A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
EXERCÍCIOS ÉTICA NA SAÚDE AULAS 1 A 5

Pré-visualização | Página 6 de 12

decisões continuamente na sua prática diária. Os aspectos éticos são um importante elemento no processo de tomada de decisão. A Ética sendo considerada como o estudo da justificativa das ações, ao contrário do Direito e da Moral, não se baseia em regras, mas busca pesquisar o que é correto ou incorreto, adequado ou inadequado. A importância destes aspectos éticos fica mais evidente quando esta decisão envolve a alocação de recursos escassos. Não se pode tomar decisões baseando-se apenas em fatos. Os valores são componentes respeitáveis deste processo. O processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escasso é complexo, envolvendo aspetos referentes ao recurso em si, ao critério utilizado na alocação do recurso, e quanto a forma, âmbito e abrangência do processo. Estes aspectos têm que ser contempladas de forma integrada para garantir a adequação das decisões tomadas. Marque a resposta correta sobre o processo de tomada de decisão envolvido na alocação de recursos escassos.
		
	
	Tipos de recursos a serem alocados: Homogêneo , heterogêneo e decisório
	
	Critérios de alocação: Merecimento, Afetividade e não necessidade
	
	Processos de tomada de decisão: Racional, conflituoso e desgastante
	
	Abrangências das decisões a serem tomadas: Microalocação, Macroalocação e Macreconomia
	 
	Âmbito do processo de tomada de decisão: Microbioético e Macrobioético
	Ref.: 201803358509
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	 
	Ref.: 201804344166
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A resolução 196/96 que define um conjunto de normas e diretrizes responsáveis pela regulamentação dos aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Esta Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os quatro referenciais básicos da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado. No que se refere as seus termos e resoluções é incorreto afirmar:
		
	 
	Sujeito da pesquisa: é o pesquisado, de caráter voluntário, sendo vedada qualquer forma de remuneração
	
	Risco da pesquisa: possibilidade de dano físico, psíquico, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano na pesquisa ou dela decorrente
	
	Pesquisa em seres humanos: pesquisa que individual ou coletivamente, direta ou indiretamente, parcial ou totalmente, envolva o ser humano
	
	Respeitar valores culturais, sociais, morais, religiosos, éticos e hábitos e costumes em pesquisa com comunidades
	 
	Desconsiderar o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal
	
	 
	Ref.: 201803541209
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	
	A pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para o progresso dos conhecimentos na área.
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
	
	Os sujeitos da pesquisa assinem termos de responsabilidade nos quais demonstram estar conscientes dos riscos e eximem o pesquisador de qualquer ocorrência.
	
	Haja remuneração aos sujeitos da pesquisa para que possam assegurar que suas famílias sejam protegidas caso algo negativo ocorra.
	
	Assegurem que não haverá riscos envolvidos para que o cientista e sua equipe.
	
	 
	Ref.: 201803358505
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	 
	Ref.: 201803886702
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em uma pesquisa sobre a qualidade do sono em médicos intensivistas, os participantes são abordados em seu local de trabalho por um membro da equipe de pesquisa, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido para que a entrevista possa ser agendada. Sobre o termo de consentimento, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Foi previsto pelo Código de Nuremberg para atestar a apresentação dos riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
	
	Deve ser apresentada ao participante ao final da pesquisa de campo, após sua participação.
	
	Tem como objetivo informar todas as informações da pesquisa, inclusive as hipóteses a serem investigadas.
	
	O seu papel consiste em ressaltar que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	A aplicação do termo tem caráter facultativo, cabendo ao pesquisador o discernimento acerca da sua utilização.
	
	
	Ref.: 201804181069
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
	
	 
	Ref.: 201803481313
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Bruno está participando