Buscar

O conceito de direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O conceito de direitos humanos tem como base à parte da ideia de direitos fundamentais no qual consiste na liberdade de pensamentos, de expressão e que todos somos iguais perante a lei, nascemos livres e da mesma forma em dignidade e em todos os direitos, munidos de razão e de consciência e devemos agir uns para com os outros em espírito de benevolência.
“No século XVII, iniciou-se uma “modelagem” do conceito de direitos do homem. A formulação do mesmo levou em consideração as ideias dos direitos naturais. Direitos esses que são inerentes ao ser humano.”
O objetivo dos direitos humanos é a manutenção da hierarquização constitucional rígida entre direito publico e privado, buscando a dissolução de fronteiras para operar a proteção do ser humano, reivindicando a respeito dos valores internos e externos das diversas sociedades.
O direito humano tem por embasamento os direitos fundamentais, direitos esses que explicitam o ideal de direitos básicos, como a liberdade de ir e vir descrito no Art. 5 § XV.
Todavia , a busca dos fundamentos absolutos se mostrou falha ao se deparar com os conceitos morais em meio social. A inquestionabilidade do fundamento foi buscada por séculos, pelo jusnaturalista, que observara o cair por terra tal tentativa ao constatarem que é inegável a existência de uma crise dos fundamentos. Tal crise é gerada devido a multiplicidade entre as culturas e conceitos morais existente entre os povos. 
Portando torna-se impensável a ocultação de uma moral única para todos. 
“Existem vedações da mesma em qualquer parte do mundo. Por exemplo, o relatório mundial e de outras fontes mostram que os indivíduos são:
Torturadas de maltratadas em pelo menos 81 países;
Enfrentam julgamentos injustos em pelos menos 54 países;
A tua liberdade de expressão é restringida em pelo menos 77. “
(HTTP://WWW.HUMANRIGHTS.COM/PT/WHAT-ARE-HUMAN-RIGHTS/VIOLATIONS-OF-HUMAN-RIGHTS/ARTICLE-3.HTML, P. 01)
De forma inalienáveis o conceito do jusnaturalismo o direito pertencente aos indivíduos imparcialmente do status que ocupam na sociedade em que vivem, evidenciando o Direito a propriedade, direito a vida, a liberdade, direito do poprietário aos bens produzidos pelo trabalhador assalariado.
O principal problema no fundamento do direito está em como buscamos justificar o que entendemos diariamente como direito, fundamentação do direito obsoluto é buscar formas e razões para que de fato seja validada na forma de direito positivado, a humanização do direito é discutida de forma ampla em sociedade que busca nos direitos humanos fundamentar os direitos básicos firmados na filosofia de direitos naturais, podemos notar que não há nenhuma diferença entre os direitos humanos e os direitos naturais e veem na distinta nomenclatura etiquetas para uma mesma ideia. 
O termo liberdade tão discutido nos direitos humanos “o dizer livre e no controle” é somente uma metáfora, socialmente não é plausível tal afirmação tendo em vista o direito do próximo, moldando assim a liberdade conforme a sociedade.
Não há possibilidade de fundamentar o direito e unifica-lo, levando em consideração a relatividade de cada época e sociedade, alguns fatores são predominantes e taxados como importantes conforme a civilização nela aplicada, dando assim a devida importância e prioridade conforme a sociedade nela imputada.
Partindo do pressuposto de que não existe hierarquia entre as diversas normas constitucionais, não há conflito entre as normas do plano normativo. Por exemplo, não existe conflito entre as normas que garantem o direito à liberdade de imprensa e o direito à intimidade. O que pode ocorrer é que a incidência delas sobre uma dada situação gere uma colisão entre os direitos fundamentais.
Destaque-se que existe uma diferença entre os termos direitos fundamentais e direitos humanos, na qual os últimos se referem a direitos internacionalmente considerados, enquanto que àqueles são os direitos previstos como tal na Constituição de determinado estado.
Sobre a aplicabilidade dos direitos fundamentais ficou estabelecido que a própria Constituição Federal confere aplicabilidade imediata aos mesmos. Em relação aos direitos fundamentais, é indiscutível a importância do Principio da Dignidade da Pessoa Humana, este visto como valor supremo a servir de base para todos os direitos fundamentais.
É imutável a vicissitude das relações e a sua justificativa implausível do direito do homem tornando assim algo a ser defendido.
Filosoficamente a interligação dos direitos do homem e suas ideias estão diretamente ligadas as ciências históricas e sócias, sendo assim a impossibilidade da sua desagregação a tais ciências.
A fundamentação dos direitos humanos teve sua solução com a aprovação da declaração universal dos direitos do homem, aprovada em 10 de dezembro de 1948 pela assembleia geral das nações unidas, mas hodiernamente existe uma crise dos fundamentos dos direitos humanos, e, o problema fundamental dos direitos do homem, hoje, não é tanto o de justifica-los, mas de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, mas político.
Os direitos humanos são direitos fundamentais que o homem possui pela sua própria natureza, pela dignidade que a ela é inerente. Não resultam de uma concessão da sociedade política, tem o dever de consagrar e garantir como um “minimum” de direitos para a existência digna do ser humano. Há uma uma crise dos direitos humanos, e o problema maior seria o da garantia a proteção através do Estado e pela comunidade internacional.

Outros materiais