Buscar

CASO CONCRETO 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 8
O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo. 
Curral Eleitoral é uma expressão que indica uma região, cidade, bairro ou local aonde um político possui grande influência, é bastante conhecido ou aonde é muito bem votado. A origem da expressão vem do tempo em que o voto era aberto. Assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais. Nesses locais o coronel possuía todo poder em troca de proteção e trabalho.
Pois o voto ficou ainda mais restrito, visto que na constituição de 1891 não poderiam votar entre outros os analfabetos, onde quase 90% da população se encontravam nesta situação, ficando assim o voto ainda mais seletivo.
Sim. Com maior evidenciam em pequenas cidades onde a vemos famílias se perpetuando nos governos, porém não se pode restringir apenas em pequenas cidades, nas grandes cidades temos os exemplos das comunidades que elegem deputados envolvidos com o crime organizado.

Outros materiais