Buscar

Cerebelo: Funções e Anatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Cerebelo
Órgão do sistema nervoso supra-segmentar (encéfalo)
Deriva da parte dorsal do metencéfalo.
Localização: Situado dorsalmente ao bulbo e à ponte. 
*
*
*
Cerebelo
Órgão do sistema nervoso supra-segmentar (encéfalo)
Deriva da parte dorsal do metencéfalo.
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controlo do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelares, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo Cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".
*
*
*
Cerebelo
Localização: Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo Occipital do cérebro por uma 
prega da dura-mater denominada tenda do cerebelo.
*
*
*
Cerebelo
Funções:
 O cerebelo coordena as atividades dos músculos esqueléticos através de informações sensitivas a ele levadas pelos recepeptores para propriocepção, equilíbrio.
 Recebe alguns impulsos sensitivos referentes a tato, visão e audição.
*
*
*
Cerebelo
Importante!
Um indivíduo que lesionou o cerebelo apresenta fraqueza muscular, perda do tono muscular, e movimentos descoordenados.
Todas as funções nas quais o cerebelo se acha envolvido, ocorrem em nível inconsciente.
*
*
*
Anatomia
Anatomicamente distingue-se no cerebelo uma porção mediana o Vérmix, ligado a dois hemisférios cerebelares.
Anatomia
*
*
*
Cerebelo
A sua superfície apresenta sulcos transversais que delimitam lâminas finas denominadas folhas do cerebelo.
Anatomia
*
*
*
Cerebelo
Liga-se a medula e ao bulbo pelo pendúnculo cerebelar inferior, a ponte pelo pendúculo cerebelar médio e o mesencéfalo pelo pendúculo cerebelar 
 superior.
Anatomia
*
*
*
A superfície do cerebelo apresenta sulcos de direção predominantemente transversal, denominadas folhas do cerebelo. Existem também sulcos mais pronunciados, as fissuras do cerebelo, que delimitam lóbulos, cada lóbulo podendo conter várias folhas.
*
*
*
O cerebelo é constituído por um centro de substância branca, o corpo medular de onde irradiam as lâminas brancas do cerebelo, revestidas pelo córtex cerebelar (subst. Cinzenta). Quando visto em corte sagital recebem o nome de àrvore da vida.
*
*
*
No interior do corpo medular existem 4 pares de núcleos de substância cinzenta que são os núcleos centrais do cerebelo: denteado, emboliforme, globoso e fastigial.
*
*
*
Distúrbio cerebelar
As lesões cerebelares podem causar sintomas motores distintos e é observada uma enorme quantidade de déficits que geralmente são descritos como ataxia. 
No indivíduo com lesão cerebelar ocorrem alterações nos parâmetros cinemáticos do movimento: 
*
*
*
Distúrbio cerebelar
 Dismetria: incapacidade de controlar a amplitude de movimento e se manifesta nos movimentos exagerados; mesmo com sinais visuais, o paciente não percebe seus alvos pretendidos; Dissinergia: incapacidade de controlar a coordenação e a continuidade de movimentos seqüenciais complexos e se manifesta com a deterioração dos movimentos suaves, envolvendo múltiplas articulações; 
*
*
*
Distúrbio cerebelar
 Disdiadococinesia: perda da habilidade de realizar movimentos alternados rápidos; o ritmo é fraco e a força de cada batida é variável. Podem ocorrer tremores durante o movimento ativo, devido à perda do sinergismo entre os músculos. 
*
*
*
Distúrbio cerebelar
 As áreas que evidenciam a lesão cerebelar podem ser diagnosticadas com o déficit motor do paciente observado: 
Lesões no lobo anterior: ocorre geralmente por uso de álcool; afeta principalmente os movimentos dos membros inferiores e o individuo apresenta a base larga; Lesões na Linha Média e corticais intermediários: distúrbios da estabilidade postural e da marcha; 
*
*
*
Distúrbio cerebelar
 Lesões Laterais: dificuldade de coordenação dos movimentos intencionais de extremidades; Lesões no Floculonodulares: distúrbios vestibulares e anormalidades dos movimentos oculares incluindo instabilidade, a marcha de base larga e nistagmo. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Fig. 517 Ventricles of the brain, Ventriculi encephali, and subarachnoid space, Spatium subarachnoideum; median section; medial view.
* clinically: MONROE's foramen; ** clinically: SYLVIUS's canalFig. 517 Ventricles of the brain, Ventriculi encephali, and subarachnoid space, Spatium subarachnoideum; median section; medial view.
* clinically: MONROE's foramen; ** clinically: SYLVIUS's canal
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Fig. 44 The central nervous system and the Fig. 44 The central nervous system and the cranial nerves; lateral view.nerves; lateral view.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Articulações Cartilaginosas
2.2 Apresentam tecido cartilaginoso entre os ossos que formam a articulação. Possuem movimentos reduzidos e podem sofrer Sinostose.
2.2-1 Sincondrose: Quando a cartilagem é hialina. 
Ex: esfeno-occipital, costesternal, etc...
pmessias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes