Buscar

Planejamento 2015 web

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
4. Unidade Processo Administrativos
4.1 Funções Administrativas
4.2. Planejamento
4.3 Organização
4.4 Direção
4.5 Controle
4.6 Considerações Finais
Conteúdo da 4. ª Unidade
*
A NOVA EMPRESA SERÁ BASEADA NO CONHECIMENTO (BUSCA POR DIFERENCIAL COMPETITIVO) (segundo Peter Drucker – Considerado o Pai da Administração moderna).
COMPETITIVIDADE: ocorre QUANDO UMA EMPRESA CONSEGUE SE COLOCAR NUMA SITUAÇÃO DE VANTAGEM DIANTE DE SEUS CONCORRENTES, AUMENTANDO SEU TAMANHO, SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO E/OU SUA LUCRATIVIDADE.(CLARCK & GUY, 1998)
ADMINISTRAR : É UMA COMBINAÇÃO DE ESFORÇOS INDIVIDUAIS QUE TEM POR FINALIDADE REALIZAR PRÓPOSITOS COLETIVOS. (segundo Maximiano).
Uma empresa multinacional ou uma pequena oficina têm como maior objetivo gerar resultados para seus acionistas ou para a sociedade.
CONCEITOS BÁSICOS
*
*
Entender o processo administrativo é a essência do enfoque funcional da administração. O processo administrativo engloba os seguintes subprocessos ou funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar, que são apresentados na figura a seguir:
Processo Administrativo
*
*
O processo administrativo é um elemento chave na gestão empresarial. É um conjunto estruturado de funções inter-relacionadas, interdependentes e indispensáveis que transformam as informações do ambiente de negócios em produtos ou serviços com a finalidade de atender às necessidades e expectativas dos clientes internos ou externos.
PLANEJAMENTO 
*
*
As organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto, para sobreviver, as organizações necessitam de um rumo, de uma direção.
É por meio do planejamento que os administradores definem para onde a organização deve caminhar e como lá chegar.
*
Das quatros funções da administração – Planejamento, organização, direção e controle, a primeira é mais importante de todas.
Ela é a mais importante porque as outras funções dependem da primeira para que aconteça o sucesso organizacional.
Se uma organização não tiver suas metas e objetivos bem definidos e sem uma estratégia para alcançá-los dificilmente os administradores podem organizar os recursos, dirigir as pessoas e controlar os resultados.
*
FUNDAMENTOS DE PLANEJAMENTO
As organizações se definem pelos objetivos, mas suas atividades devem ter uma ordem ou um padrão, ou seja devem ter um plano para que os objetivos sejam alcançados.
A função do administrador é ,então, a de traçar os rumos e as estratégias que a organização deve seguir para atingir os objetivos propostos.
*
As decisões fazem parte da função do planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentável e sobreviver no longo prazo.
*
Conceito de Planejamento
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.
O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivos e como deve ser feito planos.
*
A Dupla atribuição do Planejamento
 
Planejamento
Definição dos 
objetivos
Concepção dos 
planos
Resultados,propósitos,intenção 
ou estados futuros que as organizações 
pretendem alcançar
Guias que integram e coordenam as 
Atividades da organização de forma a 
Alcançar os objetivos
*
A importância do Planejamento para Administração
As organizações precisam planejar para que elas possam enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia, etc. O ambiente exerce influência muito visível na organização para que o futuro dela seja deixado de lado.
*
*
Segundo SEBRAE: 99% dos estabelecimentos formais no Brasil são representados pelas Micro e Pequena Empresas.
500 mil empresas são abertas por ano (junta comercial) quase metade fecha nos 2 primeiros ano de existência e 60% dela não sobrevivem a quatro anos de mercado
Motivo: falta de planejamento (falhas gerenciais) 
Como: fluxo de caixa, concorrência, se existem clientes potenciais 
Em seguida: problemas conjunturais ou taxação tributária
*
Vantagens e benefícios do Planejamento
Proporciona senso de direção: O planejamento dá e especifica um rumo para organização, o que permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum. 
Focaliza esforços: O planejamento promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais. Cabe ao planejamento promover uma ação coletiva, que é a essência da organização.
*
Maximiza a eficiência: permite otimizar esforços e recursos organizacionais. Estabelece prioridades,evitando desperdícios e as redundâncias.
Reduz o impacto do ambiente: Obriga aos administradores a enfrentarem as mudanças ambientais.
*
Define parâmetros de controle: proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional.
Atua como fonte de motivação e comprometimento: facilita a identificação das pessoas com a organização. Os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarece o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.
*
Potencializa o outoconhecimento organizacional: Cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo o planejamento busca conhecer o ambiente externo, suas ameaças e oportunidades ao mesmo tempo que analisa o ambiente interno.
*
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO
Fornece Consistência: fornece um fundamento lógico para a tomada de decisão. Da consistência entre as decisões e os resultados desejados. 
*
Críticas ao Planejamento
O planejamento não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico.
É que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilização organizacional.
O planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.
*
Tipos de Planejamento
Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.
*
*
Tipos de planos
*
*
Planejamento por nível organizacional
*
Abrangência
Os planos podem ser estratégicos, táticos e operacionais, de acordo com o nível organizacional respectivo.
Estratégicos: É mais diretivo e capaz de mudar os rumos da organização.É definido e aprovado pelos principais executivos da organização e se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais.
Tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo.
*
Táticos: traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humanos.
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante.
Geralmente os planos táticos têm um horizonte temporal de um ano.
*
Operacionais: identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, que também contribuirão para sustentar as atividades dos planos táticos e estratégicos.
Os planos operacionais têm uma orientação de curto prazo (dias, semana ou meses) e são constantemente adaptados diante de novos desafios ou oportunidades.
Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. 
*
Grau de Especificidade
Os planos podem ser gerais ou específicos. Enquanto os planos específicos têm objetivos e atividades claramente definidas, os planos gerais são baseados em diretrizes gerais.
O que importa no planos gerais é o objetivo final e não a forma como será
alcançado.
Os planos específicos focam no processo, definido como, o quê e quando.
*
Horizonte Temporal
Os planos podem ser de longo, médio ou curto prazo.
Uma diferença crucial entre os planos estratégicos, táticos e operacionais reside na dimensão temporal.
Estratégicos – longo prazo
Táticos – médio prazo
Operacionais – curto prazo
Obviamente, a dimensão temporal dos planos depende do grau de mudança ambiental.
*
Os planos gerais podem ser ambíguos, criam maior flexibilidade. Os planos específicos dão maior definição, mas criam maior rigidez e limitam a possibilidade de mudança e inovação.
*
Permanência
Os planos podem ser classificados como permanente ou temporários.
Os planos permanentes são usados em situações predefinidas e se referem a tarefa desempenhadas rotineiramente em uma organização.
Os planos temporários extinguem-se quando os objetivos que os sustentam são realizados.
*
O papel dos Objetivos no Planejamento
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinadas direção.
Os objetivos podem ser classificados de acordo com:
natureza (rentabilidade, participação no mercado, satisfação dos clientes, produtividade)
Formalização (explícitos ou implícitos) 
processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos)
*
Hierarquia dos Objetivos
Os objetivos apresentam-se de forma hierárquica, de acordo com o nível organizacional.
*
*
Hierarquia de Objetivos
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes