trabalho sobre termoquímica.
4 pág.

trabalho sobre termoquímica.


DisciplinaQuimica/ Metodologia Cientifica16 materiais308 seguidores
Pré-visualização1 página
Professor: Regina 
Trabalho de Química 
Termoquímica.
Matheus Esdras Silva Ferreira Nº:24 Série:2ºb
2018
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é sobre a termoquímica e veremos exemplos de como ela reage. Este trabalho está separado em três partes que são \u201cIntrodução, Conteúdo e Conclusão\u201d e este trabalho nos mostrara como a termoquímica funciona. 
CONTEÚDO:
Todas as reações químicas liberam ou absorvem energia ao ambiente. Os processos de liberação de calor são denominados exotérmicos e nos conduz em sensação de aquecimento, tal como as combustões. Em contrapartida, a sensação de friagem que sentimos, quando pegamos num cubo de gelo, e está ligada aos processos endotérmicos. Os processos de evaporação e fusão da água absorvem calor do ambiente, nosso corpo percebe tal mudança. Reações exotérmicas têm um balanço negativo de energia quando comparada a entalpia total dos reagentes com a dos produtos. Dessa forma, a variação de entalpia final é negativa e indica que houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção também sob forma de calor. A temperatura final dos produtos é maior que a temperatura inicial dos reagentes. O esquema de uma reação exotérmica pode ser representado da seguinte forma: 
Reações endotérmicas na reação endotérmica, o fornecimento de energia desloca o equilíbrio para a formação de produtos. Um a vez que es te processo absolve calor do meio. As reações endotérmicas têm com a característica possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+\u394H) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Ambas em forma de calor.
Como consequência, a temperatura dos produtos finais é menor que a dos reagentes.
O esquema de um a reação endotérmica a seguir:
CONCLUSÃO:
 Neste trabalho conseguimos obter maior percepção de reações exotérmicas. Muitas reações como estas acontecem no nosso dia-a-dia e são objeto de estudo da termoquímica. Por exemplo, os combustíveis usados para mover a nossa sociedade passam por reações de combustão, liberando energia na forma de calor, que é aproveitada para gerar movimento, eletricidade e aquecimento. Por outro lado, quando um gelo derrete ou quando a água líquida passa para o estado de vapor, há uma absorção de calor. Nesses casos são processos endotérmicos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
https ://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-quimica-reacoes-endotermicas-e-exotermicas/ 
http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/downloads/aulas/aula%205% 20-%20termoquim ica.pdf 
 http://mundoeducacao.bol.uo l.com.br/quimica/termoquimica-.htm