Buscar

Contabilidade Basica_Aula 01 a 10_Anotacoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 01 - CONCEITOS DE CONTABILIDADE
Leia no Material Didático que você recebeu o capítulo 1, "A contabilidade", do livro Contabilidade Geral Fácil, de Osni Moura Ribeiro.
Desde os primórdios da vida humana que os indivíduos sentem necessidade de controlar, de alguma forma, o seu patrimônio.
Frei Luca Pacioli - pai da contabilidade.
- Método das partidas dobradas: toda origem de capital deverá ter sempre uma aplicação de igual valor.
- As somas do ativo são iguais às somas do passivo.
- A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa.
Ativo: bens / direitos
Passivo: obrigações / dívidas
Contabilidade é a ciência responsável pelo estudo dos fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, classificação e demonstração dos fatos ocorridos no patrimônio das entidades, através da escrituração contábil.
Bens: todas as coisas capazes de atender às necessidades das pessoas físicas ou jurídicas e que podem ser mensuradas, ou seja, têm valor econômico.
Direitos: valores que determinada entidade tem a receber de terceiros.
Obrigações: são dívidas que a empresa assumiu com terceiros.
Aspecto quantitativo: diz respeito à expressão monetária.
Aspecto qualitativo: bens são representados pelo caixa; direitos são representados pelos clientes; e obrigações são representadas por contas a pagar.
Patrimônio líquido: é a soma de tudo o que a empresa tem (bens), tudo o que ela tem a receber (direitos) menos as suas obrigações. É o que sobra no caso de liquidação de dívidas.
Usuários da contabilidade:
- Agentes internos: gerentes e funcionários;
- Agentes externos: bancos, concorrentes, governo, fornecedores, clientes investidores.
Resolução 750/93, definiu alguns princípios contábeis:
- Postulados: postulados entidade (estabelece o patrimônio como sendo objeto da contabilidade) e postulados da continuidade (o processo contábil deve ser considerado sem prazo estimado de duração)
- Princípios: padronização das técnicas contábeis.
- Convenções contábeis: servem como guia para o profissional, normatizando padrões de conduta como objetividade, conservadorismo, materialidade e evidenciação.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 02 - CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
Leia no material didático que você recebeu o capítulo 2, "Patrimônio", do livro Contabilidade Geral Fácil, de Osni Moura Ribeiro.
Bem material é aquele que possui corpo ou que pode ser tocado.
- Bem móvel: podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas, como animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.
- Bem imóvel: vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos, como edifícios, construções, árvores etc.
Bem imaterial é intangível, não tem matéria, não pode ser tocado, como as marcas e patentes, por exemplo. Mas possuem valor econômico.
Bens são todas as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e podem, de alguma forma, ser mensuradas, medidas economicamente. Podem ter algum valor atribuído.
- Bens de uso: são utilizados pela empresa para a exploração da atividade principal;
- Bens de troca: formam a base da atividade da empresa, como os produtos à venda;
- Bens de consumo: serão consumidos, como caixas, sacolas, materiais de escritório, enfim, tudo o que não é durável na entidade.
Direitos: são valores que a empresa tem direito a receber, como as vendas, adiantamento de salários, prestação de contas de gastos de viagens etc.
Obrigações: operações a prazo que têm data determinada de vencimento, mas que não significam retirada de dinheiro imediata do caixa. Empréstimos e financiamentos também são exemplos de obrigações.
Regime de competência: 
Ativo: bens e direitos.
Passivo: obrigações, patrimônio líquido.
Patrimônio líquido: diferença entre Ativo e Passivo. Bens + Direitos - Obrigações.
As origens de recursos correspondem às obrigações e podem ser divididas em dois tipos:
- De terceiros
- De recursos próprios
Em uma Situação Patrimonial podem ser apresentados mais Bens e Direitos do que Obrigações, mais Obrigações do que Bens e Direitos ou ainda Ativo e Passivo iguais.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 03 - CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTA
Leia no Material Didático que você recebeu o capítulo 3, "A contabilidade", do livro Contabilidade Geral Fácil, de Osni Moura Ribeiro.
Plano de Contas: é uma lista organizada de como são os elementos patrimoniais.
Contas patrimoniais: representam os elementos patrimoniais, ou seja, compõem o patrimônio. Demonstram a posição financeira da entidade, pois representam valores monetários.
Contas de resultados: aparecem durante o exercício social. Divididas em receitas e despesas.
TEORIAS PATRIMONIAIS
Teoria Personalista: as contas são comparadas a pessoas que mantêm relação com a entidade em que atuam. Cada débito do proprietário será um crédito dos agentes consignatários e dos agentes correspondentes e vice-versa.
- Contas dos proprietários: titular do patrimônio, representado pelo patrimônio líquido, receitas e despesas.
- Contas dos agentes consignatários: guardadas pelo proprietário, ou seja, os bens da empresa
- Contas dos agentes correspondentes: não pertencem à empresa, com as quais o proprietário mantém débitos ou créditos.
Teoria Materialista: as contas representam material com as instituições.
- Contas integrais: direitos e obrigações
- Contas diferenciais: patrimônio líquido e suas variações de resultado
Teoria Patrimonialista: mais adequada à legislação brasileira
- Contas patrimoniais: ativo e passivo
- Contas de resultado (receitas e despesas)
Segundo Ribeiro (2009), é por meio das contas que a contabilidade desempenha o seu papel, que nada mais é do que registrar e controlar os acontecimentos que modificam o patrimônio das entidades.
Livro Razão: registro em folhas ou fichas referente a cada conta. Elementos mínimos são valores a débito e a crédito, a data, o histórico e o saldo da conta.
Despesas são bens e serviços consumidos para a geração de receitas. São contas responsáveis pela diminuição do patrimônio.
Receitas são contas que representam o que a empresa ganha com a venda de mercadorias ou a prestação de serviços.
Para que sejam feitos lançamentos contábeis é preciso seguir um raciocínio:
- No ativo, a entrada ou aumento de uma conta deverá ser debitada da respectiva conta. A saída de bens e direitos deverá ser feita mediante crédito na respectiva conta.
- No passivo, a entra ou aumento de uma obrigação deverá ser feita como um crédito na respectiva conta. A baixa, pagamento ou reclassificação de algum valor, deverá ser feito um débito na respectiva conta.
Plano de contas
- Elenco de contas: escolher as contas que serão utilizadas.
- Manual de contas: descreve explicações para o bom uso de cada elemento do grupo e discrimina a função e o funcionamento de cada conta.
- para que não haja confusão das contas com os grupos, deverá ser utilizado apenas um código numérico para cada conta. 
É preciso entender que em contabilidade os termos utilizados partem do ponto de vista da empresa e, desta forma, as origens têm natureza credora, ou seja, os grupos do Passivo e do patrimônio líquido são credores. Já o grupo do Ativo é considerado como uma aplicação dos recursos e possui natureza devedora.  
É por isso que em contabilidade o débito representa o lado dos bens e direitos e o crédito o lado das obrigações e do patrimônio líquido.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 04 - CONCEITO DE ESCRITURAÇÃO
Para compreender como os fatos fazem com que o patrimônio se altere é preciso abordar o tópico atos administrativos e fatos contábeis.
ATOS ADMINISTRATIVOS: são aqueles que ocorrem nas entidades e não provocam nenhum tipo de alteração no patrimônio. São meramente administrativos e não provocam nenhum impacto contábil. Mas existem alguns que gerarão alterações no patrimônio no futuro.
ATOS CONTÁBEIS: são aqueles que alteram o patrimônio da entidade, podendo ou não alterar o patrimônio
líquido. São de três tipos:
- Fatos permutativos: provocam mutações entre contas do Ativo, ou do Ativo e do Passivo, sem provocar mudanças no Patrimônio Líquido. Pode ser Aumentativo ou Diminutivo.
- Fatos modificativos ou quantitativos: envolvem despesas e receitas que aumentam ou diminuem o patrimônio das entidades pela apuração do lucro ou prejuízo. Pode ser aumentativo ou diminutivo.
- Fatos mistos: envolve simultaneamente um fato permutativo e um modificativo, ocorrendo aumento no Ativo, Passito ou Patrimônio Líquido, simultaneamente ou não. Pode ser Aumentativo misto ou Diminutivo misto.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL é a técnica responsável pelo registro de todos os fatos contábeis de uma entidade, segundo os princípios e normas contábeis, com o objetivo de evidenciar a situação econômica, financeira e patrimonial das entidades que estão submetidas a ela, além dos resultados obtidos em um determinado período de tempo, o qual é denominado exercício social (MARION, 2009).
