Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CIVIL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV - AVALIANDO O APRENDIZADO
	Marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os direitos reais não precisam estar necessariamente previstos no Código Civil.
	
	A evicção está diretamente relacionada à característica da seqüela.
	 
	Por fazerem parte do direito privado, ramo em que incide a autonomia da vontade, os direitos reais podem ser livremente criados através de contrato, desde que devidamente registrado no Cartório.
	
	O dever do proprietário de um imóvel rural de conservação do meio ambiente pode ser considerado uma obrigação propter rem.
	
	
	(OAB 2007) Tendo em vista o que dispõe o Código Civil a respeito de posse, julgue os itens seguintes. I - Dá-se o constituto possessório quando o possuidor transfere a posse a outrem, mas mantém-se como detentor direto da coisa. II - Constitui efeito da posse a autodefesa do possuidor no caso de turbação ou esbulho. III - O possuidor de má-fé deve indenizar o reivindicante pelos prejuízos decorrentes de perda ou deterioração do bem, ainda que acidentais, salvo se provar que a perda ou deterioração ocorreria de qualquer modo, mesmo que estivesse o bem em poder do reivindicante. IV - É admissível a oposição de embargos de terceiro fundados em alegação de posse advinda do compromisso de compra e venda de imóvel, ainda que desprovido do registro. Assinale a opção correta.
		
	 
	Todos os itens estão certos.
	(TJ/MG) São direitos reais:
		
	 
	a habitação, a hipoteca, o uso e a anticrese.
(TJ/CE) No que se refere à posse, assinale a opção CORRETA.
	 
	Configura-se constituto-possessório quando o proprietário da coisa aliena esse direito e permanece na posse direta da coisa, de modo que aquele que possuía em seu próprio nome, passa a possuir em nome de outrem.
(TRE/CE) Com relação a Posse, considere: I. As benfeitorias não se compensam com os danos, e só obrigam ao ressarcimento se, ao tempo da evicção, ainda existirem. II. O possuidor pode intentar a ação de esbulho, ou a de indenização, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era. III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidos somente as benfeitorias necessárias. IV. O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. De acordo com o Código Civil brasileiro, está CORRETO o que se afirma APENAS em
	 
	II, III e IV
Marque a alternativa correta:
	 
	O absolutamente incapaz não perde a propriedade por usucapião.
João é possuidor de um imóvel situado na cidade de Lauro de Freitas, no qual reside com a sua família. Após retornar de uma viagem de férias, encontra o citado imóvel habitado por outra família, não conseguindo ter acesso ao mesmo. Qual a medida judicial cabível no caso apresentado:
	 
	reintegração de posse por ter sofrido esbulho possessório.
	Sobre a aquisição da propriedade imobiliária, pode-se afirmar que:
		
	 
	Via de regra a aquisição imobiliária se opera pela transcrição do título em cartório do registro público e a mobiliária se faz pela tradição.
	(Questão 30 126º Exame OAB-SP) A aquisição da propriedade imobiliária pela avulsão dá-se
		
	 
	pelo repentino deslocamento de uma porção de terra por força natural violenta, desprendendo-se de um terreno para juntar-se a outro.
(TJ/PA) No que tange ao instituto da posse, bem como a seus efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
	 
	O detentor não possui direitos equivalentes aos direitos do possuidor e, portanto, não possui direito à proteção possessória.
	(OAB 2006) Em relação ao contrato de mútuo com garantia de alienação fiduciária, é correto afirmar que
	
	 
	se considera vencido o mútuo se o bem dado em alienação perecer e não for substituído.
	Marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição, as quais também se aplicam à usucapião de bens móveis.
(OAB 2008) Em 2/7/2008, Renato teve de desocupar sua casa, que fora invadida por Glauber e Walter. Duas semanas após o fato, Renato procurou um advogado para se informar a respeito da providência jurídica que poderia ser adotada nessa situação.
	 
	tem direito à reintegração da posse, por tratar-se de esbulho.
	(II Exame Unificado OAB) Assinale a alternativa que contemple exclusivamente obrigação propter rem:
		
	 
	a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
	(DPE/AC) Com relação ao instituto da posse, assinale a opção CORRETA:
		
	 
	Segundo entendimento jurisprudencial do STJ, não é possível a posse de bem público, pois sua ocupação irregular representa mera detenção de natureza precária; portanto, na ação reivindicatória ajuizada pelo ente público, não há que se falar em direito de retenção de benfeitorias, o qual pressupõe a existência de posse.
(OAB 2006) Assinale a alternativa CORRETA:
	 
	nada obstante seja a hipoteca, conforme o Código Civil, um direito real que incide sobre coisa alheia, não é o credor hipotecário, pelo simples fato da constituição do direito, possuidor nem detentor.
(Magistratura TJMG/2008)A passagem forçada assegura ao proprietário do imóvel encravado o acesso à via pública, pela utilização dos imóveis contíguos. Considerando essa afirmativa, marque a opção CORRETA.
	 
	Sofrerá o constrangimento o vizinho cujo imóvel mais natural e facilmente se prestar à passagem.
(XVII EXAME OAB UNIFICADO 2015) Angélica concede a Otávia, pelo prazo de vinte anos, direito real de usufruto sobre imóvel de que é proprietária. O direito real é constituído por meio de escritura pública, que é registrada no competente Cartório do Registro de Imóveis. Cinco anos depois da constituição do usufruto, Otávia falece, deixando como única herdeira sua filha Patrícia. Sobre esse caso, assinale a afirmativa correta.
	 
	O direito real de usufruto extingue-se com o falecimento de Otávia.
(XIII Exame Unificado) Antônio, muito necessitado de dinheiro, decide empenhar uma vaca leiteira para iniciar um negócio, acreditando que, com o sucesso do empreendimento, terá o animal de volta o quanto antes. Sobre a hipótese de penhor apresentada, assinale a afirmativa correta.
	 
	Caso o credor pignoratício perceba que, devido a uma doença que subitamente atingiu a vaca leiteira, sua morte está próxima, o CC/02 permite a sua venda antecipada, mediante prévia autorização judicial, situação que pode ser impedida por Antônio por meio da sua substituição.
	
Marque a alternativa incorreta:
		
	
	Na descoberta a regra geral será de restituir a coisa ao seu dono ou legitimo possuidor, porém se antes da descoberta o descobridor teve despesas com a manutenção da coisa bem como com transporte etc terá direito á indenização e mais uma recompensa no valor de 5% denominado achádego
	 
	Mesmo sendo proprietario de outro imóvel urbano ou rural,poderá adquirir pela usucapião urbana a pessoa que possuir como sua propriedade urbana de ate 250 m² desde que faça uso para a sua moradia.
	
	A propriedade presume-se plena e exclusiva até prova em contrário.
	
	A declaração emitida pelo juiz que a propriedade fora adquirida por usucapião poderá constituir titulo hábil para o registro no cartório de registros imóveis.
	
	Os direitos reais sobre coisas móveis constituidos entre vivos só será aperfeiçoado com a tradição da coisa.

Outros materiais