A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
EXERCÍCIOS ÉTICA NA SAÚDE AULAS 1 A 5

Pré-visualização | Página 9 de 12

nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
	 
	Ref.: 201803926378
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
		
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio da gratuidade
	
	Princípio da totalidade
	
	Princípio da autonomia
	
	 
	Ref.: 201803886704
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	Ref.: 201803384358
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
		
	
	fundamenta-se no chamado consentimento presumido
	 
	É sempre uma decisão de responsabilidade da família
	
	só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade
	
	todo e qualquer cadáver é doador de órgãos
	
	não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil
	
	 
	Ref.: 201803985088
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A respeito do alotransplante intervivo, é correto afirmar, EXCETO:
		
	 
	A doação pode ocorrer mesmo que implique em grave comprometimento das funções vitais do doador.
	
	É permitida a doação quando se tratar de órgãos duplos.
	
	Deve respeitar ao preceito ético da não maleficência do doador.
	
	Implica na utilização de órgãos e tecidos específicos.
	
	É permitida a doação de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não prejudique o organismo do doador.
	
	 
	Ref.: 201804345286
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O tipo de transplante que ocorre entre pessoas geneticamente diferentes é chamado:
		
	
	Isotransplante
	 
	Alotransplante
	
	Xenotransplante
	
	Auto-transplante
	
	Eutransplante
	
	 
	Ref.: 201803394012
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marta e Mônica são gêmeas. Marta tem problemas renais e precisa de um transplante urgente. Sua irmã quer ser doadora, mas como ambas tem a mesma genética e Mônica também apresenta problemas renais, embora mais leves do que sua Irma, o médico não liberou o processo de doação, mesmo elas sendo compatíveis. A decisão do médico está pautado no Princípio:
		
	
	Do doador
	
	Da dissociação
	
	Da remoção
	 
	Da totalidade
	
	Da terminologia
	
	 
	Ref.: 201803358557
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados:
		
	 
	a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
	
	ao poder público e como há comandos para demandar os transplantes de órgãos.
	
	ao médicos recém-formados e a os responsáveis pela formação acadêmica deles.
	
	ao dinheiro e a forma como as pessoas negociam os transplantes e seus procedimentos.
	
	à câmara de Deputados e as leis relacionadas a transplantes e procedimentos médicos.
	
	 
	Ref.: 201803985085
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito dos direitos fundamentais pertinentes ao doador e receptor de órgãos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os direitos fundamentais estão relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa II ¿ Os direitos fundamentais são considerados como cláusulas atingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, podem ser alterados por legislações em prejuízo do ser humano. III ¿ Os direitos fundamentais estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III
	
	I e II
	
	II e III
	
	II
	 
	I e III
	
	 
	Ref.: 201803481320
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
		
	
	Direitos cidadãos
	
	Direitos de tecidos
	
	Direitos honorários
	
	Direitos fitoterápicos
	 
	Direitos fundamentais
	
	 
	Ref.: 201803358514
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando