Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA CONTABILIDADE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA CONTABILIDADE PÚBLICA
PARTE I 
Conceitue Contabilidade Pública. 	
A Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade que estuda, interpreta, identifica, mensura, avalia, registra, controla e evidencia os fenômenos contábeis, econômicos, financeiros, físicos e orçamentários decorrentes de variações patrimoniais em: entidades do setor público; ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis, físicos e financeiros da prestação de contas. 
Qual o campo de atuação da Contabilidade Governamental? 
A contabilidade pública é um dos ramos da contabilidade, e como tal possui seu campo de atuação centrado nas pessoas jurídicas de direito público, quais sejam: a União (Governo Federal), Estados, Distrito Federal e Municípios, além das suas respectivas autarquias, fundações públicas e empresas públicas.
O que é empresa estatal dependente? 
É a empresa estatal que recebe do ente controlador (União, Estado ou Município) recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
A empresa estatal dependente está no campo de atuação da Contabilidade Pública? Justifique. 
As empresas estatais dependentes estão definidas, no art. 2º da Lei Complementar nº 101/00, como:
“Empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária”.
Entende-se por empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.
Além disso, o artigo 1º da referida lei (LRF) inclui as estatais dependentes como parte integrante da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.
Dessa forma, essas empresas deverão observar as orientações contábeis para o Setor Público, inclusive quanto à utilização do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (novo plano de contas) e elaboração dos novos demonstrativos.
No entanto, em virtude de sua natureza jurídica, tais estatais também deverão observar a legislação societária.
Dessa forma, as estatais dependentes devem atender tanto a lei 6404/76 (e alterações posteriores) quanto à lei 4320/1964 (e alterações posteriores).
Por fim, ressalto que estou ministrando diversos cursos presenciais na área de contabilidade pública e orçamento nos cursos:
-Cathedra (CGU);
-IGEPP (CGU e Câmara dos Deputados).
-CEPEGG (Orçamento voltado ao BACEN).
Quais as principais Despesas Correntes e Capital? Enumere-as. 
Quais as principais Receitas Correntes e Capital? Enumere-as. 
Quais os principais exemplos de dispêndios e ingressos extra orçamentários? 
Ingressos Extra orçamentários: Ingressam de forma compensatória nos cofres públicos. Como exemplo, tem-se os depósitos de terceiros (cauções, etc.).
Dispêndios Extra Orçamentários: não estão previstos no orçamento e correspondem a fatos de natureza financeira decorrentes da própria gestão pública (devolução de depósitos). 
No Balaço Orçamentário, o que é um superávit corrente? Como se analisa se o órgão deve superávit ou déficit orçamentário. 
No Balanço Patrimonial, como se encontra o Saldo Patrimonial?. 
Quando a entidade tem superávit financeiro? Como se calcula? Qual demonstração contábil.

Outros materiais