Buscar

AVALIANDO DIREITO CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0015_SM_201602357153 V.1 
	Aluno(a): PAULA DAIANY BATISTA PORTILHO
	Matrícula: 201602357153
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	21/04/2018 23:52:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603139225)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB 2007) A respeito da posse e da proteção possessória, assinale a opção correta.
		
	
	O possuidor de má-fé tem direito à retenção da coisa alheia até ser indenizado pelas benfeitorias necessárias e melhorias implementadas, tais como plantações ou construções.
	
	A posse natural é um direito real de aquisição da propriedade de bens móveis e imóveis. Para a obtenção dessa posse, exige-se o exercício de poderes de fato sobre a coisa.
	
	A ação possessória tem natureza dúplice, mesmo que o réu não demande, na contestação, proteção possessória nem indenização por benfeitorias erigidas na coisa. Nessas ações, admite-se a conversão de uma possessória em outra, ou, ainda, em petitória.
	 
	Na ação de reintegração de posse, a procedência do pedido fica condicionada à efetiva comprovação da posse, do esbulho praticado pelo réu e da perda da posse. Exige-se, ainda, a demonstração da data do esbulho, para que seja definido o rito pelo qual deverá tramitar o processo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603248995)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo aliena a Cícero o imóvel que é proprietário, ficando acertado que Paulo continuará no imóvel, não mais como dono, mas como comodatário, de modo que o primitivo possuidor, que tinha posse plena e unificada, passará a ser possuidor direto, ao passo que o novo proprietário se investirá na posse indireta. Operou-se, no caso, o modo aquisitivo derivado da posse, que é:
		
	
	a acessão.
	
	empréstimo.
	
	a traditio longa manu.
	 
	o constituto-possessório.
	
	a traditio brevi manu.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603279756)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2015/FCC /TJAL) A posse direta de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de algum direito
		
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, não podendo, porém, defender sua posse contra o que teve posse direta.
	
	real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá, se a posse direta advier de direito pessoal.
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, bem como defender a sua posse contra o que teve posse direta.
	 
	pessoal ou real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	pessoal não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá se a posse direta advier de direito real.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603300449)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2006 FCC DPE SP) Considere as afirmações: I. Os direitos reais e os pessoais integram a categoria dos direitos patrimoniais, sendo o primeiro exercido sobre determinada coisa, enquanto o segundo exige o cumprimento de certa prestação. II. Os direitos reais não podem ser classificados como direitos absolutos. III. O direito real, quanto à sua oponibilidade, é absoluto, valendo contra todos, tendo sujeito passivo indeterminado, enquanto que o direito pessoal (ou obrigacional) é relativo e tem sujeito passivo determinado. IV. Os direitos reais obedecem ao princípio da tipificação, ou seja, só são direitos reais aqueles que a lei, taxativamente, denominar como tal, enquanto que os direitos pessoais podem ser livremente criados pelas partes envolvidas (desde que não seja violada a lei, a moral ou os bons costumes), sendo portanto o seu número ilimitado. SOMENTE estão corretas as afirmações
		
	
	II e III.
	
	I, II e III.
	
	I e II.
	 
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603296868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPE PB 2010) São causas de perda da posse da coisa, exceto:
		
	
	Tradição e abandono.
	
	Destruição da coisa e constituto possessório.
	
	Perda e ausência de defesa da posse esbulhada.
	 
	Posse de outrem e desuso.
	
	Privação da disponibilidade física da coisa e inalienabilidade.

Outros materiais