Buscar

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 1 AV 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
	Avaliando Aprend.: SDE0391_SM_201704041317 V.1 
	Aluno(a): THAYNA DOS SANTOS FERNANDES
	Matrícula: 201704041317
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	16/06/2018 13:46:25 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704870017)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Hábitos e preferências alimentares são originados na primeira infância. Ao longo das três últimas décadas, a globalização estabeleceu novos paradigmas e profundas alterações nas escolhas alimentares. Esse cenário associado ao aumento no uso da televisão e outras telas, como videogames e computadores, por crianças e adolescentes. A Academia Americana de Pediatria preconiza que o tempo dispendido em frente à TV pelos jovens não deva ultrapassar 1h a 2h por dia; no entanto, observa-se aumento crescente desta exposição em nível mundial. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) mostrou que 79,5% dos escolares do nono ano no ensino fundamental assistiam TV por duas ou mais horas diárias. Já a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 observou que os indivíduos entre 16 e 25 anos assistem cerca de 4h19min de TV por dia. (Oliveira et al. O uso de telas e consumo de refeições e petiscos por adolescentes brasileiros. Rev. Saúde Pública, 2016) http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v50s1/pt_0034-8910-rsp-S01518-87872016050006680.pdf Diante ao exposto no trecho do artigo acima, é possível observar que os adolescentes brasileiros dispendem mais horas em frente à TV que o preconizado pela Academia Americana de Pediatria. No que tange comportamento alimentar, promoção de hábitos de vida saudável e de alimentação saudável, prática de assistir TV e mídia, podemos afirmar o que está descrito nas afirmativas, exceto em:
		
	
	a distração provocada pelas telas interfere nos sinais fisiológicos de fome e saciedade, levando a escolhas alimentares inadequadas com consumo exacerbado de produtos de elevado teor calórico e baixo teor de nutrientes.
	 
	O número de horas diante da TV está diretamente relacionado ao consumo de alimentos saudáveis ao longo do dia, portanto quanto mais horas passa-se assistindo TV, menor é a probabilidade se consumir alimentos inadequados.
	
	a mídia influencia no comportamento alimentar, investindo fortemente em propagandas de fast-food, propagandas de alimentos ricos em calorias, bebidas carbonatadas, cereais matinais açucarados e produtos ultraprocessados.
	
	Poucas opções de lazer nos grandes centros urbanos e preocupação dos pais com a segurança dos filhos promovem a prática de assistir TV, em substituição às atividades externas como fonte de lazer e entretenimento de crianças e adolescentes, o que leva a inatividade física.
	
	Hábitos tradicionais de reuniões familiares ao redor da mesa vêm sendo substituídos por hábitos modernos de alimentar-se em frente a telas, levando as pessoas, em geral, a não prestarem atenção no que consomem e não mastigarem de maneira adequada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705130815)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CONCURSO PÚBLICO TAE - 2014) O estudo da transição nutricional é fundamental para fomentar a inserção das ações de alimentação e nutrição, no âmbito das estratégias de atenção à saúde, de forma multidisciplinar e promover o apoio e a incorporação qualificada do nutricionista, especialmente, na rede básica de saúde. Nesse sentido, análises de dados da transição nutricional demonstram que:
		
	 
	A característica dominante é a Desnutrição Energético Proteica (DEP), como evento de maior visibilidade epidemiológica.
	
	Houve o aumento da prevalência da Desnutrição Energético Proteica (DEP) e carências nutricionais específicas
	 
	Houve a passagem de um modelo de situação epidemiológica representado pela Desnutrição Proteico Calórica (DEP), para um novo cenário dominado pelo sobrepeso e pela obesidade.
	
	O processo foi caracterizado pelo declínio das carências nutricionais específicas e do sobrepeso e obesidade.
	
	As anemias diminuem sua prevalência ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704120409)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que apresenta a atividade desenvolvida pelo nutricionista em uma escola infantil, que é considerada como a fase de avaliação do planejamento.
		
	
	Ações educativas para conhecer o hábito alimentar dos pais e alunos, utilizando instrumentos como cartilha, jogos e música.
	
	Elaboração do dia do lanche saudável.
	
	Busca de trabalhos científicos sobre alimentação saudável e crianças.
	 
	Aplicação de uma atividade educativa com as crianças: Recorte e cole figuras que representam o seu lanche saudável.
	
	Visita na escola e aplicação da primeira dinâmica com as crianças para assim definir as prioridades o os objetivos do trabalho.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704631077)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma família tem o hábito de comer verduras apenas nos fins de semana, pois das cinco pessoas que moram na casa apenas uma trabalha e recebe um salário mínimo por mês. Durante a semana o almoço é composto apenas de arroz, feijão e uma opção proteica. Além disso, fazem apenas três refeições ao dia. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	
	Cognitivo
	 
	Situacional
	
	Ambiental
	
	Social
	
	Afetivo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704696196)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O alimento representa três situações no "comer", marque a alternativa que possua todas elas:
		
	 
	Sensorial, situacional e afetiva
	
	Cognitiva, Sensorial, situacional.
	
	Cognitiva, sensorial e afetiva
	
	Sensorial, cultural, situacional
	 
	Cognitiva, Afetiva, Situacional

Outros materiais