Buscar

Base limnologica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Base limnologica 
2.1Base limnologica:
Segundo o livro x os rios possuem uma grande variedade de características , mas para podermos entender o mecanismo limnologico devemos avaliar os fatores físicos que são o tamanho, profundidade, o tempo de renovação e os padrões de estratificação e mistura. Nesses manancias rasos que é encontrado na captação de Mogi das Cruzes geralmente possuem condições que favorecem a reciclagem de nutrientes, comumente chamada de carga interna de nutrientes. Extensas áreas de sedimentos depositados no fundo dos lagos são capazes de efetuar trocas de nutrientes em regioes onde podem crescer plantas. As atividades de micróbios, de animais enterrados e a ressuspensão dos sedimentos ajudam a aumentar a liberação de nutrientes para a água. Além disso, em bacias rasas a luminosidade tende a ser maior na coluna d'água do que nas bacias mais profundas Condições boas de nutrientes e níveis de luminosidade típicos de lagos rasos m níveis elevados de fitoplâncton ou biomassa de macrófitas. A taxa de descarga em mananciais rasos possuem correntes de entrada e saída, auxiliando na redução de nutrientes que favorecem eutrofização, sendo uma lavagem rápida, o tempo disponível para o crescimento das plantas e causar menor biomassa. Os limnologitas estratificam os rios em função dos perfis de densidade vertical, em epilimnio, ou camada superficial misturada, metalimnio, ou região com forte gradiente de densidade, e hipolímnio, ou região inferior ao metalimnio. A mistura e a circulação dos manancias são coordenadas pelas trocas energéticas com a atmosfera e pelas vazões afluentes e liberadas. A mistura turbulenta normalmente só é ativa na proximidade da superfície, em correntes submersas e algumas vezes nos limites. Grande parte do lago fica imóvel e pode ocorrer se manter assim por meses. Com a radiação solar, ocorre a penetração na profundidade e aumentando sua temperatura, consequentemente havendo a queda na sua densidade o que forca a agua submergir e esse processo cria no próprio rio uma mistura de interface e correnteza interna, ocasionando uma mistura de nutrientes internos. Comumente vistos em manancias rasos diariamente essa ocorrência.
As condições químicas em mananciais resultam dos processos biogeoquímicos e hidrológicos, sendo de extrema necessidade o equilíbrio nos processos ecológicos e químicos em suas aguas e sedimentos.
As condições químicas em mananciais resultam dos processos biogeoquímicos e hidrológicos. Resultados de estudos do mundo todo apontam uma crescente concentração de fosforo total, o que influencia em diversos ciclos biogeoquímicos, como do carbono, nitrogenio, enxofre e do ferro. que transporte de Fosforo e nitrogenio através do curso dagua 
As populações biotas presentes no manancial podem ser dividas em: aguas de zona profunda e as próximas a margem, chamada de zona litoral. Nessas áreas o processo de eutrofização é diferente e os organismos presente fazem a ligação entre as áreas. Os organismos pelágicos são os fitoplancton, Zooplancton, bactérias vivem livremente em todas as regiões do manancial e vivem livremente em peixes e particulas. A biota que vive nas regiões inclui uma grande variedade animais vertebrados e invertebrados, plantas e microrganismos, sendo necessário o equilíbrio das espécies, no controle da presa e predador podem saturar o ecossistema com uma espécie específica e desencadear uma cascata trófica.
As cargas externas são os principais caminhos para transferência de nitrogênio e fósforo nos mananciais, já que tem como caminho final dos dejetos urbanos, como esgoto, ricos dos elementos de fosforo e nitrogenio, o aumento durante as décadas do crescimento da indústria com a fixação de nitrogenio e o do uso dos fertilizantes em sua principal composição NPK (N = nitrogênio; P = fosfato; K = potássio), como em um processo natural de infiltração do solo e erosão da terra, acarreta o arreste desses elementos para o mananciais. È interessante a observação sobre a influencia do uso de fertizantes na região do alto tiete – SP, sendo especifico em mogi das cruzes no seu ponto de captação, pois a cidade é considerada a maior produtora de hortaliças do brasil, o que nos indica um grande uso de fertilizantes.
Avaliando os processos químicos presentes na agua, o fosforo e o nitrogenio têm suas formas modificadas. A concentração do fosforo total é associado a partículas, o que ocorre seu transporte de forma desproporcional durante os períodos de cheias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais