Buscar

Gestao de Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução:
O presente trabalho vai abordar o tema Gestão de Projetos, mais concretamente a sua estrutura e todas as suas fases, abordando o procedimento e a eficácia do projeto. São objetivos deste trabalho a pesquisa do tema e mostrar conforme uma boa utilização do método o trabalho/projeto terá seu objetivo e resultados alcançados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com uma pesquisa com um integrante da empresa Artia.
Entrevistado: Alexsandro, suporte ao cliente. (marketing@artia.com)
1.0 O que é um projeto
Projeto é um esforço temporário sem que haja repetição dessa atividade. De certo modo, é um empreendimento com resultado determinado a ser alcançado dentro de um prazo estabelecido. A definição de projeto oferecida pelo PMI:
 “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”
Projetos são exclusivos e não ocorre repetição. Por fim, eles precisam atingir um objetivo único, dentro de uma data determinada, usando de conjuntos limitados de recursos (humanos, financeiros e materiais) que devem ser aplicados para alcançar os objetivos estipuladas, sem que ultrapasse as expectativas iniciais de seus patrocinadores.
 
Fonte: Arkia(2018)
2.0 O que é gestão de projetos, para que serve
Entretanto o termo “gerenciamento” remeter à direção e à controle, isso não significa que o gestor saia por aí transferindo atividades, metas e cobrando resultados. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge ):
“Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos”.
O gerenciamento serve para que o projeto no final seja concluído com sucesso. Esse resultado é alcançado quando o projeto é concluído e atende as condições estabelecidos na etapa de elaboração, como orçamentos, tempo, etc. Dessa forma, o resultado deve ser entregue e aceito no prazo e custo estabelecidos.
O conceito de sucesso de um projeto ultrapassa o atendimento a restrições de escopo, tempo e custo. Ele também reflete um bem-estar do cliente com o resultado entregue. Um projeto entregue dentro do cronograma e sem custos adicionais é garantia de um cliente satisfeito e feliz
O gerenciamento de projetos surge como solução ao permitir que cada decisão de gerenciamento seja fixada em estratégias mais eficazes e eficientes para todos envolvidos no projeto.
3.0 Ciclo de vida de projeto
O ciclo de vida de um projeto é a divisão da Gestão do Projeto em fases pelas quais ele deve partir do início ao fim. A cada espaço que corresponda a uma fase, o projeto pode sofrer alterações importantes que iram determinar o andamento das atividades que devem ser produzidas, dependendo da complexidade e do escopo do projeto, cada etapa pode ser dividida em subunidades, de modo a conferir uma melhor organização ao trabalho desenvolvido.
Fonte: Arkia(2018)
As fases do ciclo de vida de projetos são definidas pela organização ou pelo gerente de projetos. No entanto, é possível mapear os projetos por fases genéricas, comuns a todos os ciclos de vida
3.1. Início do projeto
Grupo responsável pela autorização formal para dar início ao novo projeto. São determinados as necessidades e os objetivos, é necessário coletar informações, determinar custos, definir quem deve realizar cada atividade e, até mesmo, estipular o cronograma., fazendo com que o termo de abertura do projeto seja aprovado. Também é feita uma previsão de recursos para a análise de investimentos do negócio.
É fundamental contar com a participação dos clientes e todas as partes interessadas durante essa etapa, a fim de aumentar o agrado e aceitação na entrega. Isso garante o sucesso do projeto e faz com que todos se sintam envolvidos e importantes para a obtenção de resultados
3.2. Organização e preparação
Grupo responsável por planejar todo o desenvolvimento do projeto. há coletar de informações, determinam custos, definem quem deve realizar cada atividade e, até mesmo, estipulam o cronograma e os prazos de entrega a serem cumpridos isso significa escolher as melhores estratégias tendo em vista os recursos mobilizados e os objetivos que devem ser perseguidos, é importante realizar os seguintes encaminhamentos:
		previsão de recursos;
		dimensionamento de custos;
quadro de pessoal disponibilizado para o projeto;
definição de competências;
elaboração de um cronograma.
3.3. Execução do trabalho do projeto e monitoramento
Coloca em prática tudo aquilo que foi planejado e estabelecido nas etapas anteriores. O trabalho do projeto é colocado em prática, sendo necessária a concentração da equipe no andamento. Essa etapa envolve a administração dos trabalhos e dos recursos, além de exigir a inclusão das atividades descritas no escopo. 
Os processos de monitoramento devem ser realizados em grupo com a execução. Medidas de correção ou preventivas podem ser colocadas caso seja encontrado algum problema no passar das atividades. Isso acontecer quando as linhas de base de escopo, custo, tempo e riscos operacionais são levadas em consideração. Uma de suas principais vantagens está relacionada ao controle de qualidade do projeto. 
3.4. Encerramento do projeto
O encerramento de uma etapa acontece quando a equipe de trabalho confirma os resultados alcançado e conclui se o projeto conquistou seus objetivos. A entrega final é feita ao cliente e a atualização da base de conhecimento e de lições aprendidas também é realizada.
 Se o projeto em questão fosse uma casa, por exemplo, poderíamos ter a seguinte disposição de etapas vinculadas à conclusão dos seguintes serviços:
fundação da casa;
 	 	pilares e paredes;
 	 	telhado e cobertura;
 	 	revestimento;
 	instalações elétricas e hidráulicas;
 	pintura e cerâmica.
No ciclo de vida de um projeto, cada uma dessas entregas — as quais representam o encerramento de uma etapa — precisa ser examinada pelo cliente ou por quem dará continuidade aos trabalhos adiante.
4.0 Principais indicadores de desempenho de projetos
Os indicadores de desempenho nos projetos são basicamente semelhança entre o intuito final e o que já foi atingido. É possível constatar os problemas e suas possíveis fontes a fim de re planejar a rota do projeto.
Os indicadores podem ser reunidos em quatro grandes categorias: os de impacto, de efetividade, de desempenho e os operacionais. Os operacionais podem ser fragmentados em várias outras categorias, como qualidade, lucratividade, eficácia etc.
Os indicadores de desempenho apresentam a situação atual e em longo prazo de um projeto. É feito por meio do estabelecimento de modelos ou medidas. Alguma modificação mostrada indica uma provável situação de insegurança, que pode comprometer o planejamento no curto ou longo prazo. Desse modo, o gestor pode fazer um diagnóstico dos motivos das variações encontradas e determinar um plano de ação para resolvê-las.
4.1 Retorno sobre o investimento (ROI):Principal finalidade é apontar a como está a economia do projeto para o cliente, cálculo desse índice é feito pela razão entre quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.
4.2 Índice de Desempenho de Custos (IDC): Permite a medida do gasto do orçamento e desenvolvimento do projeto, relacionando com o que já foi feito do cronograma com a quantidade de recursos prevista.
Essa analogia permite a análise dos gastos no sentido de mostrar o que não representa real progresso no crescimento do projeto e exibe o retorno de cada valor investido. O cálculo pode ser representado por meio da expressão: 	
Valor agregado das entregas / custos calculados previamente
Se o resultado do cálculo for igual a 1, o desenvolvimento segue dentro do esperado; se for maior do que 1, há uma
economia de recursos, que deve ser investigada ou não dependendo dos objetivos do projeto.; se o resultado for menor do que 1, deve-se ter atenção para o gasto de recursos, pois o orçamento está claramente comprometido.
4.3 Índice de desenvolvimento do prazo (IDP): Garante a demonstração do que já foi realizado, contrapondo-se ao que foi programado. O cálculo é feito por meio da expressão:
Valor agregado das entregas / valor planejado para as entregas
Se valor obtido na expressão é igual a 1, temos um desenvolvimento das atividades dentro dos prazos estipulados, se for maior do que 1, o projeto está sendo realizado antes do esperado é se o resultado for menor do que 1, o projeto está em atraso e precisa ser revisto.
4.4 Nível de satisfação do cliente: Mede o sucesso do produto ou serviço oferecido. Não adianta ter um projeto extremamente bem executado e dentro dos prazos, mas com baixa aceitação por parte do cliente. O método tradicional de medir a satisfação do cliente é via pesquisa — por meio de formulário de satisfação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais