Buscar

Aula 4 PRONTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Excelentíssimo Senhor Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça
Tício, brasileiro, casado, engenheiro, portador do RG de nº (número) e inscrito no CPF de nº (número), residente e domiciliado (endereço completo), nesta cidade, com endereço eletrônico (e-mail), vêm por seu advogado infra-assinado, conforme procuração anexa, com escritório (endereço completo), onde receberá notificações e intimações para fins do Art. 77, V do CPC, com fundamento nos termos do Art. 5º, LXXII da CRFB/88 e da Lei nº 9.507/97 vem impetrar o presente:
HABEAS DATA
Pelo rito especial, em face do Ministro de Estado da Defesa, com sede funcional (endereço completo), aduzindo para tanto o que abaixo se segue:
I – DO FORO COMPETENTE 
 O Artigo 105, I, alínea b, da CRFB/88, assim como o artigo 20, I, alínea b, da Lei 9.507/97 estabelece que “compete ao Superior Tribunal de Justiça, processar e julgar, originalmente os mandados de segurança e os habeas data contra ato do Ministro do Estado, dos comandantes da marinha, exército e aeronáutica ou do próprio Tribunal”.
II – DOS FATOS 
 Na década de setenta, o impetrante participou de movimentos políticos que faziam oposição ao Governo então instituído. Por força de tais atividades, foi vigiado pelos agentes estatais e, em diversas ocasiões, preso para averiguações. Seus movimentos foram monitorados pelos órgãos de Inteligência vinculados aos órgãos de Segurança do Estado, organizados por agentes federais. 
 Em 2010, Tício requereu acesso à sua ficha de informações pessoais, tendo o seu pedido indeferido, em todas as instâncias administrativas. Esse foi o último ato praticado pelo Ministro de Estado da Defesa, que lastreou seu ato decisório, na necessidade de preservação do sigilo das atividades do Estado, ato este que claramente viola a intimidade e a vida privada do impetrante e fundamenta a propositura do presente Habeas Data. 
III – DA PROVA DA RECUSA À INFORMAÇÃO 
 Conforme já narrado, o impetrante teve o seu pedido indeferido, em todas as instâncias administrativas, conforme documentação anexa, comprovando o requisito essencial para a impetração da presente ação, de acordo com o Art. 8º, I, da Lei de nº 9.507/97.
IV – DOS FUNDAMENTOS
 O Art. 5º, LXXII, da Constituição Federal, prevê como direito fundamental o acesso a informações, concedendo o habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas do impetrante, constante de registro nas entidades públicas, por tal motivo trona-se cabível a propositura desta ação. 
 Segundo o Art. 5º, X da Constituição Federal, o direito a intimidade e a vida privada está sendo cerceado diante da recusa injustificada, pretende o impetrante obter as informações sobre seu registro com base no artigo 5º, XXXIII, da Constituição Federal.
IV – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, vêm requerer a Vossa Excelência o que se segue:
Que seja notificada a autoridade coatora dos termos da presente a fim de que preste as demais informações que julgar necessárias acerca da presente;
Que seja intimado o representante do MP;
A procedência do pedido de habeas data, para que seja assegurado ao impetrante o acesso às informações de seu interesse.
V – VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$ 1.000,00 para efeitos procedimentais. 
 Termos em que, 
pede deferimento. 
Local e data.
Advogado
OAB/UF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais