Buscar

AD2 Fundamentos III 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação à Distância 2 (AD2)
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO III Coordenador: Prof. William Soares dos Santos
CURSO:LETRAS
POLO: Paracambi
ALUNO: Amanda Marília Silva Ferreira
MATRÍCULA: 12213120132	DATA: 01/05/2018
Caro(a) estudante de nosso curso de Fundamentos da Educação III, a AD2, como todas as avaliações de nosso curso, tem um objetivo formativo e, portanto, devem ser compreendidas como momento de reflexão e construção do conhecimento. Espero que a questão apresentada possa levá-lo(a) ao debate, questionamento e compreensão de temas importantes para a educação. Grande abraço e bons estudos.
Obs.: Siga as seguintes orientações: 1) ao responder as questões, procure sempre escrever com suas próprias palavras. Não serão aceitas respostas que contenham apenas cópias integrais de trechos dos módulos da disciplina ou de livros. As citações devem ser colocadas entre aspas e com referências; 2) coloque um título em seu texto e desenvolva-o de modo dissertativo/argumentativo, procurando seguir o formato de um texto acadêmico com início, desenvolvimento e conclusão. Defina um tema central a partir do qual desenvolverá a sua argumentação; 3) o número de linhas trazido na avaliação é o número de linhas sugerido para que você desenvolva a sua resposta.
Boa avaliação. Qualquer dúvida entre em contato com a tutoria ou com a coordenação da disciplina
Questão:
I – Desenvolva a questão abaixo de acordo com o que é sugerido.
Em nossa 18a aula, abordando o tema da “Origem da formação docente”, lidamos com, entre outras questões, a vida e as ideias de Sócrates, (Σωκράτης), que viveu em Atenas entre c.469 a.C. a 399 a.C. Como você viu na aula (e em um video que foi pedido para que você assistisse), ele foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Considerado como um dos fundadores da filosofia ocidental. Tendo por base a nossa aula, escreva a respeito da importância de suas ideias para a Educação.
 
Sócrates foi um homem oriundo de família humilde, mas que conseguiu ter uma educação elevada. Isso promoveu sua caminhada para a disseminação do conhecimento. Seu desejo era dialogar com jovens ávidos pelo saber e pessoas simples, como trabalhadores e escravos. Seu objetivo era compartilhar o que sabia sem cobrar, diferente dos sofistas, com quem desejasse. “Sócrates desejava que todo cidadão sofresse uma transformação ética na sua forma de agir e também de conhecer. Para tanto, era preciso transformar-se, cuidar da alma e do conhecimento, e não só do poder, do lucro e dos benefícios, como procurava a sofística.” (CEDERJ, p.45). 
Diante da afirmativa, o filósofo leva seus seguidores a um autoconhecimento a partir da humildade e do questionamento sobre valores e verdades. Esse modo de ser gerou inveja e culminou em um julgamento que o levou à morte. Sua irônica e célebre frase era: “só sei que nada sei”, instigando os outros a reconhecerem a própria ignorância. Ele replicou seu conhecimento entre o povo por amor, vocação e convicção filosófica, e acreditava que todos deveriam ter direito a busca do conhecimento. Também não ensinava de forma dogmática, mas sim dialética. Era através do diálogo que os questionamentos surgiam, se multiplicavam e se tornavam em conhecimento.
Os ensinamentos de Sócrates mostravam dois propósitos: de demonstrar que o conhecimento era a base de toda a ação virtuosa e indicar que o conhecimento devia ser desenvolvido pelo próprio indivíduo com sua própria existência. Esta é a visão do professor que devemos ser. Não o detentor do conhecimento, mas o promotor de questionamentos, facilitador da “tempestade de ideias”, com o objetivo de permitir que o aluno construa sua própria trajetória na busca pelo saber.

Outros materiais