Buscar

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Avaliando Aprend.: SDE0534_SM_201503704114 V.1 
	Aluno(a): CICERO PEREIRA NETO
	Matrícula: 201503704114
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	14/06/2018 22:54:25 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504740452)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta principal causa de morte em todo o mundo, e estima-se que será a terceira principal causa em 2020. Embora a DPOC acometa o sistema respiratório, outros sistemas são afetados por essa enfermidade, provocando descondicionamento físico, presença de resposta inflamatória sistêmica, estresse oxidativo, depleção nutricional, miopatia por corticosteroides e disfunção muscular esquelética. Em relação a essa doença, a reabilitação pulmonar está bem estabelecida e é mundialmente aceita como tratamento associado à terapia medicamentosa. Entre os componentes mais efetivos da reabilitação pulmonar estão aqueles relacionados à atividade física, como os exercícios aeróbicos, os exercícios resistivos periféricos e respiratórios, além das iniciativas educacionais. Considerando as proposições da reabilitação pulmonar e a fisiopatologia da DPOC, conclui-se que:
		
	
	Os exercícios respiratórios têm efeito direto sobre a função pulmonar, reduzindo o grau de obstrução aérea e aumentando o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1).
	
	Os exercícios aeróbicos devem ser evitados em pacientes com classificação GOLD I, devido à miopatia por corticosteroide.
	 
	Os exercícios aeróbicos aumentam a concentração de enzimas oxidativas mitocondriais, a capilarização dos músculos treinados, o limiar anaeróbico e, também, o VO2max.
	
	A hiperinsuflação pulmonar acarreta encurtamento das fibras do músculo diafragma, que tende a retificar-se e a aumentar a zona de aposição, o que melhora sua ação.
	
	Os exercícios resistivos periféricos devem ser evitados em pacientes com classificação GOLD I, devido à miopatia por corticosteroide.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503882968)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente 49 anos, com antecedente de cirurgia cardíaca, estava internado no hospital devido dor precordial. Apresentou subitamente parada cárdio respiratória, sendo realizado intubação traqueal e massagem cardíaca, com sucesso, porém observaram SpO2 = 83% e diminuição da expansibilidade torácica à esquerda. AP: MV abolido em HTE, sem ruídos adventícios. Após RX de tórax o diagnóstico clínico foi de Pneumotórax à esquerda. De acordo com as informações acima, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A classificação do pneumotórax do caso acima refere-se ao tipo Iatrogênico, devido massagem cardíaca.
	
	A ausculta pulmonar com murmúrio abolido justifica-se pela dificuldade da expansibilidade torácica, devido presença de ar na cavidade pelural.
	
	O timpanismo é característico do pneumotórax, durante a percussão pulmonar.
	 
	No pneumotórax, a pressão intrapleural torna-se cada vez mais negativa, levando ao colabamento do pulmão, justificando a queda da saturação de O2.
	
	As prováveis alterações encontradas no RX foram: desvio do mediastino para a direita e hipertransparência com alargamento dos espaços intercostais a esquerda.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504529334)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente sofreu um acidente automobilístico e evoluiu com quadro de pneumotórax à esquerda, após fratura de costela. Sobre o acometimento respiratório, marque a alternativa incorreta.
		
	
	A ventilação não invasiva pode acarretar barotrauma se o quadro do pneumotórax não for revertido antes de sua administração.
	 
	Caso haja acúmulo de secreção no hemitórax acometido, podemos realizar vibrocompressão e tapotagem.
	
	As manobras de expansão devem ser administradas somente após a drenagem do pneumotórax.
	
	Os principais sintomas observados serão: dispneia, tosse, dor pleurítica.
	
	O pneumotórax pode ser consequência de um traumatismo torácico fechado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504807184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A terapia de reexpansão pulmonar é indicada em situações de hipoventilação ou atelectasias. Para a realização desta terapia deve se aplicar algum dos três princípios: pressão negativa, pressão positiva ou posicionamento. Em relação ao posicionamento, a melhor posição para obter reexpansão pulmonar é:
		
	
	Inclinado
	
	Decúbito Ventral
	
	Decúbito Dorsal
	 
	Sedestação
	
	Decúbito Lateral
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504543970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a avaliação de um paciente pneumopata, o paciente relatou que apresenta melhora da dispneia ao sentar e posicionar as mãos nos joelhos. Qual o nome dado a esta postura adotada pelo paciente?
		
	 
	Ortopnéia
	
	Platipnéia
	
	Trepopnéia
	
	Paroxística noturna
	
	Sinal de Hoover
	
	
	 FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Avaliando Aprend.: SDE0534_SM_201503704114 V.1 
	Aluno(a): CICERO PEREIRA NETO
	Matrícula: 201503704114
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	14/06/2018 23:01:45 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504426557)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A _______ é uma doença heterogenia, geralmente caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, sendo definida pelo histórico de sintomas respiratórios como chiado, falta de ar, aperto no peito que variam ao longo do tempo e em intensidade, com limitação do fluxo aéreo expiratório. A opção que melhor completa a lacuna é:
		
	
	FIBROSE CISTICA
	 
	ASMA
	
	BRONQUIECTASIA
	
	TUBERCULOSE
	
	DPOC
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504432735)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos distúrbios ventilatórios restritivos - DVR, a "capacidade vital" e "capacidade total pulmonar", respectivamente, encontram-se:
		
	
	Diminuída e aumentada
	
	Aumentada e aumentada
	
	Aumentada e diminuída
	 
	Diminuída e diminuída
	
	Normal e aumentada
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503877457)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca das técnicas utilizadas pela fisioterapia respiratória em pediatria, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A percussão torácica é bem tolerada e efetiva na criança jovem.
	 
	A aspiração nasofaríngea deve ser evitada, se a criança foi extubada recentemente.
	
	A drenagem postural é realizada com as mesmas posturas utilizadas para adultos, devendo-se tomar cuidado, no entanto, com a presença de refluxo gastroesofágico.
	
	A tosse pode ser desencadeada em crianças com idade inferior a 18 meses por estímulo da fúrcula.
	 
	As vibrações são mais efetivas na remoção de secreções quando a freqüência respiratória está elevada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504870093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O principal objetivo da terapia de higiene brônquica é auxiliar na mobilização e remoção de secreções retidas, otimizar as trocas gasosas e reduzir o trabalho respiratório. Acerca do tema, marque a alternativa correta:
		
	
	A drenagem autógena é uma técnica que utiliza a respiração diafragmática para mobilizar as secreções variando os volumes pulmonares e o fluxo em 3 fases distintas e pode ser instituída sem a participação do paciente.
	
	A maioria das técnicas de higiene brônquica consegue a depuração completa das secreções na ausência de uma tosse eficaz.
	
	A drenagem postural envolve o uso da gravidade para auxilar a movimentação das secreções e não interfere na pressão intracraniana quando utilizada a postura com elevação dos pés da cama, não sendo contraindicada em pacientes com distúrbios cerebrovasculares.
	 
	O dispositivo flutter combina as técnicas do EPAP com as oscilações de alta frequência na abertura das vias aéreas. Gera pressões positivas expiratórias e estas dependem do fluxo expiratório do paciente.
	
	Durante a realização da técnica de ELTGOL o paciente deve estar com o pulmão acometidoem posição supra lateral.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503882775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a avaliação de um paciente foi verificado esforço respiratório e presença de sibilos expiratório à ausculta pulmonar. Ao ser realizada a nebulização prescrita, o fisioterapeuta orientou que o paciente realizasse a técnica de forma correta, pois a mesma é dependente de:
		
	 
	volume inspirado, velocidade inspiratória, via inalatória e pausa
	
	volume inspirado, via inalatória , pausa e principalmente, expiração forçada
	
	velocidade inspiratória, pausa, expiração forçada e tosse
	
	volume inspirado, via inalatória, expiração forçada e expectoração
	
	velocidade inspiratória, pausa, expiração forçada e expectoração
	
	
	 FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Avaliando Aprend.: SDE0534_SM_201503704114 V.1 
	Aluno(a): CICERO PEREIRA NETO
	Matrícula: 201503704114
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	14/06/2018 22:32:48 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504719804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cirurgias como toracotomias, laparotomias e cirurgias cardíacas, eventualmente provocam atelectasias e derrames pleurais nos pulmões. Fisioterapeutas têm utilizado técnicas para melhorar a ventilação pulmonar destes doentes. Sobre isto é correto afirmar que:
		
	
	breath-stacking consiste em inspirações sucessivas através de uma válvula unidirecional, com bloqueio do ramo expiratório.
	
	drenagem autogênica foi desenvolvida na Bélgica, não visa à expectoração de secreção e o paciente é treinado a respirar em 2 fases com 4 diferentes volumes pulmonares.
	
	o valor recomendado de aumento de volume corrente através da técnica de hiperinsuflação pulmonar é de 50% do basal.
	
	a pressão alveolar torna-se negativa durante o CPAP e isto gera aumento de volume corrente
	 
	espirometria de incentivo aumenta a ventilação pulmonar pelo aumento das pressões alveolares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504543970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a avaliação de um paciente pneumopata, o paciente relatou que apresenta melhora da dispneia ao sentar e posicionar as mãos nos joelhos. Qual o nome dado a esta postura adotada pelo paciente?
		
