Buscar

AULA 8 MOTORES A DIESEL PERGUNTAS

Prévia do material em texto

02- Explique o que é o índice cetona no diesel.
O índice de cetano é a medida da qualidade de combustão dos combustíveis diesel. Esse índice está relacionado com a velocidade de ignição, que corresponde ao período entre o início da injeção de combustível e o início da combustão. 
Uma combustão de boa qualidade ocorre com uma ignição rápida seguida de uma combustão suave e completa do combustível.
03- Que estratégias são usadas para reduzir as emissões nos motores diesel?
Uma tecnologia é a recirculação do gás de escapamento, chamada de EGr (Exhaust Gas recirculation), por meio da qual esse gás retorna à admissão, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio (NOx). Adicionalmente, é necessário um sistema de turbo alimentação mais complexo e filtro de partículas no sistema de escape. A outra tecnologia é a redução catalítica seletiva, SCr (Selective Catalityc reduction). Redução do enxofre.
04- O que é diesel metropolitano? Quais suas características?
O óleo diesel Tipo "Metropolitano", como o próprio nome indica, é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação, em geral nas capitais que requerem maior controle das emissões. Possui menor índice de enxofre para minimizar os poluentes resultantes da combustão do óleo diesel. Máximo de 0,05% de enxofre.
05- Explique porque os motores diesel são mais ruidosos?
Isso deve-se às altas taxas de compressão e ao princípio de funcionamento dos diesel que provoca um rápido aumento da pressão, fonte de deformações e vibrações.
06-Como funciona uma bomba injetora diesel em linha.
Destina-se a enviar o gasóleo sob pressão para cada um dos injetores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a aceleração do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento.  A bomba injetora é construída por: corpo da bomba com cárter, janela de visita e coletor de alimentação.
08- Qual o poder calorífico do diesel?
O Poder Calorífico de combustíveis é definido como a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será a energia contida. Poder calorífico inferior do diesel é de 43 MJ/kg e poder calorífico superior 46 MJ/kg.
09- qual é a molécula media do diesel?
Molécula de óleo diesel consiste de hidrocarboneto do tipo alcano linear com 16 átomos de carbono e 34 átomos de hidrogênio.
10- Qual a relação ar/combustível para a queima do diesel.
Um motor diesel permite que a proporção ar-combustível chegue até a uma proporção de 100 para 1, sem que ele pare de funcionar.
11- por que o motor diesel tende a disparar?
Quando a turbina está ruim, tende a jogar óleo para o intercooler, alcançando a admissão queima no lugar do diesel causando o disparo.
12- Qual a dificuldade em queimar óleos vegetais nos motores diesel?
O principal problema encontrado pelos pesquisadores nos testes foi a elevada viscosidade do óleo vegetal cru em temperatura ambiente, que chega a ser cerca de dez vezes superior à do óleo diesel derivado do petróleo. Essa alta viscosidade danifica o motor e por isso a grande tarefa dos cientistas foi identificar qual a temperatura e a mistura ideais que permitiriam o uso do óleo de soja como fonte alternativa de combustível. Com o aquecimento, a viscosidade é reduzida a níveis próximos a do diesel convencional.
13- compare as características e o desempenho de veiculo offroad com potencia de motorização de 100cv.
Motor diesel baixa rotação
Motor gasolina alta rotação
14- Existe uma técnica de injetar água nos motores diesel. Explique qual a finalidade.
A finalidade é melhorar a refrigeração do motor.
15 por que não é usado motores diesel para equipar carros no brasil?
Porque ouve uma proibição pelo governo brasileiro em 1976, porque a produção de diesel nacional é menor q a demanda.
16- Quais as vantagens e desvantagens se fosse possível a utilização de óleo diesel nos carros do Brasil.
Vantagens: Menor emissão de CO2, até 30% mais econômicos do que carros a álcool e gasolina, ja é comprovado que os veículos diesel não são mais poluidores e barulhentos como a população acredita.
Desvantagens: Maior preço de mercado, aumento do demanda de diesel, manutenção mais cara.
17- como é feita a retirada de enxofre do oleo diesel?
O enxofre é retirado do diesel por meio de um processo chamado hidrotratamento
18- O que é o sistema common rail de injeção diesel. Quais suas vantagens e desvantagens.
Consiste numa bomba de alta pressão que fornece a pressão através de uma rampa comum a todos os injetores, o que permite fornecer uma pressão (de 1350 bar a 1600 bar) constante de injeção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores e feito por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. A sua vantagem é um menor ruído de funcionamento, arranque a frio quase instantâneo, e uma clara melhoria de prestações e diminuição da poluição e de consumo.
20- Como é feito o controle do déficit de diesel nas bombas injetoras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes