Buscar

adulto idoso

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403070160)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	DENTRE AS OPÇÕES ABAIXO A DEFINIÇÃO DE GERONTOLOGIA CORRETA É A ALTERNATIVA?
		
	 
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO NATURAL.
	
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE NÃO SÓ DA PREVENÇÃO, DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS, MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS , MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO PATOLÓGICO.
	 
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO NOS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, SOCIAL, COMO CIÊNCIA PURA, BÁSICA OU ACADÊMICA.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403070169)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Escolha o diagnóstico de enfermagem que NÃO se encaixa diretamente para pacientes com transtornos respiratórios.
		
	 
	Intolerância à atividade.
	
	Troca de gases prejudicada.
	
	Padrão respiratório ineficaz.
	 
	Risco de glicemia instável.
	
	Ventilação espontânea prejudicada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403070199)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É muito comum haver isolamento social, discriminação e estigmatização associadas ao processo de envelhecimento, principalmente no tocante às alterações químicas que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Deste modo, saber identificar alterações patológicas do SNC é fundamental para promover maior longevidade e qualidade de vida ao idoso. É correto definir a demência conforme o item abaixo:
		
	 
	A demência é um fenômeno comum e fisiológico do processo de envelhecer, e pode ser traduzido culturalmente como caduquice
	
	A demência tem maior incidência em indivíduos idosos e é inevitavelmente a progressão de quadros de delírio crônicos
	
	A demência, principalmente a de Alzheimer, tem início insidioso, sua duração é relativamente curta, e a característica marcante é o prejuízo das memórias recente e remota
	
	A demência tem como fator etiológico mutações genéticas geradas pelo desgaste dos cromossomos celulares e a redução na liberação de catecolaminas, como a adrenalina
	 
	A demência possui como característica na fase inicial a manutenção de um comportamento social intacto, no entanto, podem surgir ilusões paranoides e comportamentos agressivos ao longo da doença
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403070313)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2014 - SUSAM Adaptada) A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial. Assinale:
		
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403069741)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei no. 10.741, de outubro de 2003) em seu capítulo VI, "Da profissionalização e do trabalho", marque Verdadeiro (V) ou Falso (F): I) O idoso tem direito ao exercício da atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. II) Para que o idoso possa exercer atividade profissional, é necessário que sejam avaliadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. III) Na admissão do idoso, em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fiXação de limite máximo de idade, inclusive em concursos, ressalvados os casos em que a natureza doc argo exigir. IV) O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de menor idade.
		
	
	As afirmativas I, III e IV são falsas e a II pe verdadeira
	
	A afirmativa II é falsas e as demais são verdadeiras
	
	As afirmativas I e II são falsas e III e IV são verddadeiras
	
	As afirmativas I e IV são falsas e II e III são verdadeiras
	 
	As afirmativas II e IV são falsas e e I e III verdadeiras

Outros materiais