Buscar

NAVE Colegio estadual Jose leite Lopes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NAVE
COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES
ESTACIO DE SÁ – PEDAGOGIA 
7° PERÍODO
1
CONHECENDO O NAVE
É Uma parceria, Publico-Privado, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura com a Oi futuro, o instituto de responsabilidade social da Oi, criado em 2008
NAVE - Núcleo Avançado em Educação
No começo, detalhes do curso e/ou livros/materiais necessários para uma aula/projeto.
2
Com esse projeto, o Oi Futuro com um investimento de R$ 10 milhões e a SEEDUC com investimento de R$ 5 milhões, levarão a cultura digital à educação para, assim, produzir formação diferenciada e de excelência.
Aliando tecnologia a uma metodologia moderna, a escola NAVE prepara os jovens para profissões em alta no mundo contemporâneo como roteiristas, programadores e designers especializados em produção de conteúdo para TV digital, internet, smartphones, tablets e jogos eletrônicos.
Continuação...
NAVE NO RIO DE JANEIRO
O NAVE no Rio de Janeiro é representado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes.
 O Colégio Estadual José Leite Lopes é um colégio de Ensino Médio integral e integrado a capacitação profissional em mídias digitais, com o funcionamento de 7:00h as 17:00h, localizado na Rua Uruguai, 204 - Tijuca, Zona Norte do Rio.
O ensino é gratuito e oferece aos alunos alimentação no local e transporte grátis (rio card)
Além disso, o NAVE também é um centro de pesquisa e disseminação de novos conhecimentos.
Para ingressar no CEJLL, os alunos até o ano de 2016 passavam por uma rigorosa prova, porém no final de 2016 esse formato foi alterado e o Colégio Estadual Jose Leite Lopes passou a receber seus alunos através do sistema da SEDUC, Matricula Fácil
NAVE NO RIO DE JANEIRO ...
O Colégio tem como objetivo formar um jovem:
 Autônomo (capaz de tomar suas próprias decisões)
 Solidário (com conceitos de cidadania e responsabilidade social e humanismo)
 Capaz (com habilidades e competências para ser inserido no mercado de trabalho)
PRINCÍPIOS E VALORES
PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Projeto Politico Pedagógico da Escola trabalha a Educação Interdimensional. Uma educação com o objetivo de desenvolvimento do indivíduo em seus diversos aspectos: intelectual, afetivo, físico, social e simbólico. 
Objetivos da instrução e resultados esperados e/ou habilidades desenvolvidas com o aprendizado. 
8
Uma proposta inovadora de integração que conta com metodologias em alta tecnologia e recursos modernos na área de tecnologias informação e comunicação.
Os professores também desenvolvem projetos pedagógicos favorecendo o processo de ensino aprendizagem do aluno.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
CURRÍCULO ESCOLAR
O currículo escolar é uma integração do currículo comum regular com as áreas técnicas, fazendo uma interação entre as disciplinas reapresentando os conteúdos através de projetos.
os professores tem o desafio de buscar metodologias, de acordo com a LDE e os PCNs, que façam com que as ares de conhecimento se comuniquem e concretizem os conteúdos
Lista de vocabulário relacionado. 
10
RECONHECIMENTO 
No ENEM, exame nacional do ensino médio o colégio nave vem se destacando, ficando entre as cinco escolas no ranking nacional em questões objetivas, e sua média no exame foi de 573 pontos em redação, 22 acima da média de todas as escolas fluminenses e 44 acima das paulistas.
RECONHECIMENTO
A escola Nave (Núcleo Avançado em Educação) foi escolhida como uma das 33 escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft. É a primeira vez que uma instituição brasileira é selecionada pela iniciativa “Microsoft Innovative Schools World Tour”, que reúne os colégios que mais se destacaram no Programa Escolas Inovadoras por terem conseguido unir com sucesso a tecnologia com a educação e a pedagogia.
 O C.E. José Leite Lopes, que integra o projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação, é um colégio de gestão democrática que conta com a participação dos diretores, do corpo docente, dos alunos, pedagogos
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Exemplo de gráfico.
13
O colégio funciona em horário integral e oferece cursos de Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais. O projeto tem duração de três anos.
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Os alunos são admitidos para uma 1ª série básica, onde têm oportunidade de conhecer as particularidades de cada curso. Durante este período, os alunos recebem informações importantes sobre as disciplinas específicas e sobre a atuação de cada profissional. Desta forma, na transição para a 2ª série, estão aptos a decidir, com o suporte da equipe da unidade escolar, qual o curso mais adequado às suas habilidades
Exemplo de gráfico.
15
Avaliação
O colégio Nave possui quatro tipos de avaliação 
 
Avaliação diagnóstica em alunos novatos na escola para definir seus conhecimentos.
Durante o ano são feitas três avaliações, uma tradicional composta de matérias do currículo do Ensino Médio e duas participativas em que os alunos demonstram na prática o que aprendeu durante o período.
Uma lista de procedimentos e etapas, ou um slide da palestra com mídia.
16
As salas de aula.
As salas e são organizadas de forma criativa e cômoda, em que todos possam estar em ambientes diversos e em grupos interagindo uns com os outros e o professor mediando os conteúdos de acordo com as necessidade.
Aprendizagem 
O Aprendizado acontece no Colégio José Leite Lopes através da apresentação dos conteúdos, contextualizados pelo professor, da interação do grupo e de experiências práticas, por meio da elaboração de projetos ou produtos concretos.
RESUMINDO.... 
De acordo com a proposta, o projeto Nave surgiu com intuito de provocar e estimular o alunado no que diz respeito a todas as suas dimensões, sem restrições, para que assim formem seres humanos em um todo, completo, eficiente e eficaz no processo ensino-aprendizagem.
É importante ressaltar que este visam o progresso e evolução do desenvolvimento da aprendizagem. Alinham as disciplinas tradicionais do ensino médio e o aprendizado para o mercado de trabalho do século XXI.
Essas instituições de ensino oferecem ao alunado um ambiente, o qual possuem instalações tecnológicas e recursos de ponta para garantir sua formação de excelência.
Muito diferente da educação que são apresentadas atualmente com grande defasagem do ensino e profissionalismo. Estas escolas inovadoras são notoriamente diferenciadas, pois estão preocupadas com desenvolvimento, desempenho, tanto do aluno quanto do educador, pois estes estão sempre em processo de construção do conhecimento, tendo sua aprendizagem, e formação continuada.
RESUMINDO.... 
PROJETOS DO NAVE
NAVE de Portas Abertas.
NAVE de Portas Abertas, evento que recebe a comunidade para compartilhar trabalhos e pesquisas desenvolvidas ao longo do ano. As palestras, apresentações e oficinas são gratuitas.
Programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação)  usa de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio para capacita jovens para atuar na área digital.
PROJETOS DO NAVE
NAVE de Portas Abertas.
Revista Digital: Produzida pelos próprios alunos 
https://issuu.com/search?q=dragazine
PROJETOS DO NAVE
TRABALHO GESTÃO ESCOLAR 
Ana Paula Xavier Santos
Ana Regina N. Bernardes
Áurea Lucia Rodrigues
Leidiane Reis
Maria dos Milagres
Universidade Estácio Sá-UNESA
Disciplina de Gestão escolar 
Prof.: Dalta Barreto
Conclusão do curso, palestra etc. 
24

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais