Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803821604)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A qual conceito se refere a definição a seguir? A ___________ é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir a pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto psicológico.
		
	
	Atitudes sociais
	 
	Resiliência psicológica
	
	Adoção psicológica
	
	Normalidade afetiva
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804018792)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A respeito da Personalidade e do seu Desenvolvimento, não é possível dizer que:
		
	
	c) O desenvolvimento da personalidade se dá em seus aspectos biológico, emocional, intelectual e social.
	 
	d) Há apenas uma forma correta de se explicar o desenvolvimento humano, e esta é a evolucionista, que demonstra que as características que tiveram sucesso entre nossos ancestrais foram herdados pelas gerações seguintes.
	
	a) A personalidade de cada indivíduo é única e é o que o diferencia de todos os outros seres. Ela recebe influência do meio, mas também de nossa bagagem genética.
	
	e) Segundo as abordagens psicodinâmicas, das quais a psicanálise é um exemplo, o desenvolvimento da personalidade se dá a partir de forças e conflitos internos, sobre os quais o indivíduo tem pouco conhecimento e controle.
	 
	b) A personalidade está em contínua transformação; sua construção se inicia com a vida e se modifica ao longo de todo o ciclo vital.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803825082)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O modelo nuclear de família (composto por pai, mãe e filhos) é hegemônico em nossa sociedade; por ser hegemônico, é tido como o modelo "certo" a ser adotado. Aponte uma consequência desta visão sobre as demais configurações familiares:
		
	
	O modelo nuclear aparece com muito mais frequência na mídia.
	 
	Quaisquer outros modelos são tidos como desestruturados, sendo apontados como a causa primeira de todos os desvios de comportamento das crianças.
	
	Os demais modelos familiares são pouco frequentes em nossa sociedade.
	
	Pessoas que crescem dentro de outros modelos familiares apresentam desvios de comportamento social.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804126114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à Psicologia Jurídica pode-se afirmar corretamente:
		
	 
	Fornece bases para as decisões judiciais, sempre que questões psicológicas forem relevantes para a deliberação e extrapolem a formação dos operadores do direito, através de laudos, perícias e relatórios.
	
	Área pouco validada pelo Direito Brasileiro, pois é uma ciência subjetiva.
	
	Área da psicologia à qual o direito deve se submeter por força da legislação pertinente.
	
	Nenhuma das definições anteriores é adequada, pois a psicologia jurídica ainda está em fase de definição.
	
	Ramo que estuda a identificação de perfis criminosos, auxiliando a justiça e mais especificamente a polícia a identificar autores de crimes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804094160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há uma afirmativa no senso comum que diz: "de psicólogo e louco, todo mundo tem um pouco"; como, por exemplo, quando se ouve o problema de um amigo, ajudando a solucioná-lo. No entanto, o senso comum não é ciência. Para ser uma ciência, torna-se necessário fundamentá-lo em bases científicas.
Nesse contexto, é CORRETO afirmar:
		
	
	A psicologia é o estudo científico da fisiologia com finalidade de tratar e prevenir doenças e lesões, além de analisar do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente social.
	
	A Psicologia utiliza-se de técnicas como o tarô, a astrologia, a quiromancia, entre outras práticas associadas ao saber psicológico para resolução dos problemas humanos.
	 
	A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que estuda o comportamento e a psiquê humana e vem se desenvolvendo na história desde 1879, quando Wilhelm Wundt criou o primeiro Laboratório de experimentos em Psicofisiologia.
	
	A psicologia é uma área das Ciências Sociais que parte de observações empíricas do comportamento humano no cotidiano com foco em condutas anormais como: fobias, alucinações, agressividade, descontrole emocional, entre outros aspectos.
	
	A Psicologia é um ramo das ciências naturais que utiliza métodos científicos para o estudo do ser humano em toda a sua amplitude de mente e de corpo.

Outros materiais