Psicopedagogia Clinica Prova
4 pág.

Psicopedagogia Clinica Prova


DisciplinaPsicopatologia6.290 materiais105.136 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Psicopedagogia Clinica Prova
		O Processo do desenvolvimento pode ser descrito em termos: é uma função da herança de um processo de maturação, da acumulação de experiências de vida; esse desenvolvimento só pode ocorrer num ambiente propiciador. Isso diz respeito a (ao): (Ref.: 201804323132)
	
	
	
	
	Dependência absoluta.
	
	
	Caminhar rumo à independência.
	
	
	Ambiente facilitador.
	
	
	Dependência relativa.
	
	
	Herança de um processo de maturação.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		2.
		Fernandez (1990) afirma que o diagnóstico para o terapeuta deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É ele, portanto, a base que dará suporte ao psicopedagogo para que este faça o encaminhamento necessário. É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo, recorrendo, para isso, a conhecimentos práticos e teóricos. Essa conceitualização diz respeito à (ao):  (Ref.: 201804324133)
	
	
	
	
	diagnóstico psicopedagógico e prática psicopedagógica.
	
	
	modalidades de apredizagem investigadas.
	
	
	processo de pesquisa e a intervenção na prática psicopedagógica.
	
	
	relação desenvolvida entre psicopedagogo e cliente.
	
	
	família e a importância desta investigação.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		3.
		Nadia Bossa no diz: ¿Psicopedagogia não é um saber ¿único e acabado¿, mas um saber aberto, em devir, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático¿. Com isso a prática psicopedagógica deve ser baseada em que princípios: (Ref.: 201804323105)
	
	
	
	
	Educacionais, Neurológicos, Pedagógicos e |Psicanalíticos aplicados a prática psicopedagógica.
	
	
	Neurológicos, Psicanalíticos, Filosóficos e Psicométricos aplicados na prática psicopedagógica
	
	
	Cognitivos, Pedagógicos, Evolucionista e Neurológicos aplicados a prática psicopedagógica
	
	
	Pedagógicos, Neurológicos, Multidicisplinar e Psicológicos aplicados a prática psicopedagógico.
	
	
	Psicológicos, Cognitivos, Neurológicos, Psicanalíticos aplicados a prática psicopedagógica
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		4.
		Com base nos princípios do exercício profissional previstos no Código de Ética do Psicopedagogo, são objetivos da atividade psicopedagógica, EXCETO: (Ref.: 201804460244)
	
	
	
	
	mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem
	
	
	Propor ações frente às dificuldades de aprendizagem.
	
	
	eliminar a discriminação, violência e crueldade.
	
	
	contribuir para os processos de inclusão escolar e social.
	
	
	promover a aprendizagem.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		5.
		A modalidade de aprendizagem, que surgem quando ocorre o predomínio do lúdico, em vez de permitir a antecipação de transformacões possíveis no processo de aprendizagem é:  (Ref.: 201804324107)
	
	
	
	
	hipoassimilativo-hipoacomodativo
	
	
	hipoacomodativo - assimilativo
	
	
	hipoassimilativo - acomodativo
	
	
	hiperassimilativo-hipoacomodativo
	
	
	hipoassimilativo- hiperacomodativo
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		6.
		(FUNDEPES, 2013, adaptado)Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. Neste último caso, trata-se, muitas vezes, do não-aprender, do aprender com dificuldade, do fugir de situações de aprendizagem. Sobre o diagnóstico psicopedagógico, qual a opção abaixo está INCORRETA?  (Ref.: 201804327383)
	
	
	
	
	na investigação diagnóstica não se pretende classificar o paciente em determinadas categorias nosológicas, mas sim obter uma compreensão global da sua forma de aprender e das dificuldades encontradas nesse processo.
	
	
	na ação diagnóstica se recorre sempre a conhecimentos teóricos e práticos, dentro de determinada perspectiva metateórica.
	
	
	no processo de investigação diagnóstica há uma retroalimentação permanente entre teoria e prática.
	
	
	no processo diagnóstico, busca-se organizar os dados obtidos em relação à sua vida biológica, intrapsíquica e social de forma única, pessoal.
	
	
	o diagnóstico psicopedagógico se submete ao tradicional método objetivo-racional-médico. Com este método, busca-se a unidade, a coerência, a integração que evitariam transformar a investigação diagnóstica em uma ¿colcha de retalhos¿ com a simples justaposição de dados ou com mera soma de resultados de testes e provas.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		7.
		(CFP, 2010, adaptado) Segundo Winnicott, a psicoterapia se efetua na sobreposição de duas áreas do brincar, a do paciente e a do terapeuta. A psicoterapia trata de duas pessoas que brincam juntas. Dentro desta perspectiva, leia as afirmações abaixo. I). O brincar contribui para o processo de avaliação diagnóstica, pois seu maior objetivo é trazer para a criança o prazer de aprender na escola. II). Os jogos constituem a principal ferramenta de avaliação e intervenção do psicopedagogo. É nele que se fundamenta o seu trabalho. III). As brincadeiras ampliam o universo terapêutico. Desenvolvem os aspectos cognitivos, as habilidades mentais, além de constituir em uma ferramenta muito útil no processo de avaliação diagnóstica. Ao brincar, o sujeito revela pensamentos, ações e atitudes, que talvez não pudessem ser observados em outras entrevistas. Está(ão) correta(s):  (Ref.: 201804327380)
	
	
	
	
	nenhuma das afirmações.
	
	
	apenas duas das afirmações, incluindo a II.
	
	
	apenas duas das afirmações, incluindo a I.
	
	
	apenas a afirmação III.
	
	
	todas as afirmações.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		8.
		O objeto de estudo da psicopedagogia é o processo de aprendizagem, portanto o papel do psicopedagogo adquire características específicas em duas dimensões:  (Ref.: 201804460255)
	
	
	
	
	O trabalho clínico e o trabalho corretivo
	
	
	O trabalho preventivo e o trabalho clínico
	
	
	O trabalho preventivo e o trabalho de reeducação
	
	
	O trabalho clínico e o trabalho vocacional
	
	
	O trabalho vocacional e o trabalho clínico
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		9.
		A investigação do trabalho diagnóstico e feita através da ¿escuta psicopedagógica...¿, para que ¿...se possam decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção¿. (Bossa, 2000, p. 24). Isso diz respeito a (ou): (Ref.: 201804324135)
	
	
	
	
	provas Operatórias.
	
	
	desvio e dificuldades da aprendizagem
	
	
	vínculo transferencial.
	
	
	modalidades de aprendizagem
	
	
	entrevista Operacional Centrada no Cliente.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		10.
		(CFP, 2010, adaptado) Jorge Visca traz algumas Técnicas Projetivas Psicopedagógicas que podem ser utilizadas no processo terapêutico junto ao sujeito. Leia as afirmações abaixo e depois responda. I). Durante a aplicação das Técnicas Projetivas é fundamental captar as relações de cada estímulo dado, seja verbal ou gráfico. II). Muitas Técnicas Projetivas utilizadas com fins avaliativos se baseiam em grafismo dirigido e, por essa razão, não sofrem interferência do desenvolvimento da escrita pela criança. III). O importante na avaliação dos Testes Projetivos é a visão integrada do que é projetado pelo sujeito. Como ele pensa, age e sente em cada momento ou lugar em sua vida. IV). O Teste Projetivo ¿Família Educativa¿ foi proposto por Jorge Visca e tem como objetivo pesquisar as relações de aprendizagem dentro da família, ou seja, o Modelo de Aprendizagem que os diferentes membros