Buscar

estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Defina fotossíntese e descreva, em poucas palavras, as suas relações com a absorção e transporte de água, nutrientes, CO² e com a respiração celular.
É a conversão e o armazenamento da energia luminosa em moléculas ricas em energia, a partir de CO2 ou H2O. Converte o CO2+água em carboidratos e outras moléculas. O processo de respiração celular consome O completando o ciclo ao produzir CO2 e água.
Explique como ocorre a absorção da luz pelos vegetais. Quais comprimentos de onda dão inicio a fotossíntese?
Depende da interação de um fóton de um determinado comprimento de onda com um eletron, onde é filtrado e direcionado no Complexo Antena, que ocorre a excitação e depois uma reação fotoquímica no centro de reação. Vermelho longo/curto e Azul longo/curto. (P680 E P700)
Esquematize como ocorre o transporte de elétrons em plantas C3 e em plantas C4? Qual o objetivo desse processo?
Fixar CO2 e produção de CHO
Qual a enzima chave para a realização da síntese orgânica nos vegetais? Descreva as características dessa enzima discutindo os aspectos positivos e negativo.
RUBISCO. Ela possui maior afinidade pelo CO2, mas em altas [ ] de O2 passam a competir pelo sitio ativo da Rubisco. Baixa eficiência de carboxilação.
Qual a diferença anatômica entre plantas C3 e C4 em relação a estrutura foliar?
C4 possui a bainha perivascular e o mesófilo não tem divisão entre paliçádico e lacunoso.
Por que não ocorre síntese orgânica no cloroplasto do mesofilo de planta C4?
Porque a captação de CO2 ocorre no citosol das células do mesófilo.
A síntese orgânica de planta C3 e C4 ocorre de forma diferenciada. Descreva como ocorre a síntese orgânica em plantas C4 - via enzima málica NADP+.
A entrada de CO2 com H20 forma o HCO3, ai então PEP + HCO3- pepcase AOA que através de uma transaminação é convertida em Aspartato que entra na Mitocôndria, há uma desaminação e com a entrada de uma NADH o AOA transforma-se em Malato que através da Enzima Málica NAD+ libera o CO2 para o Ciclo de Calvin no cloroplasto e o piruvato no citoplasma que volta a se tornar Alanina com o grupo NH2, onde no mesófilo esse NH2 sai e o piruvato que sobra é levado ao cloroplasto e transformado em PEP por um ATP.
O que são plantas CAM e qual mecanismo elas desenvolveram? Como é a síntese orgânica nestas plantas?
Caracteriza-se por um processo de carboxilação noturna e descarboxilação diurna. As CAM abrem estômatos a noite. CO2 é catalisado pela PEPcase e armazenados no vacúolo na forma de Malato. Durante o dia os estômatos se fecham e o Malato é descarboxilado fornecendo CO2 para o Ciclo C3.
Descreva o carregamento do floema seguido do transporte fonte-dreno. Quais órgãos são considerados fontes e quais são considerados drenos?
Através do fluxo de massa com um gradiente de pressão da fonte para o dreno, ocorre absorção de sacarose, entra água através das células companheiras, e ocorre o fluxo de massa, passando pelos tubos crivados. E para chegar ao dreno através de diferença de concentração e via plasmodesmos.
Fontes: Folhas Maduras
Drenos: Raizes, Flores, Frutos, Sementes, Caule, Folhas Novas.
Quais as etapas da respiração? Descreva-as sucintamente. E quais são os substratos respiratórios?
Glicólise – Via Glicolitica que é a quebra de uma molécula orgânica liberando e- e transportados pelo NADH2 E FADH2 para cadeia respiratória e produzir ATP.
Glicólise – Via Pentose-Fosfato quebra de molécula orgânica liberando e-, transportados pela NADPH2 E FADPH2 e não ocorre produção de ATP.
Ciclo de Krebs – Produção de energia e/ou compostos redutores para cadeia de transporte de elétrons e produzir esqueletos carbônicos.
Cadeia de Transporte de Elétrons – Principal fonte de produção de ATP das células, reduzindo o NAD das etapas anteriores e formando ATP.
Substratos: Polissacarideos (amido), lipídio, proteínas e aminoácidos.

Outros materiais