Buscar

Estudo dirigido Genética AV2 (com gabarito)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO GENÉTICA E PROBABILIDADE AV2
(COM GABARITO) MONITOR SÉRGIO RIBEIRO
QUESTÃO 1
O albinismo é uma anomalia de caráter recessivo que se caracteriza pela ausência de melanina na pele. Um casal de genótipo heterozigoto que possui pais albinos quer saber a probabilidade de o filho nascer com albinismo ou ser portador da anomalia. Calcule essa probabilidade e marque a alternativa correta:
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 2/4.
d) 3/4.
e) 5/4.
QUESTÃO 2
Uma mulher é casada com um homem e gostaria de ser mãe. O sangue da mulher, assim como o do homem, é do tipo AB. Qual é a probabilidade de a criança gerada por esse casal ser do tipo sanguíneo A ou B?
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 1/8.
QUESTÃO 3
As flores de maravilha podem apresentar cor vermelha, branca ou rosa. Essas cores resultam de alelos que não exercem dominância completa um sobre o outro. A flor vermelha é determinada pelo genótipo VV, e a rosa VB e a branca, por BB. Imagine que uma planta de genótipo VB cruza com um indivíduo BB. Qual é a probabilidade de nascer flores brancas ou rosas?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%
d) 75%.
e) 100%.
QUESTÃO 4
Um casal Rh+ com pais Rh- pretendem ter um filho. Geneticamente, qual é a probabilidade desse filho ser Rh- ou ser heterozigoto para a característica em questão?
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 2/4.
d) 3/4.
e) 5/4.
GABARITO
Questão 1
Alternativa “d”. Um casal heterozigoto poderá gerar um filho com os seguintes fenótipos: AA, Aa e aa. A probabilidade de nascer AA é 1/4, de nascer Aa é 2/4 e de nascer aa é 1/4. Como a probabilidade de nascer heterozigoto anula a probabilidade de nascer albino, devemos somar as probabilidades: 1/4 +2/4 = 3/4.
Questão 2
Alternativa “a”. Como o sangue dos dois é AB, o cruzamento ocorrerá entre os genótipos IAIB e IAIB. Desse cruzamento, são gerados os seguintes genótipos na seguinte proporção: 1/4 IAIA, 2/4 IAIB, 1/4 IBIB. Com o nascimento de uma criança do sangue A, elimina-se a probabilidade de nascimento de criança do sangue B. A probabilidade deve ser calculada por meio da soma dos dois casos: 1/ +1/4 = 2/4 ou 1/2.
Questão 3
Alternativa “e”. Do cruzamento entre plantas VB e BB, obtêm-se os seguintes genótipos na seguinte proporção: 2/4 VB e 2/4 BB. Somando as duas proporções, uma vez que um evento anula o outro, temos 4/4, ou seja, 100%.
Questão 4
Alternativa “d”. Como o casal é formado por dois indivíduos heterozigotos (Dd), temos as seguintes probabilidades e genótipos para um filho desse casal: 1/4 DD, 2/4 Dd e 1/4 dd. A probabilidade de ser heterozigoto ou ser Rh- é calculada somando-se as duas probabilidades: 1/4 + 2/4 = 3/4.

Outros materiais