	
	Paroxística noturna
	
	Sinal de Hoover
	
	Platipnéia
	 
	Ortopnéia
	
	Trepopnéia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503882733)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as alternativas e assinale a seguir: I. Um paciente com derrame pleural terá frêmito tóraco vocal aumentado. II. A fadiga do diafragma pode causar padrão paradoxal de respiração e o paciente pode evoluir para suporte ventilatório mecânico. III.A presença de pneumotórax pode produzir hiperressonância durante a percussão torácica. IV. A presença de roncos durante a ausculta pulmonar pode indicar broncoespasmo das vias aéreas. Então:
		
	
	II, III e IV são verdadeiras
	 
	II e III são verdadeiras
	
	I e II são verdadeiras
	
	III e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504753181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à avaliação do paciente com alterações respiratórias, marque a alternativa que não condiz à finalidade da técnica descrita.
		
	 
	Na cirtometria dinâmica devemos fazer uma medição com a fita métrica, somente no momento inspiratório máximo e anotar o resultado, que representa o coeficiente respiratório.
	
	Na inspeção estática é importante avaliarmos o tipo de tórax do paciente, que poderá ser normal ou ter alguma alteração, como por exemplo, o pectus excavatum e o carinatum.
	
	Na percussão torácica avaliamos a produção dos sons na parede torácica, nos espaços intercostais, com a mão, ajudando a determinar se os tecidos estão cheios de ar, líquido ou sólido.
	
	A espirometria ou teste de função pulmonar é uma avaliação detalhada que possibilita avaliar todos os volumes, capacidades e fluxos diretamente, com exceção do VR.
	
	O peak flow é um instrumento de plástico, de fácil manuseio, não invasivo, que mensura o pico de fluxo expiratório dos pacientes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503919142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A dispnéia tem como origem
		
	
	hiper-hidratação, má oclusão e hipóxia
	
	hiperventilação, hipóxia e taquipnéia.
	 
	má perfusão, má ventilação e má difusão.
	
	hipóxia, hiper-hidrose e cianose.
	
	taquipnéia, cianose e hipocapnéia.
	
	
	 FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Avaliando Aprend.: SDE0534_SM_201503704114 V.1 
	Aluno(a): CICERO PEREIRA NETO
	Matrícula: 201503704114
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	02/06/2018 21:15:01 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504939756)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio. As principais fontes sonoras do tórax são o coração e os pulmões, entretanto, a traquéia, os brônquios, a pleura, o pericárdio, os grossos vasos e o esôfago podem gerar sons. Todas as lesões interpostas entre o pulmão e a parede torácica podem alterar o murmúrio vesicular, gerando os ruídos adventícios, que são classificados em secos (roncos e sibilos), úmidos (estertores crepitantes e subcrepitantes) e atrito pleural. Assim, na ausculta pulmonar, os sibilos expiratórios e as crepitações inspiratórias podem ser atribuídos, respectivamente, a:
		
	
	Broncoespasmo e edema de laringe
	
	Secreção e obstrução alta
	
	Epiglotite e secreções proximais
	
	Secreções periféricas e condensação
	 
	Broncoespasmo e secreções periféricas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504721179)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual destes testes não é utilizado para determinar aptidão cardiorrespiratória e capacidade funcional? (exame de especialidade COFFITO - Instituto Quadrix - 2015)
		
	
	Endurance Shuttle test
	
	Ergoespirometria
	 
	Teste de Romberg
	
	Incremental Shuttle test
	
	Teste de caminhada de 6 minutos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504752494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A quantidade máxima de ar que pode ser mobilizada para dentro dos pulmões a partir de uma expiração máxima é denominada:
		
	 
	Capacidade Vital
	
	Capacidade Inspiratória
	
	Volume de Reserva Inspiratório
	
	Volume Corrente
	
	Volume Residual
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504752518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual dos dados abaixo pode ser mensurado através da ventilometria:
		
	
	Freqüência Cardíaca
	
	Volume Residual
	
	Pe máx
	 
	Volume Minuto
	
	Pi máx
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504527269)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a avaliação de um paciente com comprometimentos respiratório, a ausculta pulmonar é um dos métodos utilizados pelo fisioterapeuta. Com relação a mesma, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	Não gera risco de contaminação entre os pacientes.
	
	A presença de sibilos pode indicar broncoconstrição causada pela asma.
	
	Deve ser realizada com o tórax despido para não alterar a percepção dos sons.
	
	Deve ser realizada antes e depois de cada atendimento fisioterapêutico.
	
	Serve para observar o murmúrio vesicular e presença ou ausência de ruídos adventícios.

Outros materiais