Buscar

Apol 2 Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Apol 2 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação / Liderança e Coaching
 NOTA: 100
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Enfim, o líder, por meio do coaching, deve levar a sua equipe a descobrir e acessar o seu potencial infinito, gerando um clima propício ao desenvolvimento pessoal, corresponsabilizando a equipe pelos resultados alcançados, e sobretudo promovendo um clima organizacional que valorize as habilidades interpessoais e as qualidades de liderança, melhorando a eficácia das pessoas, levando-as a lidar melhor com a pressão e o stress, minimizando os obstáculos para que obtenham o sucesso profissional, aumentando assim, a sua satisfação no trabalho, o que possibilita maior produtividade, qualidade nos produtos, serviços, atendimento ao cliente e dá à empresa um padrão mais competitivo no mercado.
Disponível em: Power Coaching http://www.powercoaching.pt/empresas-portuguesas-aderem-ao-coaching/ - Acesso em: 12 / 02 / 2016 às 22h50
De acordo com o texto, avalie as afirmações seguintes.
I. O papel do líder organizacional consiste em traçar um plano de trabalho e enquadrar os funcionários para executá-lo sem resistências.
II. Por meio do coaching, o líder promove um clima organizacional que favorece a produtividade e o prestígio da empresa.
III. A verdadeira liderança empresarial valoriza as pessoas promovendo suas habilidades e potencialidades visando o sucesso profissional.
IV. A função da liderança empresarial deve estar focada na máxima produtividade possível, independentemente da satisfação e responsabilidade dos seus funcionários.
É correto apenas o que se afirma em: 
	A	I, apenas.
	B	III, apenas.
 C	IV, apenas.
 D (X) II e III, apenas.
 E I, III e IV apenas
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
As oportunidades e os problemas se apresentam a todo momento, no entanto, a forma de enfrentamento dessa situação irá depender da visão que temos sobre ambos, se conseguirmos enxergar no problema um estímulo para o nosso crescimento, ele deixa de ser um problema para se tornar uma oportunidade. Essa visão positiva também pode ser aplicada aos conflitos.
Disponível em: GARBELINI, V. M. Negociação e Conflitos. Curitiba: Intersaberes, 2016.
A partir desse contexto, os conflitos geram uma repercussão positiva quando:
	A	Geram tensão e desacordo entre os envolvidos
	B	Geram desmotivação e incertezas, diminuindo a produtividade.
	C	Provocam o desvio do foco principal.
	D	Criam situações que resultam em desperdício de tempo e esforços.
	E (X)	Proporcionam a coesão entre as pessoas envolvidas.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Conflitos negativos levam à estagnação, a perda de tempo, quando o tempo a ser aplicado no trabalho é gasto com resoluções de problemas, ao desperdício de recursos materiais e humanos, com animosidades, com desequilíbrio emocional, entre tantos outros aspectos. Essa animosidade acaba por atingir todo o setor ou departamento, respingando em outros colaboradores, evitando a evolução pessoal e coletiva, diminuindo a produtividade e provocando o retrabalho.
Disponível em: GARBELINI, V. M. Negociação e Conflitos. Curitiba: Intersaberes, 2016.
A partir desse contexto, os conflitos geram uma repercussão negativa quando:
	A	Auxiliam o crescimento individual e organizacional
	B (X)	Criam situações que resultam em desperdício de tempo e esforços.
	C	Contribuem para que os objetivos e as metas sejam alcançados.
	D	Estimulam a criatividade dos envolvidos.
	E	Proporcionam a coesão entre as pessoas envolvidas.
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
Diante do ambiente instável e turbulento predominante na economia atual, as organizações dependem muito mais do talento, da criatividade, da percepção e do espírito empreendedor dos líderes do que propriamente da ”teoria administrativa”, que não consegue se atualizar na mesma proporção da complexidade organizacional, haja visto que as decisões precisam ser cada vez mais rápidas e inovadoras, em circunstâncias as mais diversas e imprevisíveis. Além disso, o líder dispõe de pouco ou nenhum tempo para consultar os aspectos teóricos, que poderiam dar suporte à escolha da alternativa a ser seguida, e tem que trabalhar muito mais de ”ouvido” do que com a ”partitura”, embora ambos estejam presentes.
Disponível em: SOLINO, da Silva Antonia. EL-AOUAR Walid Abbas. – O processo de tomada de decisões estratégicas: entre a intuição e a racionalidade. http://www.profjayrfigueiredo.com.br/EST_AC_10.pdf - Acesso 11 / 02 / 2016 às 12h14
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente a teoria administrativa não tem valor algum dada a complexidade organizacional e a rapidez das mudanças e inovações.
PORQUE
II. Hoje, o mais importante nas organizações é ter líderes com talento, criatividade e espírito empreendedor que respondam a situações imprevisíveis.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
	A	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	B (X)	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	C	A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II não é justificativa da I.
	D	As asserções I e II são verdadeiras.
	E	As asserções I e II são falsas. 
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Pense no seguinte cenário de uma organização:
“M&V é uma incorporadora de valores, que está na ativa desde 1995. Pertence a um grupo de investidores. Nessa organização constata-se uma preocupação muito grande com a observância dos usos e costumes; não se estimulam as sugestões que conflitem com os mesmos. Este fato faz gerar comportamentos prudentes e defensivos nos vários níveis de chefias e entre os subordinados, em geral. Há um grande consumo interno de energia no sentido de pessoas ou grupos de pessoas se protegerem e justificar as medidas. As decisões são tomadas com base principalmente no passado, não levando em consideração pressuposições e oportunidades surgidas. As pessoas de grande iniciativa sentem-se tolhidas na M&V.”
Analise este cenário segundo a visão de Charles Perrow e assinale a alternativa correta quanto à tratativa dos conflitos.
	A	Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde.
	B Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinando-se suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer.
	C As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista.
	D (X) Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.
	E Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes