Buscar

Lançamento tributário e suas modalidades

Prévia do material em texto

Maria Domingas Bertulino da Silva 
Dir 00050/9
Lançamento tributário e suas modalidades
O código tributário nacional estabelece no seu artigo 142 e no paragrafo único, como se dará o lançamento tributário, conforme confere in verbis:
Art. 142- Compete privativamente à autoridade tributária administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável , calcular o momento do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
Paragrafo Único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.
O lançamento tributário estabelece a forma adequada e disponível para a administração tributária constituir os créditos tributários. Acerca dessa definição a doutrinadora Bernadete Ractz Lima dispõe: 
“O lançamento tributário é o meio adequado de que dispõe a administração tributária para formalizar e constituir o crédito tributário. Cabe lembrar, que foi reservado constitucionalmente, alei complementar o vinculo introdutor das normas gerais sobre o lançamento dos tributos. Nenhum outro veiculo normativo poderá introduzir formas de lançamento dos tributos no ordenamento jurídico “(LIMA,2010. p.5)
A lei especifica o lançamento tributário em três modalidades E o aspecto primordial que as diferenciará é o grau maior ou menor de participação do contribuinte no lançamento, quais sejam: Lançamento de ofício ou direto; o lançamento por declaração ou misto; e o lançamento por homologação ou auto lançamento. 
O lançamento de ofício está regulado no artigo 149, CTN, descrevendo que não há uma preparação existente, tendo em vista que todas as ações preparatórias serão feitas pelo administrativo. Ou seja, no lançamento de ofício estabelece uma participação inexistente. Todas as providencias serão tomadas pela administração, em decorrência da sistemática desta conforme previsão legal.
No lançamento por declaração ou misto, este encontra-se disposto no art 147, CTN.
Nesta modalidade, ocorrerá o lançamento por declaração quando identificada a atuação conjunta do fisco e do contribuinte, caso em que o contribuinte apresenta informações por força de lei, ea o fisco caberá apreciação e o processamento dos dados, e expedição ao final a notificação acerca do lançamento, que contará o valor devido e prazo máximo para quitação do mesmo.
Por derradeiro, tem-se o lançamento por homologação que é uma modalidade que ocorre quando os tributos que a legislação dispõe que o contribuinte tem por dever antecipar o pagamento sem o prévio exame da autoridade administrativa. Este, verifica-se um ato em que a referida autoridade fiscalizadora, tomando conhecimento de atividade exercida pelo obrigada, expressamente a homologa , por a homologa de forma tácita pelo decurso do prazo de 05 anos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes