Buscar

Avaliação Sociologia

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0546_AV_201409074293 » SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201409074293 - BRUNA PAES LEME CARNEIRO DA SILVA DUARTE
	Professor:
	MAURO LEAO GOMES
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 6,0   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:1     Data: 14/11/2015 14:58:11 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 54172)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Max Weber possuía uma visão pessimista sobre a sociedade capitalista, na qual a educação passa a ser vista como simplesmente um fator de estratificação social. Ela seria apenas uma ferramenta destinada a preparar os indivíduos para sua colocação no mercado de trabalho. Este processo era denominado por Weber como:
		
	
Resposta: A educação era vista por ele como violência sombólica, como Aperelho Ideológico do estado, que valorizava e reproduzia através da educação a cultura da classe dominante, fazendo com que a classe menos favorecida aceitasse e se conformasse com a realidade dominante. A educação da classe dominada era tecnicista.
	
Gabarito: Pedagogia do treinamento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 244358)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para Marx e Engels é possível existir uma educação, no seio da sociedade de classes, capaz de ser socialmente independente e imparcial? Justifique.
		
	
Resposta: Essa educação seria a educação unitária, onde ela seria única, tanto para os filhos dos burgueses quanto para os filhos dos proletários, e ensinaria tanto os aspectos intelectuais gerais(humanisticos), quanto os aspectos vinculados ao trabalho manual, seria uma educação completa, que permitiria o acesso dos proletários( classe menos prestigiada) às profissões intelectuais, e onde todos teriam o acesso ao pensar e ao agir, tornando- se, assim, seres completos.
	
Gabarito: Não. Conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta, ela pode ser uma educação para a alienação ou uma educação para a emancipação. Os dois, por um lado, identificaram na educação uma das mais importantes formas de perpetuação da exploração de uma classe sobre a outra, utilizada pelo capitalista para disseminar a ideologia dominante, para inculcar no trabalhador o modo burguês de ver o mundo; por outro lado, pensando a educação como parte de sua utopia revolucionária, identificaram nela uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 242793)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. 
Assinale a ÚNICA característica abaixo que não pertence ao positivismo comtiano:
		
	 
	A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, que ele considerava uma forma de pesquisa fundamental e necessária;
	
	Defendia uma "sociocracia" dirigida por cientistas para a unificação, conformidade e progresso de toda a humanidade.
	
	A classificação e hierarquização das ciências, da mais simples até a mais complexa;
	
	A defesa da reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial;
	
	A Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 573090)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com base na perspectiva sociológica positivista de Émile Durkheim, analise as proposições apresentadas. I - Ressaltou, em seu modelo teórico, a coerção que as sociedades humanas exercem sobre os indivíduos. III - Buscou definir a sociologia como uma ciência objetiva, evitando a subjetividade analítica e os juízos de valores. II - Definiu o fato social como o objeto de estudo da sociologia, enfatizando o caráter coletivo e social do agir humano. IV - Enfatizou a busca de soluções para os problemas da vida social como uma das finalidades da sociologia. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV, apenas.
	 
	I e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	I , II e III, apenas.
	 
	todas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 260302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições sobre o pensamento de Émile Durkheim. I - É considerado um dos fundadores da sociologia e da sociologia da educação. II - Embora seja um autor positivista, teceu algumas críticas ao pensamento de Auguste Comte. III - Buscou definir com precisão o objeto, o método de estudo e as aplicações da sociologia. É correto o que se afirma em:
		
	 
	II, apenas.
	 
	todas.
	 
	I e II, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 726720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Weber descobre que os valores do protestantismo atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos. Por exemplo, no seio das famílias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando por atividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o cálculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico. Ele mostra, também, a formação de uma nova mentalidade, um ethos (valor ético) propício ao capitalismo, em oposição ao "alheamento" e à atitude contemplativa do catolicismo da época, voltados para a oração, sacrifício e renúncia da vida prática. São valores do protestantismo, segundo Weber, EXCETO:
		
	 
	sacrifício e renúncia da vida prática.
	
	a poupança
	
	a austeridade
	
	o dever e a propensão ao trabalho
	
	a disciplina ascética
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 58642)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Pedro II/2008). "No estudo de qualquer problema da história universal, um filho da moderna civilização europeia sempre estará sujeito à indagação de qual a combinação de fatores a que se pode atribuir o fato de na Civilização Ocidental, e somente na Civilização Ocidental, haverem aparecido fenômenos culturais dotados (como queremos crer) de um desenvolvimento universal em seu valor e significado. [...]. O mesmo ocorre com a força mais significativa de nossa vida moderna: o Capitalismo" (WEBER, M. Introdução. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo., 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1987, p. 1). Tal como firmado pelo autor, nessa obra clássica, por capitalismo se deve entender:
		
	 
	o sistema no qual o elemento determinante da produção é o impulso para o ganho, a ânsia do lucro, do maior ganho monetário possível em cada ação empreendida.
	
	o sistema que, com fulcro na propriedade privada dos meios de produção, baseia-se em relações de alienação do produto do trabalho, exploração do trabalho humano e dependência de classe.
	
	o sistema de produção assinalado pelas seguintes características fundamentais: agregação de indivíduos com vista à produção; agrupamento em larga escala de classes sociais; propriedade privada e relações laborais de cunho contratual.
	 
	o sistema que se baseia na expectativa de lucro mediante a utilização formal e pacífica das oportunidades de inserção competitiva no mercado.
	
	O sistema em que a unidade básica produtiva é a pequena propriedade rural e a produção é de responsabilidade dos camponeses assalariados, que comercializam o excedente de produção para os mercadores da cidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 160421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Segundo Marx, a divisão social do trabalho fez com que o pensamento filosófico se tornasse uma atividade exclusiva de um determinado grupo. As diversas escolas filosóficas passaram a expressar a visão parcial que esse grupo tem da vida, da sociedade e do Estado, refletindo, assim, os seus interesses". (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Com basena afirmativa acima e nas contribuições da teoria marxiana para a sociologia, analise as seguintes proposições. I - A divisão do trabalho é necessária, pois a complexidade do trabalho social demanda uma necessidade de separar o "trabalho intelectual" e o "trabalho manual". II - O trabalho intelectual é mais complexo e elaborado, e tal fato é motivo que justifica a maior valorização das atividades ligadas ao intelecto humano. III - A divisão do trabalho mutila o ser humano, pois a separação entre o pensar e o agir fragmentam o sujeito, tornando os homens seres parciais e incompletos. Dentre as opções abaixo, qual alternativa identifica corretamente o pensamento de Karl Marx?
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	Somente a I.
	
	Somente a II.
	 
	Somente a III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 160474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na perspectiva gramsciana de escola, analise as proposições apresentadas. I - O autor defende uma escola do trabalho e da emancipação humana. II - A formação do ser humano deve ser libertadora e não alienadora. III - A escola deve contribuir para a organização coletiva da comunidade. IV - O ensino da técnica não deve excluir o ensino da cultura humanista. Estão corretas as alternativas:
		
	 
	Todas.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	I e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 245570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A construção de uma sociologia da educação no Brasil contou com as contribuições de importantes intelectuais da época, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes.
Assinale um ponto de concordância entre os autores mencionados acima:
		
	 
	foram defensores da escola pública, pois a educação brasileira foi um privilégio das elites no durante boa parte do século XX.
	
	defendiam uma sociedade sem escolas, pois o ensino escolar reproduz, exclusivamente, a visão de mundo da classe dominante.
	
	inspirados em Karl Marx, defendiam a educação como um importante instrumento de libertação e de construção de uma sociedade mais justa.
	
	inspirados em Émile Durkheim, teorizaram a educação como um processo de socialização, ou seja, internalização da ordem social.
	
	inspirados em Max Weber, tinham uma visão pessimista da educação, pois ela reforçaria o racionalização do mundo ocidental.

Continue navegando