Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201805477246)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui função social do direito:
		
	
	Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do Estado.
	
	Favorecer os que detém maior poder econômico.
	 
	Tanto prevenir eventuais conflitos, como resolvê-los quando já estabelecidos.
	
	Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas possam evoluir espiritual e materialmente .
	
	Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa priorizar sempre a classe dominante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805476982)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Estabeleça a relação entre as diversas acepções do direito e as afirmativas abaixo. A seguir, aponte a opção correta: I - O Direito como norma. II - O Direito como justo. III - O Direito como ciência. IV - O Direito como fato social. A - Cabe ao direito estudar a criminalidade. B - O direito não permite o duelo. C - O direito é considerado como um fenômeno da vida coletiva assim como os fatos econômicos, culturais, esportivos. D - A educação é direito de toda criança. Significa aquilo que é devido por princípio de justiça.
		
	
	I-A; II-B; III-C; IV-D.
	
	I-D; II-D; III-B; IV-A.
	
	I-B; II-C; III-C; IV-D.
	
	I-A; II-C; III-B; IV-D.
	 
	I-B; II-D; III-A; IV-C.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805477052)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB-FGV) O Positivismo Jurídico desenvolveu-se com o Estado Constitucional moderno. Esse mesmo Estado passou a reivindicar o monopólio da produção do direito. A partir das características do Positivismo Jurídico apresentadas abaixo, assinale a opção CORRETA. I. O direito é composto por um conjunto de normas que são isentas de juízos de valor. II. A coerção é o fundamento da norma jurídica. III. O ordenamento jurídico é coerente: não podem existir antinomias (contradições) entre normas. IV. O direito produz sua própria validade ética por sua competência formal de produzir as normas jurídicas.
		
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	 
	Somente a afirmativa IV está errada.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805477100)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O direito emana exclusivamente da lei posta pelo Estado. Não há direito fora da lei e do Estado.¿ Esta frase expressa uma ideia predominante em qual escola de pensamento jurídico?
		
	
	Culturalismo
	 
	Juspositivismo
	
	Normativismo
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Jusnaturalismo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805477053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as assertivas abaixo: I - O Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social. (Paulo Nader) II - O conflito por vezes é inevitável, e necessário se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito:compor conflitos. III -A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais. IV -A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo: o dever ser. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Somente a primeira opção está correta.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Todas as opções estão erradas.
	 
	Somente as opções III e IV estão corretas.
	
	Somente as opções I , II e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais