A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
aVaLIanDO

Pré-visualização | Página 1 de 3

1a Questão (Ref.:201503538105)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sara, 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma cerebelar esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia, Sara apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para Sara? 
		
	
	Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina.
	
	Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°.
	
	Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico.
	
	Promover aspiração endotraqueal em horários fixos.
	
	Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503537928)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Qual o objetivo do uso da heparina sódica em procedimentos cirúrgicos?
		
	
	É usada para reverter a ação de anestésicos
	
	É usada para profilaxia e/ou tratamento dos distúrbios tromboembólicos vasculares.
	
	É usada para evitar complicações do aparelho locomotor
	
	É usada para profilaxia e/ou tratamento de distúrbios neurológicos
	
	NDA.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503538354)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO E ASSINALE A RESPOSTA CORRETA:   I. A cirurgia eletiva pode ser realizada em data pré-agendada. II. A cirurgia de urgência exige intervenção cirúrgica imediata, pois há grande risco para o paciente. III. A cirurgia de emergência necessita de intervenção imediata, podendo aguardar algumas horas, durante as quais o paciente é mantido em observação clínica e laboratorial. 
		
	
	As afirmativas I, II e III são corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	Todas as afirmativas são incorretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503537956)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A sala de operações, requer diferentes tipos de limpeza, dependendo se está sendo utilizada ou não. Como é denominada a limpeza, realizada durante o procedimento cirúrgico, quando ocorre a contaminação do chão com matéria orgânica, com presença de resíduo ou queda de material? 
		
	
	limpeza terminal; 
	
	limpeza operatória; 
	
	limpeza da sala de operação.
	
	limpeza concorrente ; 
	
	limpeza preparatória; 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503538278)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (CME) deve explicar para a sua equipe que 
		
	
	durante a esterilização por cobalto 60, o único parâmetro a ser controlado é o tempo de exposição. Além disso, esse método deixa resíduo, mas com baixo nível de agressão ao meio ambiente. 
	
	independentemente da natureza do material e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa, para que ocorra redução da carga microbiana, garantindo a eficácia da esterilização. 
	
	para a esterilização de produtos de saúde por vapor saturado sob pressão, é recomendado dispor os pacotes de modo vertical, utilizando apenas 50% da capacidade do autoclave, para que o vapor penetre em todas as regiões dos pacotes. 
	
	a estufa é um equipamento elétrico que propaga calor seco, que tem grande poder de penetração. Por esse motivo, a estufa é indicada para esterilizar produtos termorresistentes. 
	
	a esterilização por vapor saturado é o processo mais utilizado em hospitais e o mais econômico para a esterilização de artigos termorresistentes, inclusive para pós.
	1a Questão (Ref.:201503648603)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O período perioperatório, que compreende os períodos: pré-operatório (mediato e imediato), intraoperatório e pós-operatório, devem ser acompanhados de perto pelo enfermeiro assistencial, que deve oferecer toda a assistência de enfermagem necessária, prevendo ações que contribuam para a melhoria do estado de saúde do paciente. 
		
	
	Responsabilidade do enfermeiro apenas no pós operatório 
	
	Responsabilidade do enfermeiro apenas no intra-operatório 
	
	Responsabilidade do enfermeiro em todos momentos operatório, visando a organização antes, durante e pós operatório.
	
	Responsabilidade do cirurgião e anestesiologista
	
	Responsabilidade do enfermeiro apenas no pré operatório 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503538089)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Quanto à infecção hospitalar, é CORRETO afirmar:
		
	
	O Ministério da Saúde, considerando os danos causados aos usuários do Sistema de Saúde pela infecção hospitalar, expediu instruções para o seu controle e prevenção: Portaria 930/92, revogada pela Portaria 2616/98.
	
	Apesar de elevar os custos, a infecção hospitalar não estabelece um grande problema de saúde pública por ter baixa freqüência nos setores de saúde. 
	
	Infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida ou agravada após a internação do paciente.
	
	Ao Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), compete divulgar e controlar as medidas para minimizar o problema.
	
	A prevenção das infecções hospitalares deve ser feita apenas por enfermeiros e técnico de enfermagem.
	
		1a Questão (Ref.:201503537872)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A posição em que o paciente é colocado na mesa de operação depende do tipo de cirurgia e do estado do paciente. Assim sendo, a posção de litotomia é indicada para as seguintes cirurgias: 
		
	
	e) aspirar secreções por 20 minutos
	
	Vaginais
	
	Cranianas 
	
	Torácicas 
	
	Cervicais 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503639832)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	De acordo com a figura abaixo que tipo de diérese esta sendo praticada:
		
	
	serração
	
	secção
	
	divulsão
	
	disecção
	
	incisão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503629898)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea. Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito, marque o item INCORRETO.
		
	
	Algumas medidas a serem adotadas em relação ao paciente envolvem: monitorização de sangramentos, observando-se o sítio da incisão, a bolsa de drenagem de urina e curativos; atenção ao valor do débito urinário, pois o paciente encontra-se em irrigação contínua; verificação e monitoramento da pressão arterial, do pulso e da respiração.
	
	Nesse quadro clínico, o sistema de irrigação contínua da bexiga tem a finalidade de remover pequenos coágulos de sangue e deve ser cuidadosamente monitorado; utiliza-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.