Buscar

MECANISMOS DE MEDIÇÃO EM CLIMATOLOGIA_aula inicial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MECANISMOS DE MEDIÇÃO UTILIZADOS PARA CLIMATOLOGIA
Climatologia é o estudo do clima. Inclui dados climáticos, a análise das causas das diferenças no clima e a aplicação de dados climáticos na solução de objetivos específicos ou problemas operacionais.
Climatologia sinótica: nesta área específica, o objetivo é estudar o tempo e o clima de determinada área com relação ao padrão circulatório predominante da atmosfera;
Climatologia regional: tem como objetivo estudar apenas o clima em determinadas regiões;
Climatologia física: tem como objetivo investigar o comportamento dos processos atmosféricos através de princípios físicos que englobam o regime de balanço hídrico da terra e da atmosfera e a energia global;
Climatologia dinâmica: estuda o clima e o tempo com destaque para os movimentos atmosféricos;
Climatologia histórica: é o estudo do clima através do tempo (aqui, no sentido histórico). Sua evolução, variações, padrões e interações;
Climatologia aplicada: é a utilização dos conhecimentos climatológicos para a solução de problemas diários, ou práticos, da sociedade. 
CLIMATOLOGIA
POSTO METEOROLÓGICO
Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrónicos) de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.
PLUVIÔMETRO
Pluviômetro é um instrumento utilizado para medir a precipitação (chuva) acumulada num intervalo de tempo. Tem basicamente a forma de um balde que recolhe a precipitação, a qual obriga um mecanismo integrado a encher-se e a esvaziar-se, alternadamente, através de dois receptáculos semelhantes aos pratos de uma balança. A medição utilizada pode ser feita em mm/m² ou litros/m² (sistema métrico). 
PLUVIÓGRAFO
Pluviógrafo é um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Os registradores são dotados de um coletor que apara a precipitação e a transfere à unidade sensível. Possui um mecanismo de registro capaz de traçar a curva representativa da evolução da CHUVA com o TEMPO, sobre
um diagrama apropriado (PLUVIOGRAMA).
TERMÔMETROS
Termômetro de bulbo seco: É o termômetro que, num psicrômetro, é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido seco, com a finalidade de medir a temperatura da corrente de ar a qual está exposto.
Termômetro de bulbo úmido: É o termômetro que, num psicrômetro, é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido umedecido, com a finalidade de avaliar a queda de temperatura ocasionada pela evaporação da água e, consequentemente, a capacidade de secagem ou umidade relativa da corrente de ar a qual está exposto.
TANQUE CLASSE A
Esse método consiste na utilização de um tanque de evaporação direta, cheio de água, onde são feitas medidas, em milímetros, da agua evaporada entre uma leitura e outra.
A lamina evaporada, medida pelo tanque, é multiplicada por um coeficiente do tanque (Kt), para que obtenhamos a evapotranspiração. Esses valores são tabelados em função de variáveis climatológicas e disposição do tanque no campo.
Para o mesmo utiliza-se o processo da fórmula: ETo = Ev x Kt
HELIÓGRAFO
É um instrumento usado para observar o número de horas de brilho solar em determinada localidade e dia do ano à superfície, referida como insolação. As medições do heliógrafo são reduzidas pelo técnico meteorologista, transformando o comprimento queimado ao longo da fita de papel em horas de irradiância solar efetiva. O conhecimento do número de horas com irradiância solar efetiva à superfície, ou seja, o conhecimento da existência de uma densidade de fluxo de radiação solar de onda-curta efetivo chegando a superfície, é muito importante na definição das condições energéticas da superfície, que em última instância definirá o clima ou microclima local, também informando sobre o cobertura efetiva de nuvens do local e sobre a energia efetiva disponível para os processos biológicos e de evapotranspiração superficial. Logo, o registro heliográfico é relevante em diferentes campos das ciências, como: agricultura, turismo, energia solar, hidrometeorologia, previsão do tempo, aviação, etc.
BIRUTA
A biruta ou manga de vento é um aparelho capaz de mostrar a direção do vento. É constituído por um cone de tecido com duas aberturas, uma das quais é maior e acoplada a um aro de metal. A biruta tem a forma de um coador de café, embora seja muito maior e mais longa. 
ANEMÔMETRO
Anemômetro (do grego anemus: vento) é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais