Princípios Gerais da Economia DISCURSIVAS
44 pág.

Princípios Gerais da Economia DISCURSIVAS


DisciplinaPrincípios Gerais da Economia Discursivas1 materiais33 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Discursiva: PGE
A resolução dos problemas relacionados à produção e a distribuição é traduzida pelo problema econômico fundamental, que gera três questões;
Quais são elas?
O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
Apresente algumas características sobre cada uma delas. pág. 67
O que e quanto produzir? Para Nogami e Passos (2003), a questão referente ao que e quanto
produzir diz respeito a quais mercadorias devem ser produzidas pelas empresas de um país e em
que quantidades.
Como produzir? Diz respeito a mobilização de esforços a qual técnica de produção utilizar na produção de determinadas mercadorias. É determinada pela concorrência entre os produtores e pelo emprego do método de fabricação mais eficiente ou mais barato, em que o produtor mais eficiente derrotará o mais ineficiente.
Para quem produzir? Diz respeito as opções políticas que, necessariamente, devem ser feitas. Será respondida pela oferta e demanda no mercado de fatores de produção, ou seja pelo montante de renda individual..
02- Levando-se em conta a figura do banco central, autoridade monetária de qualquer pais, discrimine suas funções básicas e bem como apresente alguns instrumentos de política monetária que se colocam à sua disposição numa economia moderna.
Emissão de moeda; administração da taxa de juros; coeficiente de recolhimento compulsório; operação de redesconto; operação de open Market e seleção do crédito. Também tem a função de preservar o valor da moeda ao longo do tempo e é responsável pelo controle direto da liquidez no sistema econômico.
03- REPETIDA
04- Relacionadas ao período feudal, explique o que eram as \u201cGuildas\u201d.
As guildas eram associações de profissionais surgidas na Baixa Idade Média (séculos XIII ao XV). O surgimento das guildas estava relacionado ao processo de renascimento comercial e urbano que ocorreu neste período.
05- [...] estudo de como os homens a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativa, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribui-las para consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos\u201d (SAMUELSON, 1979, P.3)
A explicação de Samuelson refere-se a qual base teórica?
Economia
*06- Para Marx, enquanto numa sociedade não capitalista o fluxo de troca poderia ser descrito por mercadoria \u2013 dinheiro \u2013 mercadoria (o processo, nesse caso, envolve a troca com o objetivo de adquirir outras mercadorias para uso), numa sociedade capitalista, o fluxo caracteriza-se por dinheiro \u2013 mercadoria \u2013 dinheiro (ou seja, o dinheiro era gerado pela produção e a troca de mercadorias produzidas a partir do capital disponível.
A partir dessa realidade industrial é gerada a mais - valia, defina-a de forma objetiva.
 
A acepção da mais-valia está associada à exploração da mão de obra assalariada, em que o capitalista recolhe o excedente da produção do trabalhador como lucro. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas. 
07- Segundo Thomas Malthus (1776-1834), as necessidades humanas evoluem numa PG (progressão geográfica) enquanto os recursos disponíveis crescem numa PA (programa de aritmética). Tendo em vista o destino da espécie humana, você deve argumentar sobre as implicações dessa afirmativa malthusiana, considerando tanto a época em que o ensaio foi escrito como também a sua eventual aplicabilidade nos dias de hoje.
Refere-se ao crescimento desordenado da população em relação aos recursos em que são essências para que a população tenha o mínimo de dignidade. Pois ainda nos dias de hoje nem todos possuem a casa própria. 
08- quais são as bases do liberalismo econômico?
São as propriedades privadas, a iniciativa individual, as empresas privadas. Basicamente organização, economia inclusive atividade do coletivo e não instituições.
09- Quais são as principais atribuições de competência do Banco Central do Brasil no Sistema Monetário e Financeiro Nacional, podemos destacar:
Emissão de moeda; administração da taxa de juros; coeficiente de recolhimento compulsório; operação de redesconto; operação de open Market e seleção do crédito.
10- Relacionadas com o problema econômico fundamental, quais são as três perguntas básicas que nos remetem as noções de recursos escassos e de necessidades ilimitadas?
O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
11- com relação a crise de 1929, considere o trecho a seguir:
\u201cA 3 de setembro de 1929 a bolsa de valores de Nova York atingiu os índices mais elevados que jamais seriam vistos........
Acerca da crise apresentada no trecho proposto, explique:
A - Qual o papel representado pela especulação financeira no processo de crise?
Tinha o papel dentro das operações financeiras que visam obter lucros com a compra e venda de papéis cujo valor oscila conforme o desempenho do mercado.Com a compra de ativos com fins não ao seu uso direto, mas à sua venda futura com lucro, no entanto os investidores aproveitavam o momento de crise para comprar com valores bem inferior.
B - Qual a relação entre as doutrinas dos economistas clássicos e de Keynes com relação a crise?
12- De que maneira e em quais aspectos o regime de produção feudal se diferencia dos modelos mercantilista e fisiocrata?
os aspectos a base da economia feudal era a agricultura e a criação de animais, os modelos mercantilista se dava através do comércio e os fisiocrata era baseado na regulamentação e normatização das ações governamentais.
13- qual era a origem da riqueza, segundo os mercantilistas?
A riqueza provinha do acúmulo de ouro e prata.
14- devido ao desenvolvimento da divisão do trabalho \u2013 que especializou pessoas e empresas na produção de mercadorias -, nas economias modernas há um volume absurdamente grande de mercadorias à disposição da sociedade. Com a divisão do trabalho, os agentes econômicos tornaram-se cada vez mais interdependentes, cada um depende do trabalho do outro ou depende, para seu bem estar, da produção do outro. Dessa forma, um volume grandioso de trocas indiretas é realizado e, nesse aspecto, a moeda desempenha uma de suas principais funções: ser intermediaria de trocas. A função de intermediaria de trocas (meio de troca ou meio de pagamentos) permitindo que mercadorias sejam compradas e vendidas em diferentes períodos de tempo sem depender da consciência de desejos. Além de servir como intermediário de trocas, a moeda exerce ainda outras duas funções básicas.
 Quais são elas? Explique uma delas.
R. Servir como unidade de conta e também como reserva de valor
A unidade de conta -esta representada nos diversos contratos existentes na economia aparece no valor do salário ali grafado: x unidades monetárias, contrato de serviços prestados e aos preços dos produtos etc...
Reserva de valor - A moeda permite armazenar e conservar os valores para utilização oportuna. 
15- Descreva como era organizada a sociedade durante o feudalismo.
A sociedade feudal era dividida em grupos e era caracterizada pela imobilidade social. dividida da seguinte maneira
Clero : Igreja(oração). 
Nobreza : Senhor Feudal(defesa). 
Campesinato : Servos e Vilões(trabalho).
16- o que significa política econômica?
Política econômica é a forma com que o governo interfere na economia e na vida dos agentes econômico. Consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.
17- Adam Smith (1723-1790) é o precursor dos autores clássicos, desenvolvendo um padrão de analise a ser reproduzido por seus sucessores \u2013 o sumario de a riqueza das nações, sua principal obra, é quase idêntico ao dos escritos de Malthus e de Ricardo. 
Para Smith, a riqueza de uma nação é medida de que maneira?