Buscar

SIMULADO NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA PARTE 2.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503932127)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Princípio do SUS que rompeu com o modelo de saúde excludente, em que somente os contribuintes da previdência social tinham direito à assistência à saúde:
		
	
	Hierarquização
	
	Universalidade
	
	Controle social
	
	Descentralização
	 
	Equidade
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504521965)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A PNAN tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização e participação popular), aos quais se somam os princípios a seguir, EXCETO:
		
	
	A segurança alimentar e nutricional com soberania, que se refere ao direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados, acessíveis, de forma sustentável e ecológica.
	
	O respeito à diversidade e à cultura alimentar, que se propõe a conhecer, respeitar, preservar, resgatar e difundir a riqueza incomensurável da diversidade de alimentos e práticas alimentares dos diversos povos que compõem a sociedade brasileira.
	
	O fortalecimento da autonomia dos indivíduos, que se refere à ampliação dos graus de autonomia para as escolhas e práticas alimentares implicando, por um lado, em um aumento da capacidade de interpretação e análise do sujeito sobre si e sobre o mundo e, por outro, na capacidade de fazer escolhas, governar e produzir a própria vida.
	 
	A determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição, que faz referência à responsabilidade do Estado de determinar socioeconômica e culturalmente, de forma hierárquica, as práticas alimentares promotoras da saúde de uma determinada comunidade.
	
	A Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, entendendo que a alimentação expressa as relações sociais, valores e história do indivíduo e dos grupos populacionais e tem implicações diretas na saúde e na qualidade de vida.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504522519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Atenção Básica em Saúde no Brasil se dá pelo Estratégia Saúde da Família. Quanto à atenção básica, assinale a alternativa correta.
		
	
	Não é objetivo da atenção básica o estímulo a participação e o controle social, e, sim, a prestação de serviços de saúde por profissionais capacitados.
	 
	Tem por fundamento garantir o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos
	
	É porta de entrada no sistema de saúde, não necessariamente é a entrada preferencial.
	
	É o conjunto de ações, realizadas apenas em atendimento individual, que abrangem a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e manutenção da saúde.
	
	Pode ser definida como a garantia de serviços de saúde integrados com abordagem curativista e recepção passiva; viabilização da participação da comunidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504853992)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o SISVAN, podemos considerar como verdadeiras todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	
	O princípio NUTRICIONAL refere-se ao estado nutricional do indivíduo, ou seja, o resultado do acesso e ingestão dos alimentos e de sua utilização biológica.
	
	Consiste em um sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e promoção da saúde em qualquer das três esferas de Governo - municipal, estadual e federal.
	
	O principio ALIMENTAR refere-se aos aspectos que envolvem a produção, a comercialização e o acesso aos alimentos.
	 
	O principio de VIGILÂNCIA refere-se às atividades de vigiar o que a população está se alimentando em relação à quantidade de micronutrientes.
	
	O principio referente à SISTEMA consiste em uma organização com atividades padronizadas, complementares ou interdependentes e com tarefas definidas, tendo o papel de receber dados, transformá-los em informação e divulgá-las à sociedade. Com essas ações, o sistema possibilita a identificação de grupos de risco biologicamente vulneráveis.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503940713)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as afirmativas a seguir:
I. Na rede de saúde, o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) constitui um instrumento de resposta aos agravos nutricionais da população, porém suas limitações são norteadas pelos programas preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).
II. O êxito na realização de ações preventivas e curativas na rede de saúde independe de atividade educativas.
É correto afirmar que:
		
	
	As alternativas I e II são falsas
	 
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
	
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é uma justificativa da I

Outros materiais