- Objetivo principal é o estudo, controle e geração de informações e orientações acerca do estado patrimonial e suas variações.
De acordo com o mérodo das partidas dobradas, a soma dos valores debitados deve ser sempre igual à soma dos valores creditados. Os fatos contáveis podem ser escriturados em um sistema manual ou um sistema eletrônico.
Os livros específicos deverão conter a numeração mecânica em suas páginas, bem como termos de abertura e fechamento, registro de acordo com o órgão fiscalizador competente e a forma de encadernação. Sem rasuras, borrões ou emendas e deverá ser organizado em ordem cronológica.
Dentre os principais livros, destacam-se o Livro diário (registra as transações que ocorrem dia a dia e afetam a situação patrimonial. É obrigatório!) e o Livro razão (registra cada conta em uma folha separada, com os valores a débito e a crédito. É de apresentação obrigatória!).
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 05 - LANÇAMENTOS
Muitas pessoas acham que só os bens que elas possuem fazem parte do patrimônio, mas é preciso lembrar que o que elas têm a receber, ou seja, os direitos, e o que elas têm a pagar também fazem parte do conjunto denominado Patrimônio.
O débito representa o lado esquerdo do razonete, ou seja, os bens e direitos.
O crédito representa o lado direito do razonete, ou seja, as obrigações.
Para que o lançamento seja efetuado é necessário observar alguns elementos:
- o fato que ocorreu e que será registrado;
- se é débido (bens e direitos) ou crédito (obrigações);
- qual conta será afetada;
- dados para o livro diário: local, data, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico, valor.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 06 - RAZONETES E BALANCETES
O balancete de verificação nada mais é do que um relatório utilizado antes da elaboração das demonstrações contábeis e que, confrontando os saldos, verifica se o método das partidas dobradas foi seguido.
o razonete é também conhecido como gráfico em "T" ou conta em "T". Permite que sejam conhecidos os saldos, possibilitando a apuração do resultado e a elaboração das demonstrações contábeis.
O balancete de verificação serve para verificar se os caldos dos créditos são iguais ao saldo dos débitos. Mas também tem outras finalizades:
- Apresentar possíveis erros que possam distorcer a contabilidade;
- Mostrar as variações em cada elemento patrimonial;
- O balancete de verificação poderá servir de base para a apuraçao;
- Comprovar definitivamente o seguimento das partidas dobradas;
- Apresentar os saldos de todas as contas.
O balancete não pode detectar alguns erros, como as contas com a natureza tocada e inversão de lançamentos nas contas.
Todo balancete deve constar de: (1) identificação da entidade; (2) data de elaboração; (3) período a que se refere; (4) identificação das contas afetadas; (5) saldos devedores e credores e a sua soma.
Existem 3 tipos de balancetes:
- Balancete de duas colunas:balancete sintético, somente o saldo das contas;
- Balancete de quatro colunas: balancete analítico, apresenta movimentação em cada conta;
- Balancete de seis colunas: balancete complexo, apresenta o saldo anterior, o movimento atual e o saldo final.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 07 - CONTAS DE RESULTADO
Resultado econômico é diferente de resultado financeiro.
As contas patrimoniais compoem o balanço das entidades: bens, direitos e obrigações. As contas de resultado são as contas de despesas e receitas.
Exercício social é o espaço de tempo, geralmente de 12 meses, em que as pessoas jurídicas apuram seu resultado, coincidindo ou não com o ano-calendário, de acordo com o que estiver disposto no estatuto ou contrato social.
As receitas e as despesas são confrontadas através da apuração do resultado do exercício e são apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício.
Receitas são ingressos de elementos para a estrutura do Ativo das empresas, seja por dinheiro ou direitos a receber no curto ou no longo prazo. Estes ingressos estão ligaos à prestação de serviços, venda de mercadorias ou de produtos fabricados. Lembrando que as receitas têm natureza credora.
- As empresas podem obter receitas de investimentos em outras empresas, caracterizados por dividendos ou juros sobre capital próprio.
- A receita também pode ser gerada por um desconto total ou parcial recebido de um fornecedor ou qualquer outro credor da empresa, mas isso não é tão comum.
Não importando qual seja a sua origem, uma receita sempre terá poder ou influência de aumentar o patrimônio da empresa, pois este é caracterizado por ganhos, sejam eles diretos ou indiretos, durante as atividades operacionais.
RECEITAS: são entradas de elementos para o Ativo, caracterizadas como dinheiro ou por direitos a receber. Podem ser dividias quanto a:
- Natureza: operacional ou outra natureza. As operacionais são derivadas das vendas ou prestação de serviços porque antes de tudo a receita é um fluxo de produtos ou serviços durante certo período contábil.
- Características: para que a receita seja produzida deve haver uma despesa, o mercado dá a palavra final de seu valor, está relacionada à produção de bens e serviços.
- Reconhecimento: pelo regime de competência, é preciso que o produto ou serviço já tenha sido totalmente transferido ao cliente, para que as receitas possam ser reconhecidas.
Os ganhos são diferentes das receitas, pois são itens recorrentes.
As despesas podem ser consideradas o uso ou consumo dos ativos (bens e serviços) no processo de obtenção de receitas.
O resultado econômico é a comparação do total de receitas com o total de despesas, considerando um mesmo intervalo de tempo.
As despesas diretamente ligadas ao processo produtivo são os custos. Podem variam de acordo com o modelo de custeio, absorção, variável ou intermediários.
A definição de despesa inclui perdar e evita o subjetivismo da segregação.
DEPRECIAÇÃO é a perda do valor econômico dos bens do imobilizado (veículos, imóveis, móveis e utensílios, computadores) devido a desgaste pelo uso, obsolescência ou ação da natureza.
O processo de escrituração pode seguir o regime de caixa ou o regime de competência.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 08 - ENCERRAMENTO DO RESULTADO
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício congrega e apresenta os saldos das contas de resultado.
A apuração de resultado consiste no confrontamento das despesas com as receitas e então é obtido o lucro ou prejuízo do exercício.
Passo 1: elaborar um balancete de verificação para analisar e conferir se todos os saldos estão corretos.
PASSO 2: transferir os saldos das contas de resultado para uma conta de Apuração do Resultado do Exercício (ARE).
Osni Moura Ribeiro (2010) ressalta que na vida real o resultado do exercício, quando for apresentado na forma de lucro, tem várias destinações: 
 
• Uma parte vai para o governo, como imposto de renda e contribuição social;
• Outra vai para aqueles agentes que tenham
direito à participação na empresa, como empregados e administradores;
• Outra parte vai para a constituição de reservas;
• Outra poderá ser destinada ao aumento de capital;
 
• Também poderá haver destinação aos acionistas na forma de dividendos;
• Além disso, no caso de prejuízos acumulados, os lucros poderão ser utilizados na compensação desses valores.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
AULA 09 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A Lei 6.404/76 e suas atualizações apresentam os padrões da DRE.
A DRE é uma demonstração extremamente importante para a Contabilidade e para a tomada de decisão, pois apresenta o fluxo de informações econômicas das entidades, comprovando como ela obteve seu resultado.
A DRE apresenta as alterações que o Patrimônio Líquido sofre pelas receitas e pelas despesas, já que, as receitas aumentam o valor do patrimônio e as despesas o diminuem. Mas o fluxo dessas contas não aparece no Balanço Patrimonial, pois são contas de resultado.
Apesar de ser elaborada anualmente para divulgação, a DRE é elaborada mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais.
A DRE é um resumo ordenado de receitas e despesas, evidenciando o resultado econômico da empresa, em um período, normalmente, de 12 meses.
- Tem como base o princípio da competência e está delineada conforme outros dois princípios:
-- Princípio da Realização da Receita: as despesas deverão ser registradas de acordo com o fato gerador;
-- Princípio do Confronto das Despesas com as Receitas.
A DRE termina na apuração do lucro ou prejuízo.
A receira bruta é o total que uma entidade vende em um período. Nesse valor estão incluídos os impostos sobre vendas (IPI, ICMS, ISS, PIS/COFINS), as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (cancelamentos) que ocorrem no período.
O próximo passo é apurar o Lucro Bruto, que é a diferença entre a venda de mercadorias e o custo para a venda (Custo da Mercadoria Vendida, CMV).
O que sobrar servirá para pagar as despesas de vendas, administrativas e financeiras, além dos impostos e do lucro líquido dos sócios.
Despesa é diferente de Custo.
As despesas operacionais são utilizadas para a venda de produtos, administração da empresa e financiamento das operações. Envolve tudo o que é utilizado para a mantenção da atividade da empresa, mas sem relação direta com a produção.
Na próxima etapa deve ser apurado o Lucro Operacional, que é a diferença entre o Lucro Bruto e as Atividades Operacionais da Empresa.
Formas de tributação nas empresas:
- Lucro Real: IRPF = 15% sobre o valor do lucro real;
- Lucro Presumido: imposto de acordo com percentuais fixados pela legislação;
- Simples Nacional: especial para microempresas e empresas de pequeno porte.
Para apurar o Lucro Líquido, deve-se deduzir Doações e contribuições e Participações.
Após eleborar a DRE é necessário elaborar a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
Para elaborar uma DRE:
PASSO 1: Fazer os lançamentos do período.
PASSO 2: Apurar os saldos dos razonetes.
PASSO 3: Elaborar o balancete de verificação com todas as contas e seus respectivos saldos.
PASSO 4: Elaborar toda a estrutura da DRE com os respectivos espaços para os subgrupos que serão inseridos.
PASSO 5: Transcrever os saldos apresentados no Balancete de verificação para a DRE.
PASSO 6: Fazer as devidas adições e subtrações de acordo com os sinais que são apresentados em cada grupo ou subgrupo de contas.
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
AULA 10 - BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é uma desmonstração que apresenta bens, direitos e obrigações de uma organização. Sua estrutura facilita a comparação entre empresas.
- No lado esquerdo estão os ativos (circulantes e não circulantes)
- No lado direito estão os Passivos (circulants e não circulantes) e também obrigações de curto e longo prazo.
- Capital próprio é o poder econômico que a empresa tem.
O Balanço Patrimonial é uma das últimas etapas do processo que começa com os Lançamentos Contábeis, passa pelos Razonetes e pelo Balancete de Verificação, e termina na Demonstração do Resultado do Exercício e no Balanço Patrimonial.
É obrigatório e demonstra o fluxo financeiro na empresa.
O Balanço Patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos), Passivos (exibilidades e obrigações), e o Patrimônio Líquido.
FUNÇÕES DO ATIVO:
- oferecer benefício econômico futuro ou provável obtidos ou controlados por uma determinada entidade;
- seus valores são controlados por uma entidade e podem gerar fluxos de caixa;
- pode ser definido como a potencialidade de serviços em sua essência, que gerarão, direta ou indireamente, imediatamente ou no futuro, fluxos de caixa.
Para ser considerado Ativo, o bem deve ser:
- bens ou direitos
- propriedade
- mensurável em dinheiro
- benefício presente ou futuro.
Os Ativos podem ser de 4 tipos:
- Ativos Tangíveis: máquinas, instalações, terrenos, etc.
- Ativos Intangíveis: direitos autorais, marcas e patentes, fundos de comércio, licenças, locações
- Ativos Monetários: disponibilidades em forma de caixa, bancos, t[itulos a receber, depósitos entre outros
- Ativos não Monetários: bens imobilizados e suas depreciações, bem como investimentos, estoques, adiantamentos a fornecedores, funcionários e estoques.
Tipos de Passivo:
- Passivos Monetários: Circulantes (vencimento de curto prazo) e Não Circulantes (o valor é representativo).
- Passivos não-Monetários: obrigações de fornecimento de bens e serviços em determinada quantidade e qualidade.
- Passivos Onerosos: custam à empresa mensalmente juros e encargos.
- Passivos não-Onerosos: não paga encargos, pois decorrem da atividade normal da empresa.
- Pasivos Exegíveis Fïxos: não variam com o volume de renda da empresa.
- Passivos Variáveis: guardam certa relação com o volume de vendas.
Patrimônio Líquido pode ser definido como a diferença entre o valor do Atvo e do Passivo. Seu detalhamento pode ser aprofundado, pois contém, entre outros recursos conferidos pelos acionistas, reservas que representam distribuição de lucros, ajustes de capital, entre outros.
Reserva serve para proteger a entidade e seus credores dos efeitos de possíveis perdas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais