Buscar

PAPER Formação Profissional

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A PESQUISA:
CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO
Professora: 
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (RHU0379) – Prática do Módulo I
05/07/2017
RESUMO
Esta produção reúne informações científicas de introdução à pesquisa. Torna-se importante para exercitar a produção acadêmica, visando a contribuição para a capacitação do aluno quanto a sua prática de escrita, fornecendo subsídios para técnicas de pesquisa, iniciação ao trabalho científico, e informações pertinentes sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa; ciência; produção acadêmica.
1. INTRODUÇÃO
Como meio de construção do saber a pesquisa científica é essencial no universo acadêmico. A prática da pesquisa desenvolve o raciocínio, a capacidade elaborar e analisar, interpretar e descrever, contribuindo para a formação de cada universitário diante da realidade que o cerca. 
Favorece para a construção de um aluno com diferencial e um futuro profissional capaz de fazer juízo diante de determinadas situações, sabendo agir com eficácia em prol da mudança e resolução de problemas. 
Considerando desse modo que a pesquisa é a ponte para chegar ao conhecimento e fundamental para a formação do aluno, é extremamente relevante a produção dessa natureza na universidade e expor a experiência da produção científica entre os graduandos.
Segundo Pádua, 1996, a pesquisa em seu amplo sentido é toda ação voltada para resolução de problemas, de modo a indagar a realidade, construindo um conjunto de conhecimentos que nos orienta na compreensão de tal realidade e em nossas ações.
Desse modo vimos que a pesquisa científica se torna, portanto, um caminho para atingir o conhecimento e através disso alcança a evolução entre as ciências. Complementando, Ruiz, 1985, afirma que a pesquisa é a realização efetiva de uma investigação pensada de acordo com as normas dadas pela própria ciência.
O desenvolvimento de um experimento (pesquisa), como prática científica, é construído por etapas, distribuídas de forma ordenada e bem conhecida pelo pesquisador (acadêmico). Assim, esta atividade tem como objetivo buscar o conhecimento necessário para organizar estruturalmente uma pesquisa.
2. DESENVOLVIMENTO
Toda pesquisa centra-se em torno de um problema em si, a ser diagnosticado e questionado, buscando uma curiosidade científica. Em todo processo, envolve também um método científico e informações efetivamente precisas.
O desenvolvimento (teoria utilizada) e o método se unem para responder as indagações feitas diante do problema (tema/título). Desse modo, toda estrutura de uma pesquisa, sua elaboração e todo processo, inclui o tema, objetivos, a sistematização do material a ser usada no desenvolvimento, uma análise dos resultados, seguido das considerações finais.
A primeira etapa é a escolha do tema, o que de fato se quer estudar. Ele abrange de forma global o que se pretende pesquisar. Dentro do processo, o aluno precisa refletir sobre a questão da pesquisa, o objetivo da mesma.
Assim, vale salientar que o pesquisador necessita questionar-se sobre qual indagação (problema) precisa ser pesquisado? O que este problema causa? O que posso contribuir com minha pesquisa? É relevante para o meio científico? Fornece novos conhecimentos?
Quando o aluno passa a questionar-se no que a pesquisa pode contribuir, sintetizando o que se busca esclarecer, estes são os objetivos da pesquisa. Eles, porém, são divididos em objetivos gerais e específicos e devem estar coerentes com o objeto (tema) proposto na pesquisa.
Um passo importante é buscar a revisão da bibliografia, desse modo o pesquisador passará a apreender sobre o assunto abordado, analisando o que já tem escrito, buscando sanar dúvidas e assim começar a escrever sua proposta com uma fundamentação teórica bem amarrada com os tópicos a serem apresentados.
Quando o pesquisador passa a relatar e descrever referente aos dados obtidos em sua pesquisa e assim compará-los com dados na literatura utilizada, realiza assim a análise dos dados coletados.
2.1 TIPOS DE PESQUISA
Uma pesquisa nada mais é do que um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, podendo assim obter novos conhecimentos, desenvolvimentos, colaborar, reproduzir, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, onde se torna útil tanto para o individuo ou para um grupo de indivíduos que a realiza quanto a sociedade na qual esta se desenvolve. 
A pesquisa também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas para adquirimos o conhecimento. Ao profissional da pesquisa, dá-se o titulo de pesquisador. 
A classificação das pesquisas em diferentes tipos surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento delas. [...] Entretanto, para além do formalismo que uma tipologia requer, devemos reconhecer que o fundamental é compreender a realidade em seus múltiplos aspectos e, para tanto, essa compreensão vai requerer, e talvez admitir, diferentes enfoques, diferentes níveis de aprofundamento, diferentes recursos, dependendo dos objetivos a serem alcançados e as possibilidades do próprio pesquisador para desenvolvê-los. (PÁDUA, 1996, p.32-33).
Uma pesquisa só é possível de ser realizada através do levantamento de dúvidas referentes a algum tema, onde as respostas levam o pesquisador a algum lugar com o seu trabalho científico. Podemos constatar que as grandes invenções e acontecimentos do homem foram concluídos sempre pela existência de uma pergunta, de uma dúvida que gerou análises para se chegar a uma solução.
A metodologia se refere ao caminho traçado e escolhido para se chegar ao fim proposto pela pesquisa. É a escolha que o pesquisador realizou para abordar o objeto de estudo. Assim temos, a metodologia de pesquisa qualitativa que busca identificar o que necessita ser feito sem se preocupar com números, pois o mais importante neste caso é o aprofundamento de como as pessoas compreenderão a mesma. Diferentemente a metodologia de pesquisa quantitativa é o caminho de uma busca por resultados comprovados numericamente.
Para todos os tipos de pesquisa é importante ter conhecimento desses dois tipos de pesquisa, onde independentemente do objeto de estudo possuirá características de uma delas, além, dos tipos de pesquisas que apresentaremos a seguir. 
A efetivação de uma investigação cientifica, inicia-se com uma pesquisa bibliográfica. Depois que o pesquisador define seu objeto de estudo, é necessário que se faça uma revisão bibliográfica. Esta pesquisa ajuda na escolha da metodologia que deve estar adequada ao tema proposto, assim como garante a seriedade da pesquisa.
Quando o pesquisador procura apreender de forma neutra como os fenômenos investigados acontecem através de sua analise e observação o mesmo estará pondo em pratica a pesquisa descritiva.
A pesquisa laboratorial por sua vez não pode ser confundida com uma pesquisa experimental, já que utiliza-se de instrumentos precisos e confiáveis. Assim a pesquisa experimental vai ao encontro de variáveis que possam influenciar no objeto de estudo.
Quando um pesquisador busca testar probabilidades em qualquer ambiente, indo ao encontro de causa e efeito, estas são as pesquisas empíricas, que envolvem entre si, controle, dados aleatórios e instrumentos de amostragem.
Utilizada da observação, a pesquisa de campo busca a coleta de dados referente a fatos e fenômenos como realmente são. Segundo Marconi e Lakatos apud Franco, 1985, p. 35, a análise e interpretação dos dados possuem uma base através do desenvolvimento teórico, tendo por objetivo explicar a situação/problema.
Por fim, a pesquisa acadêmica, desenvolvida no mundo acadêmico por estudantes visa buscar conhecimento relacionado à prática do ensino/aprendizagem, relacionando aspectos objetivos e subjetivos da realidade pesquisada.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando que a pesquisa seja um meio de obter conhecimento, ela é essencial para a formação de qualquer estudante universitário. Devido à complexidade dosassuntos abordados em sala de aula, é essencial que o aluno busque a complementação desses assuntos, ampliando seus conhecimentos e aprimorando seu desempenho universitário e profissional.
Uma pesquisa busca respostas sobre um problema específico que ainda não se tem dados concretos para resolução. Para que uma pesquisa seja realmente efetivada, necessita que todos os procedimentos estruturantes sejam respeitados.
As considerações finais são por sua vez, onde o autor da pesquisa deve esclarecer se o problema inicial foi resolvido, se seu conhecimento fora ampliado sobre o assunto e se as hipóteses levantadas foram confirmadas ou não.
É nesse sentido que o pesquisador deve também informar se seus objetivos pontuados no início de sua pesquisa foram ou não atingidos e se o método de pesquisa utilizado foi suficiente para auxiliar no processo de coleta e resultado de dados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus,
1996. 94p.
PRODANOV, Cleber Cristino. Metodologia do Trabalho Científico [Recurso Eletrônico]: Métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1985.
170p.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

Outros materiais