A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
Psicologia na Saude

Pré-visualização | Página 1 de 12

Ref.: 201502806308
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As diferentes teorias podem modificar a forma como um fenômeno é pensado. A teoria freudiana modificou a forma de se pensar sobre o homem. De acordo com sua teoria o que passou a ser determinante para o sujeito foi:
		
	 
	a consciência.
	
	o pré-consciente.
	
	o superego.
	 
	o inconsciente.
	
	o ego.
	
Explicação: A teoria freudiana busca explicar o funcionamento da subjetividade a partir de um conjuntos de pensamentos que se encontram fora da consciência, mas que têm efeitos sobre a forma de pensar e os comportamentos das pessoas. Esta estrutura , pois funciona como um sistema Freud denominou, O Inconsciente.
	
	 
	Ref.: 201502804971
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo a Enciclopédia Britânica a clínica é um conjunto organizado de serviços e práticas oferecendo diagnóstico terapêutico ou tratamento preventivo. Na área da saúde este conceito é usado para:
		
	 
	Designar a atividade organizada para atender aos sujeitos com o sofrimento físico ou mental.
	
	Designar a uma boa formação dos profissionais de saúde para lidar com o sofrimento físico.
	
	Designar a forma como as pessoas se comportam com transtornos desadaptativos.
	 
	Designar a significação dos atos mentais dos seres humanos com sofrimento mental
	
	Designar a integração da teoria com a prática na área da saúde.
	
Explicação:
 
A clínica é definida como o conjunto organizado de serviços e práticas com o objetivo de oferecer diagnóstico, terapias e tratamento preventivo a todos que necessitam de cuidados. Este conceito de clínica propicia uma atitude organizada para que os profissionais de saúde atendam de forma holística sujeitos com sofrimento tanto físico como  mental.
	
	 
	Ref.: 201503288329
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A psicologia aplicada a saúde é de extrema importância para a adequação integral do processo de cuidar dos pacientes. O estudo da psyché, ou como chamavam os filósofos clássicos , da alma, é essencial para o melhor entendimento sobre a real situação que aflige o cliente. Acerca desta afirmativa assinale a reposta correta:
		
	 
	O profissional da saúde deverá "escutar a história daquele sujeito singular.
	
	Há doenças não podem ser diagnosticada por meios físicos e científicos
	 
	A Psicologia da Saúde preconiza uma visão holística do sujeito
	
	Diminuindo o sofrimento e aumentando a qualidade de vida
	
	O tratamento psicológico transformar a visão do sujeito
	
Explicação:
A Psicologia da Saúde atua no sentido de auxiliar no entendimento da importância de um atendimento integral que só é possível através da visão holística sobre o ser humano, na compreensão da relação entre corpo e mente para o estabelecimento tanto da saúde como da doença. Sendo assim, entendemos psicologia da saúde como a ciência que visa a prevenção e promoção da saúde.
	
	 
	Ref.: 201503373941
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Psicologia na Saúde é considerada "como a ciência que busca responder questões a respeito da forma como seu bem-estar é afetado pelo que você pensa, sente e faz". (Straub, 2002). Considerando esta afirmação, o objetivo da Psicologia da Saúde é:
		
	 
	A compreensão dos fenômenos mentais.
	
	A promoção e a prevenção da saúde.
	 
	A compreensão do processo saúde- doença.
	
	A formação do profissional de saúde.
	
	A integração da teoria com a prática na área da saúde.
	
	 
	Ref.: 201503288338
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A clínica psicanalítica trabalha com o discurso do paciente que é a forma com que devemos acolher nossos pacientes deixando que expressem seus sintomas na fala, PORQUE assim os conflitos inconscientes podem ser articulados com outra significação.
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
Explicação:
A clínica psicanalítica é uma abordagem clínica que postula que sintomas sem causa orgânica que se manifestam no corpo são expressões de conflitos psíquicos que são desconhecidos da pessoa e que expressar estes conflitos pela fala leva a pessoa a conscientizar seus conflitos inconscientes e dar um novo sentido e uma nova significação que levam a remissão do sintoma. Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda que afirma que expressar pela fala leva a um novo significado é justificativa correta da afirmação de que os conflitos se expressam pela fala e têm um sentido.
 
	
	 
	Ref.: 201503373939
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando que o conceito de subjetividade segundo Bock, "é a síntese individual e singular que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural". BOCK, A.M.B; Furtado, O. E Teixeira, M. de L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva. É INCORRETO afirmar que:
		
	 
	A subjetividade é o mundo de ideias internas e singulares de cada um.
	 
	A subjetividade é uma manifestação inata da mente sem consequências no corpo.
	
	A subjetividade é uma manifestação afetiva e do comportamento.
	
	A subjetividade é uma construção dinâmica e sempre inacabada.
	
	A subjetividade é a forma como os indivíduos atribuem sentido à realidade.
	
Explicação:
O próprio conceito do enunciado mostra que a subjetividade é construída e envolve aspectos biológicos, bem como ambientais, cognitivos, comportamentais, ou seja está relacionado com tudo que diz respeito ao sujeito. Sendo assim ela não pode ser considerada inata.
	
	 
	Ref.: 201503373912
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o trecho: "J.P.S., sexo feminino, 23 anos, foi encaminhada pelo clínico geral para um psiquiatra após ter sofrido uma "crise de fadiga" (sic) e por problemas quanto ao sono. Estas crises provocavam tonturas, cansaço, enxaqueca e taquicardia. Ele prescreveu dois medicamentos: sertralina antes de dormir e clonazepan para quando se sentisse .nervosa e agitada. Já o psiquiatra a encaminhou para atendimento psicológico". O psicólogo identificou que J. tinha crenças disfuncionais não acessíveis ao nível consciente, como por exemplo "vou me dar mal nesta prova". A Terapia Cognitivo Comportamental identifica que as crenças centrais podem ser modificadas porque não são acessíveis a nível consciente. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
		
	 
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	Ref.: 201503373929
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Pensando sobre a temática do processo do cuidar e, levando em consideração, mais especificamente a ideia da clínica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I - a clínica é toda uma inteira atividade de serviços organizada para atender aos sujeitos que a procuram exclusivamente com sofrimento físico.
 
II - o campo da clínica é aquele que se ocupa do sofrimento coletivo, da doença, do sintoma.
 
III - a clínica trata de dispensar