Buscar

aval. apren. adm I.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		FABIANO FERNANDES BARBOSA
	201408022656       MADUREIRA
	
	 
	
		Processando, aguarde ...
		 DIREITO ADMINISTRATIVO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0010_SM_201408022656 V.1  
	Aluno(a): FABIANO FERNANDES BARBOSA
	Matrícula: 201408022656 
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	16/06/2018 19:38:38 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408781779)
	2a sem.: Princípios Administrativos
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Administração Pública Federal iniciou no ano de 2012 a divulgação, através de seu site na internet, das remunerações, vencimentos, subsídios e proventos de todas as pessoas físicas que de alguma forma recebem recursos públicos. Visando dar transparência aos atos e gastos do erário público. Inclui-se também na divulgação os valores com gastos em contratos administrativos. Tal ato busca efetivar qual princípio da Administração Pública.
		
	
	Princípio da legalidade;
	
	Princípio da Eficiência.
	
	Princípio da Publicidade;
	
	Princípio da Aututela;
	
	Princípio da Moralidade;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408217101)
	1a sem.: Administração Pública
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Acerca dos órgãos públicos, assinale a opção correta. 
		
	
	A organização da administração pública direta, no que se refere à estruturação dos órgãos e competência, é matéria reservada à lei. 
	
	É correto, do ponto de vista da natureza jurídica do órgão, afirmar que "João propôs uma ação de rito ordinário contra a receita federal". 
	
	A teoria que melhor explica a relação existente entre o servidor público e a pessoa jurídica do Estado é a teoria da representação, cuja característica principal consiste no princípio da imputação volitiva. Assim, a vontade do órgão público é imputada à pessoa jurídica a cuja estrutura pertence, já que aquele estaria agindo em seu nome. 
	
	Alguns órgãos públicos têm capacidade processual, já que são titulares de direitos subjetivos próprios a serem defendidos. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408218859)
	1a sem.: Administração Direta e Indireta; Desconcentração e Descentralização; Função Administrativa; Distinção entre as funções públicas; Conceito; Critérios de identificação da função administrativa; Funções típicas e atípicas; Órgãos Públicos; Criação e extinç
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Assinalar a alternativa correta. 
		
	
	As autarquias e as fundações, integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são entidades cooperativas.
	
	As empresas públicas, cujo capital é composto por recursos públicos e privados, podem adotar qualquer forma admitida em direito.
	
	As agências reguladoras constituem um "novo modelo institucional da Administração Pública¿, ao lado das autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
	
	Os sistemas de atividades auxiliares, criados pelo Decreto-Lei n" 200, de 25 de fevereiro de 1967 e amplamente difundidos na Administração Pública brasileira, são operados por terceirização.
	
	Depende de lei específica a criação de autarquia. Comentários: As autarquias são criadas por lei ordinária, cujo projeto é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo respectivo. Então, se for uma autarquia federal, a sua instituição vai depender de um projeto de lei oferecido pelo Presidente da República; se for uma autarquia estadual, será o Governador quem vai oferecer o projeto da lei instituidora; e, se for uma autarquia municipal, a autoria do projeto será do Prefeito. Entretanto, de onde se retira essa obrigatoriedade? Naturalmente que da Constituição, que, em seu art. 37, XIX, reza: "Art.37 - ............................................ .XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação". Diferentemente do que ocorre com as sociedades, o nascimento da personalidade jurídica das autarquias se dá com a só publicação da lei que a cria, sem a necessidade de se arquivar um ¿ato constitutivo¿ em qualquer espécie de registro público. Atente-se, entretanto, para o fato de que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, recentemente, de maneira muito estranha - a nosso ver, completamente equivocada - que as pessoas jurídicas só adquirem personalidade com o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da Fazenda, que, na verdade, é apenas um cadastro daquele órgão da administração direta federal para fins tributários. Logo, temos , como gabarito correto, a letra A. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408607560)
	1a sem.: Princípios da Administração Pública
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As exceções ao princípio da publicidade não constituem tema pacífico na doutrina administrativista. Contudo, uma dessas exceções é praticamente uma unanimidade. Assinale a alternativa que traz essa hipótese.
		
	
	Processos que dizem respeito a parlamentares ou membros de alto escalão do governo federal.
	
	Processos cíveis em segredo de justiça.
	
	Certas investigações policiais.
	
	Alguns processos administrativos disciplinares contra servidores públicos da União.
	
	Processos e fatos que digam respeito à segurança nacional.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408691793)
	1a sem.: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	¿1. Ação Direta de Inconstitucionalidade. 2. Parágrafo único do art. 1º do Decreto estadual n.° 1.807, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 26 de março de 2004. 3. Determinação de imediata exoneração de servidor público em estágio probatório, caso seja confirmada sua participação em paralisação do serviço a título de greve. 4. Alegada ofensa do direito de greve dos servidores públicos (art. 37, VII) e das garantias do contraditório e da ampla defesa (art. 5º, LV). 5. Inconstitucionalidade. 6. O Supremo Tribunal Federal, nos termos dos Mandados de Injunção n.ºs 670/ES, 708/DF e 712/PA, já manifestou o entendimento no sentido da eficácia imediata do direito constitucional de greve dos servidores públicos, a ser exercício por meio da aplicação da Lei n.º 7.783/89, até que sobrevenha lei específica para regulamentar a questão. 7. Decreto estadual que viola a Constituição Federal, por (a) considerar o exercício não abusivo do direito constitucional de greve como fato desabonador da conduta do servidor público e por (b) criar distinção de tratamento a servidores públicos estáveis e não estáveis em razão do exercício do direito de greve. 8. Ação julgada procedente.¿ BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI 3235 / AL. Rel. Min. Gilmar Mendes. Julgamento em: 04/02/2010, publicada no DJe n.º 246, de 11/03/2010. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/ >. Acesso em: 02 fev. 2015. A declaração de inconstitucionalidade do Decreto Estadual, objeto de análise na ementa acima transcrita, encontra fundamento constitucional no princípio da:
		
	
	Continuidade da Prestação do Serviço Público. 
	
	Moralidade 
	
	Impessoalidade.
	
	Eficiência 
	
	Publicidade. 
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais