Buscar

ITPAC PORTO 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ITPAC PORTO 10/11/2014 Engenharia Civil
Fernanda Pereira dos Santos 1º Período
Orientadora: Nelzir Comunicação e Expressão 
Artigo de Opinião: Maioridade Penal
Esta perto o Brasil de tomar mais uma decisão que mudará sua história. Trata-se da redução da maioridade penal. O povo, movido por um sentimento rápido e passageiro, promove mais um debate político, com isso, possíveis medidas solucionáveis. O que a população não ver é que, simplesmente, a questão não é reduzir a maioridade, e sim a qualidade do sistemas de leis para menores infratores. 
 O que a Constituição Brasileira chama de Centro ou Casa de Recuperação, mais parece um quartel. As medidas educacionais, que ultimamente ouve-se falar tanto, não passam de instruções e aulas sobre o valor que um sequestrador deve exigir para se pagar um resgate, ou como assaltar um edifício inteiro sem ser captado pelas câmeras de segurança. 
 Nessa situação, com a reducão da idade mínima dos detentos, o caos aumentará ainda mais. Isso porque as celas ficarão cada vez mais superlotadas, dando mais motivos para se realizar rebeliões e, consequentemente, fuga de presidiários, sendo que a maioria não são recuperados. 
 Alguns anos atrás houve um investimento do Governo Federal nesse setor. A construção de presídio com padrão de outros países, foi um grande passo dado. Porém, elas são exclusivas de presos considerados altamente perigosos e que no Braasil, são poucos. E os gastos para manter essas pessoas são absurdos.
 Tentar limitar a faixa etária mínima dos criminosos é um erro. O que mais se espera disso, do jeito que as coisas vão, é um grande número de pré-adolescentes e até crianças atrás das grades, culpadas por crimes que qualquer adulto faria. Se jovens de 15 ou 16 anos são presos, passam 3 anos e conseguem liberdade e voltam a fazer o que faziam antes, é porque o defeito não é a idade, e sim a falta de boa educação. O povo e os políticos precisam rever seus debates e as opiniões.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes