Buscar

Áreas de atuação do Psicólogo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Áreas de atuação do Psicólogo
A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução do CFP 13/2007:
Sendo elas:
Psicologia Educacional / Escolar
Tem objetivo de ajudar pais, alunos e professores a solucionar problemas de aprendizagem.
Colabora na elaboração de programa educativos, no Projeto Político Pedagógico de creches e escola. Orientação Profissional também é uma atividade desse profissional.
Psicologia Hospitalar / Saúde
O psicólogo escolar tem a função de atender os pacientes hospitalizados e seus familiares. Atuando sempre com a equipe interdisciplinar, fortalecendo o paciente e familiares para a recuperação da saúde física e emocional.
Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepara lós emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros da equipe.
Psicologia Organizacional e do trabalho
Atua na seleção de funcionários para empresa. Orientar carreiras e colaborar em programas de restrições do trabalho.
Psicologia Social
O psicólogo social atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elabora programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
Psicólogo do trânsito 
Trabalha com problemas relacionados ao trânsito, realiza avaliações psicológicas em condutores e futuros motoristas e desenvolve ações socioeducativas com condutores.
Psicologia clínica
Atua em consultórios particulares, clínicas, auxiliando o paciente na compreensão, prevenção e alivio do sofrimento de fundo psicológico. Costuma concentrar em atendimentos em grupos como jovens, casais, crianças e famílias.
Psicólogo Jurídico
O psicólogo Jurídico atua no âmbito da justiça, planejando e executando políticas voltadas para cidadania, direitos humanos, prevenção e combate a violência.
Neuropsicologia
Os profissionais dessa área estudam as relações entre o cérebro e os comportamentos. Ele utiliza instrumentos para avaliar habilidades de atenção, memória, percepção, raciocínio, linguagem, afeto, função motoras e outras.
Psicomotricidade 
O psicólogo atua na área da educação, redução e terapia psicomotora e auxilia as pessoas no seu desenvolvimento, prevenção e reabilitação.
Psicopedagogia
Trabalha tanto na área institucional como clínica, amenizando as dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais