Buscar

portfolio pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OS DESAFIOS E AS NECESSIDADES DA INCLUSÃO 
VANESSA MENDES DA SILVA ,1389528
POLO IBAITI-PR
UNINTER
Todos já sabem que toda pessoa tem o direito de acesso á educação com qualidade na escola de acordo com as suas especificidades, independentemente de suas necessidades. Durante muito tempo atrás a educação especial configurou se como um sistema paralelo de ensino dirigido ao atendimento direto dos portadores de necessidades especiais, agora ele volta para dar suporte á escola regular no recebimento destes alunos, a educação inclusiva tem como objetivo de garantir o direito de toda a educação, a escola deve ser acolhedora para todos onde o aluno pode se sentir incluso. A inclusão. A busca pela transformação e de aceitação de que ser o humano é um ser único com suas diversidades e que precisa viver em sociedade e ser respeitado por diferenças.A inclusão implica em praticas pedagógicas inovadoras visando o sucesso da aprendizagem de todos os alunos,a escola como espaço inclusivo deve considerar como seu principal desafio,o sucesso de todos os alunos,sem nenhuma exceção.
Pude perceber que existem diferenças nos termos, exclusão, segregação e integração. Exclusão significar se afastar, deixar de lado, já a segregação significa deixar de lado o problema em apenas em um lugar só já a integração é que na nossa realidade é apenas um sonho,significa interagir todo ser humano com todos iguais sem colocar as diferenças em primeiro plano.
Foi em 06 de julho de 2015 que foi criada a Lei Brasileira de Inclusão, ela representa um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, a lei trata sobre questões de acessibilidade, educação e trabalho ao combate e ao preconceito e discriminação.Essa lei é uma revolução que beneficia milhões de pessoas que possuem necessidades especiais.
A Escola Municipal do Campo Jonas Buachak, ela se tornou uma escola para todos,quando falamos de inclusão não estamos referindo somente os deficientes físicos,auditivos ou visuais ,hoje esse tema é bastante abrangente ,tendo como inclusão transtornos mentais e comportamentais.Na Escola Municipal do Campo Jonas Buachak ela conta com 30 alunos ,desde do pré I até o 5º ano,um dos seus grandes desafios é a inclusão de um aluno do 1º ano com 7 anos de idade ,com diagnostico de autismo.
A escola com seus 30 anos, teve poucos alunos inclusivos, um dos exemplos é um cadeirante ela não era adaptada para esse tipo de deficiência mas foi no ano de 2011,ela passou por um reforma onde fez rampas em todas escadas e adaptou o banheiro,deixando ela totalmente adaptada.
A entrada desse aluno com a autismo impulsionou ações demonstrando que situações que podem alterar modos de pensar e agir. Abertos ás transformações,gestores e professores constataram que a experiência pode ser um ótimo método de aprendizagem.Os professores se dispôs a adotar ações imediatas para assegurar a permanência daquele aluno na escola.Como em muitas escolas no âmbito nacional a escola Jonas Buachak não estava totalmente preparada para receber esse aluno autista,uma grande reestruturação foi feita ,sendo necessário a elaboração de um plano de ensino que atinja e respeite a capacidade de todos.Acolhendo todos,sendo tratados todos iguais acabando com a discriminação em sala de aula entre os alunos,utilizando estratégias para atender da melhor forma possível.
Quando pensamos em educação inclusiva, a acessibilidade na escola é a primeira questão a vir em nosso pensamento. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, materiais, serviços e informações para qualquer pessoa vai muito além, envolve também estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos frente á diversidade.
Referências
http://vandaap.blogspot.com/2010/07/exclusao-segregacao-e-inclusao-escolar.html
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/07/05/com-avancos-na-educacao-lei-brasileira-de-inclusao-completa-um-ano

Outros materiais