depende do significado que cada um atribui ao seu trabalho e do que espera colher como frutos de sua dedicação. 
IV.A motivação para todas as pessoas que trabalham em uma mesma empresa é única.
 
A seguir, assinale a alternativa correta. É correto o que se afirma em:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A motivação é um fator individual.Apesar de os fatores que geram a motivação, e que estimulam as pessoas,serem muito parecidos, cada pessoa atribui a eles seus valores e percepções. O que é importante para mim pode não ser importante para o outro, ou não ter o mesmo significado. Em uma organização, a motivação está, sim, ligada ao financeiro; as pessoas trabalham para poder ter dinheiro, e isso é comum a todos, mas o que elas buscam realizar com suas recompensas materiais é único para cada pessoa. Assim, a motivação pode ser conseguida por meiodo mesmo estímulo, mas não será a mesma para todos. Além disso, destaca-se que a sentença II está correta, tendo em vista que a motivação passa a ser considerada como algo intrínseco às pessoas, algo que faz parte de sua identidade, de sua individualidade (BERGAMINI, 2008).
	A
	
	I, apenas.
	B
	
	I e III, apenas.
	C
	
	I, II e III, apenas.
	D
	
	I,III e IV, apenas.
Questão 9 :
Marque a opção que preenche corretamente o sentido da frase.
\u201cA questão da resistência está presente na gestão de ____________ organizacionais.  A resistência por parte das pessoas é a que é mais facilmente apontada. É um comportamento natural ao ser humano, buscar a estabilidade, buscar estar em sua zona de conforto; então,quando algo muda, ele se vê obrigado a deixar o conhecido e encarar o desconhecido. E é assim que a resistência passa a existir\u201d.
 
Qual das alternativas a seguircompleta a lacuna no texto?
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A resistência às mudanças é uma questão